Logo Passei Direto
Buscar
Questão 1/12 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Seja qual for o seu porte ou a fase em que se encontre, toda empresa precisa de capital para se manter ativa. Ao se buscar o apoio de linhas de financiamento, por melhores que sejam as condições oferecidas, esta contratação sempre significará uma espécie de endividamento e, como tal, um risco para o negócio. Por este motivo, muitas empresas priorizam, sempre que possível, práticas de autofinanciamento, ou seja, maneiras de financiar o próprio empreendimento sem utilizar recursos de terceiros.
Para que o autofinanciamento seja possível, é necessário que a operação esteja sadia o suficiente para pagar as contas e ter lucros suficientes para serem conservados em seu financiamento interno. Ou seja, na forma mais básica de autofinanciamento o lucro da empresa deve conseguir financiar as necessidades de capital de giro, prioritariamente, e também dos investimentos em ativos fixos. (SEBRAE, 2019)
Considerando as alternativas de financiamento com as quais um gestor conta, é correto afirmar que:

A o autofinanciamento é realizado automaticamente pelos bancos
B o investimento dos sócios e acionistas não é remunerado
C o patrimônio da empresa pode ser investido em projetos
D o capital de terceiros não inclui o investimento de acionistas
E o gesto só conta com as entidades de fomento e instituições bancárias
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas apresentadas: A) O autofinanciamento é realizado automaticamente pelos bancos - Esta afirmação está incorreta, pois o autofinanciamento se refere à capacidade da empresa de financiar suas operações e investimentos com recursos próprios, não sendo realizado automaticamente pelos bancos. B) O investimento dos sócios e acionistas não é remunerado - Esta afirmação está incorreta, pois o investimento dos sócios e acionistas pode ser remunerado por meio de distribuição de lucros ou outros mecanismos de retorno sobre o investimento. C) O patrimônio da empresa pode ser investido em projetos - Esta afirmação está correta, pois o patrimônio da empresa pode ser utilizado para financiar projetos e investimentos internos. D) O capital de terceiros não inclui o investimento de acionistas - Esta afirmação está correta, pois o capital de terceiros se refere aos recursos obtidos por meio de empréstimos, financiamentos ou outras fontes externas, não incluindo o investimento dos acionistas. E) O gestor só conta com as entidades de fomento e instituições bancárias - Esta afirmação está incorreta, pois o gestor pode contar com diversas fontes de financiamento, incluindo o autofinanciamento, investimento dos sócios, capital de terceiros, entre outros. Portanto, a alternativa correta é: C) o patrimônio da empresa pode ser investido em projetos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Questão 3/12 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
O fato de os veículos produzidos no Brasil custarem o dobro do que em outros países não se justifica apenas com a carga tributária e margens de lucro. Há uma enorme sequência de custos e ineficiência no processo de produção, desde a cadeia de fornecedores, passando pelas operações de manufatura, logística e distribuição, que adicionam bons índices percentuais na composição do preço final do veículo, com características exclusivamente brasileiras e que nem sempre são encontradas, na mesma proporção, em outros países. (...) A mão de obra para a indústria custa, em média, 2,4 vezes o salário que o funcionário recebe e não são somente os encargos sociais e benefícios que compõe esse custo, embora a “mão de obra direta” represente uma parcela pequena do custo de produção de um carro (CARSUGHI, 4/7/2021).
Acerca do custo de mão de obra o orçamento de produção, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) Parte do orçamento de produção envolve a discriminação dos gastos com pessoal, referente a mão-de-obra aplicada no setor produtivo e seus encargos.
( ) A diferença entre os custos de mão-de-obra direta e indireta está na forma de contratação da equipe.
( ) Parte do orçamento de despesas envolve a inclusão de gastos com pessoal aplicada em setores não produtivos, como a administração, comercial e setores auxiliares.
( ) Um orçamento de produção adequado inclui a mão-de-obra direta e indireta de forma discriminada.
A sequência correta é:

A V, F, F, V
B F, V, F, F
C V, F, V, F
D F, V, V, V
E V, V, V, F

Mais conteúdos dessa disciplina