Logo Passei Direto
Buscar

Educação Inclusiva

Colégio Objetivo
A seguir, podemos ver a classificação que Bastos (2016) organizou para apresentar as dificuldades em matemática, especificamente no que se refere à discalculia e à acalculia.
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo:
I. A partir das ideias de Bastos (2016), verificamos que as causas das dificuldades com as aprendizagens matemáticas podem ser de ordem neurológica ou não neurológica;
II. As causas de ordem neurológica são denominadas de distúrbio primário, caracterizado por comorbidades que acompanham crianças, adolescentes ou adultos que têm discalculia ou acalculia (discalcúlicos ou acalcúlicos);
III. Já as dificuldades matemáticas advindas de causas não neurológicas correspondem aos fatores relacionados à organização do ensino escolar, de ordem social ou até mesmo à ansiedade matemática.
IV. Os distúrbios secundários são caracterizados pelo transtorno funcional específico acalculia ou discalculia, e pelo distúrbio;
Assinale a alternativa correta:
Apenas I, III e IV estão corretas
Apenas I e III estão corretas
Apenas II, III e IV estão corretas
Apenas I e II estão corretas
a. Apenas I, III e IV estão corretas
b. Apenas I e III estão corretas
c. Apenas II, III e IV estão corretas
d. Apenas I e II estão corretas
e. Todas as alternativas estão corretas
User badge image
psicopedagogia360

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A partir das ideias de Bastos (2016), verificamos que as causas das dificuldades com as aprendizagens matemáticas podem ser de ordem neurológica ou não neurológica. Correta, pois as dificuldades em matemática podem ter diversas origens, incluindo questões neurológicas e não neurológicas. II. As causas de ordem neurológica são denominadas de distúrbio primário, caracterizado por comorbidades que acompanham crianças, adolescentes ou adultos que têm discalculia ou acalculia (discalcúlicos ou acalcúlicos). Correta, pois distúrbios neurológicos como a discalculia e acalculia são considerados distúrbios primários. III. Já as dificuldades matemáticas advindas de causas não neurológicas correspondem aos fatores relacionados à organização do ensino escolar, de ordem social ou até mesmo à ansiedade matemática. Correta, pois fatores não neurológicos podem influenciar as dificuldades matemáticas, como a forma como o ensino é organizado e fatores sociais. IV. Os distúrbios secundários são caracterizados pelo transtorno funcional específico acalculia ou discalculia, e pelo distúrbio. Incorreta, pois os distúrbios secundários não são caracterizados dessa forma. Portanto, as afirmativas corretas são I, II e III. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: a) Apenas I, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Baseado em em Bridi Filho (et al., 2016), podemos afirmar que a ação de calcular é uma atividade mental complexa que, a partir das áreas corticais pré-frontais, ocorre nas áreas parietais inferiores. Deste modo, analise as afirmativas abaixo: I. O lobo parietal é a área cerebral responsável pelo domínio de quantidades, pelas funções espaciais e verbais; da atenção para estabelecer as relações do controle quantitativo; para resolver as operações envolvendo quantidades, grandezas, proporções e números. II. Além da neuroimagem, há outros instrumentos que auxiliam na avaliação das aprendizagens matemáticas, de modo a verificar quais dificuldades a criança pode apresentar nessa área do conhecimento. III. Nas pessoas que não têm discalculia, o lobo parietal é ativada sempre que elas se colocam em situações que exigem delas operações do pensamento matemático. IV. A ampla definição e características que caracterizam a discalculia pode dificultar, mas não impossibilitar, o diagnóstico desse transtorno. Assinale a alternativa correta:
I. O lobo parietal é a área cerebral responsável pelo domínio de quantidades, pelas funções espaciais e verbais; da atenção para estabelecer as relações do controle quantitativo; para resolver as operações envolvendo quantidades, grandezas, proporções e números.
II. Além da neuroimagem, há outros instrumentos que auxiliam na avaliação das aprendizagens matemáticas, de modo a verificar quais dificuldades a criança pode apresentar nessa área do conhecimento.
III. Nas pessoas que não têm discalculia, o lobo parietal é ativada sempre que elas se colocam em situações que exigem delas operações do pensamento matemático.
IV. A ampla definição e características que caracterizam a discalculia pode dificultar, mas não impossibilitar, o diagnóstico desse transtorno.
a. Todas as alternativas estão corretas
b. Apenas II e IV estão corretas
c. Apenas II, III e IV estão corretas
d. Apenas I e II estão corretas
e. Apenas I, III e IV estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina