Logo Passei Direto
Buscar
É preciso corrigir, por apresentar irregularidades gramaticais e/ou defeito estrutural, a redação da seguinte frase:
a) Saramago apresenta em seu texto uma visão bastante rigorosa da História, ao considera-la um discurso que, nada tendo de científico, identifica-se com o da ficção literária.
b) O autor do texto deixa claro que a voz das camadas sociais menos prestigiadas jamais se representa no discurso da História, organizado na perspectiva dos vencedores.
c) Ao se posicionar diante da História, quando então Saramago julga-a um discurso em cuja carga ficcional se assemelha a ficção, afastando-a assim do estatuto de uma ciência.
d) Fossem as mulheres ou os vencidos os encarregados de narrar a História, esta certamente não se apresentaria na perspectiva pela qual a narram os homens e os vencedores.
e) Para que não haja senão um desenho parcial da História, é preciso iluminar aquilo que foi deixado à sombra, e assim surgirá a imagem integral de tudo o que a constituiu.
User badge image
Portuguesando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções fornecidas, a frase que apresenta irregularidades gramaticais e/ou defeito estrutural é a seguinte: c) Ao se posicionar diante da História, quando então Saramago julga-a um discurso em cuja carga ficcional se assemelha a ficção, afastando-a assim do estatuto de uma ciência. Nesta frase, há um erro de concordância verbal. O verbo "julga" deveria concordar com o sujeito "Saramago", ficando no singular: "julga-a um discurso em cuja carga ficcional se assemelha a ficção". A forma correta seria "julga-a um discurso em cuja carga ficcional se assemelha à ficção".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerada a frase acima, em seu contexto, é correto afirmar: a) O emprego de Malgrado impõe o entendimento de que a guerra com a Espanha não foi capaz de impedir que Portugal e as Províncias Unidas continuassem a estabelecer relações comerciais, efetuadas, então, por meio de manobras evasivas. b) Em contavam com a cumplicidade de autoridades e de homens de negócio lusitanos e com o contrabando capitaneado por testas de ferro, a sintaxe mostra que, embora sejam citados três distintos grupos de colaboração, somente dois segmentos constituem complemento do verbo. c) Se em vez de homens de negócio lusitanos tivesse sido empregada a forma 'homens de negócios lusitanos', a clareza e o sentido originais da frase seriam mantidos. d) A forma capitaneado está empregada em conformidade com a norma padrão escrita, assim como o está a forma destacada em 'Por conhece-lo tão bem, a moça não acreditou que ele capitaniasse o contrabando'. e) Em com o que se atenuaram os efeitos das medidas restritivas decretadas pela corte de Madri, a substituição do segmento destacado por 'mediante aos quais' mantém a correção e o sentido originais.

a) O emprego de Malgrado impõe o entendimento de que a guerra com a Espanha não foi capaz de impedir que Portugal e as Províncias Unidas continuassem a estabelecer relações comerciais, efetuadas, então, por meio de manobras evasivas.
b) Em contavam com a cumplicidade de autoridades e de homens de negócio lusitanos e com o contrabando capitaneado por testas de ferro, a sintaxe mostra que, embora sejam citados três distintos grupos de colaboração, somente dois segmentos constituem complemento do verbo.
c) Se em vez de homens de negócio lusitanos tivesse sido empregada a forma 'homens de negócios lusitanos', a clareza e o sentido originais da frase seriam mantidos.
d) A forma capitaneado está empregada em conformidade com a norma padrão escrita, assim como o está a forma destacada em 'Por conhece-lo tão bem, a moça não acreditou que ele capitaniasse o contrabando'.
e) Em com o que se atenuaram os efeitos das medidas restritivas decretadas pela corte de Madri, a substituição do segmento destacado por 'mediante aos quais' mantém a correção e o sentido originais.

Mais conteúdos dessa disciplina