Logo Passei Direto
Buscar

Qual o valor da força de atração eletrostática, em newtons? (A) 9,0 x 10^5 (B) 7,0 x 10^9 (C) 9,0 x 10^11 (D) 9,0 x 10^13 (E) 6,02 x 10^23

User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a questão, podemos identificar que se trata da fórmula da Lei de Coulomb, que determina a força de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas. A fórmula é dada por: F = k * |(q1 * q2)| / r^2 Onde: F é a força de interação entre as cargas, k é a constante eletrostática, q1 e q2 são os valores das cargas envolvidas, r é a distância entre as cargas. A constante eletrostática k tem o valor de aproximadamente 9,0 x 10^9 N.m^2/C^2. Analisando as alternativas: (A) 9,0 x 10^5 - Valor incorreto. (B) 7,0 x 10^9 - Próximo ao valor correto, mas não exato. (C) 9,0 x 10^11 - Valor incorreto. (D) 9,0 x 10^13 - Valor incorreto. (E) 6,02 x 10^23 - Valor incorreto. Assim, a alternativa correta é a (B) 7,0 x 10^9.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

QUESTÃO 6 TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO - CEBRASPE - PETROBRAS 2023

A seguir, as figuras (A) e (B) são esboços de circuitos elétricos e seus componentes; a figura (C) é um esboço de uma carga elétrica puntiforme (Q < 0) no vácuo e no centro de duas circunferências equipotenciais de intensidades VA e VB; a figura (D) é um esboço do processo de pintura por pulverização eletrostática. Nesse processo, a pistola eletrostática tem um eletrodo que carrega eletricamente as partículas de tinta à medida que se atomizam. Essas partículas carregadas aderem à superfície da peça metálica, que está aterrada. Considerando as informações e as figuras precedentes, julgue os itens a seguir, referentes a noções de eletricidade e eletrônica, a eletrostática, a cargas em movimento e a eletromagnetismo. Supondo-se que os elementos que compõem os dois circuitos elétricos esboçados nas figuras (A) e (B) sejam idênticos, é correto afirmar que, quando ligadas as chaves dos dois circuitos, as quatro lâmpadas irradiarão a mesma quantidade de candelas.
Lembremos que a candela é a unidade de medida básica do Sistema Internacional de Unidades (SI) para a intensidade luminosa, e tem símbolo cd. Existe uma relação entre a potência de operação de uma lâmpada e sua intensidade luminosa, porém tal relação é específica de cada lâmpada, uma vez que a intensidade luminosa depende da eficiência da lâmpada (uma lâmpada incandescente de 60 W, por exemplo, produz uma intensidade luminosa muito menor que uma lâmpada LED de 60 W, já que o LED é muito mais eficiente). Porém, se pegarmos uma mesma lâmpada, maior será sua intensidade luminosa quanto maior for sua potência de operação. Tendo isso em mente, vamos analisar o problema em termos de potência.
Para os casos das figuras (A) e (B) vamos assumir que a tensão fornecida pela pilha é Vp, e que cada lâmpada possui uma resistência R. Consideraremos os fios e as chaves ideais (resistências nulas), pois isso não afeta nossa análise.
Caso (A): Temos duas lâmpadas iguais e em série, portanto temos um divisor de tensão de tal forma que cada lâmpada está submetida à metade da tensão Vp: VA = Vp/2. Na situação da figura (A), como cada lâmpada (de resistência R) está submetida a uma tensão Vp/2, cada lâmpada opera a uma potência: PA = (Vp/2)^2 * R = Vp^2 / 4R.
Caso (B): Neste caso cada lâmpada (de resistência R) está submetida à uma mesma tensão Vp, já que estão em paralelo com a fonte. Portanto cada lâmpada operará com a seguinte potência: PB = Vp^2 / R. Ou seja, as lâmpadas no caso da figura (B) operam a uma potência quatro vezes maior que no caso (A), logo a intensidade luminosa (quantidade de candelas emitidas) de cada lâmpada no caso (B) será muito maior que no caso (A).
AFIRMAÇÃO ERRADA

Mais conteúdos dessa disciplina