Logo Passei Direto
Buscar
A teoria de motivação dos dois fatores foi desenvolvida por Herzberg, que teve como foco a motivação voltada para o trabalho, ou seja, o que motiva os funcionários dentro do ambiente das empresas. Com base na teoria dos dois fatores, assinale a alternativa CORRETA:

( ) Os fatores motivadores devem, para Herzberg, ser buscados de modo isolado pelo funcionário e não a colaboração dos gerentes.

( X ) Para Herzberg, somente as necessidades de estima e autorrealização desenvolvidas na Teoria de Maslow funcionam como um fator de motivação para os funcionários.

( ) As necessidades sociais, de segurança e fisiológica funcionam, para Herzberg, como frustradores.

( ) Herzberg considera que os fatores de motivação de nível superior levam a comportamentos relacionados a questões periféricas do trabalho, enquanto os fatores de nível inferior, os frustradores, relacionam-se a comportamentos mais relevantes ao trabalho.

User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Na teoria de motivação dos dois fatores de Herzberg, os fatores motivadores são aqueles relacionados às necessidades de estima e autorrealização, de acordo com a hierarquia de necessidades de Maslow. Esses fatores são essenciais para promover a motivação dos funcionários no ambiente de trabalho, diferentemente das necessidades sociais, de segurança e fisiológicas, que são consideradas como fatores de manutenção ou higiene.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um dos principais desafios das novas organizações está relacionado à motivação de sua equipe de trabalho. A boa comunicação, clima saudável, recursos humanos motivados e proativos, cultura organizacional sustentável, entre tantos outros aspectos positivos para o bom funcionamento de uma organização, é um desafio para a gerência e liderança de quaisquer organizações. Para que tudo isso aconteça, exige-se habilidade. De acordo com Oliveira e Silva (2006), existem duas habilidades específicas que auxiliam para que a organicidade. Sobre essas habilidades, analise as sentenças a seguir: I- A habilidade política é aquela que se utiliza do poder de persuasão para atingir um objetivo. CORRETA II- A habilidade política necessita eficiência para impedir que outras pessoas tomem o poder. CORRETA III- A habilidade política estabelece conexões pertinentes para impressionar as pessoas certas. CORRETA IV- A habilidade política estabelece conexões para agir de má fé. ERRADA

Bergamini (2008) apresenta o estudo de McGregor em que existem duas teorias vinculadas à motivação do indivíduo ao trabalho, às suas relações e ao seu comportamento, embora, muitas vezes, os indivíduos não percebam que possuam tal perfil de personalidade. Uma delas é a teoria X, e a outra é a teoria Y. Diante das afirmacoes de McGregor quanto à teoria X, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O trabalho é fonte de motivação. ( ) As pessoas podem ser automotivadas. ( ) As pessoas aprendem a aceitar e assumem desafios. ( X ) Os seres humanos não gostam de trabalhar.

A teoria de motivação de McGregor (1960) relaciona a autorrealização como um representante da satisfação do funcionário no trabalho, pois o ser humano busca atender a um nível de motivação mais maduro.
Sobre a teoria de McGregor (1960), podemos afirmar que:
( ) A teoria Y afirma que o ser humano é preguiçoso e que não gosta de trabalho, devendo ser controlado.
( ) A teoria X afirma que o ser humano gosta do trabalho e procura funções desafiadoras.
( X ) McGregor (1960) definiu em sua teoria dois modelos diferentes de relacionamentos, chamados de X e Y.
( ) Esta teoria pode ser aplicada a todos os casos e fica fácil enquadrar um gerente em um ou outro comportamento, pois dificilmente as pessoas têm um misto das teorias.

A motivação é um fator que impulsiona as pessoas à ação. Pessoas motivadas têm mais disposição, são mais criativas, comprometidas e colaboram mais. A motivação busca satisfazer uma necessidade, que ao ser alcançada, outras necessidades surgirão, num constante movimento.
Manter o nível de motivação e satisfação evita frustrações e comportamentos irracionais na organização. Sobre esses comportamentos irracionais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Agressão.
II- Deslocamento.
III- Racionalização.
IV- Fixação.
( I ) Quando uma pessoa torna-se hostil.
( IV ) Quando uma pessoa mantém comportamento improdutivo, mesmo não tendo alcançado sucesso.
( II ) Quando uma pessoa não consegue lidar diretamente com a sua frustração e direciona sua agressividade para outros focos.
( III ) Quando uma pessoa não consegue atingir seu objetivo e busca explicações para a sua falta de sucesso.

Existem grandes diferenças entre os líderes de todos os tempos. A cada tempo histórico e diante das novas demandas, as lideranças e as decisões são exercidas de diversas maneiras e motivadas por diferentes motivos.
Entretanto, os estudos sobre liderança indicam que algumas habilidades são necessárias para o desempenho de um bom líder. Sobre as competências de um líder, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Habilidade - inteligência - tomada de decisão - comprometimento - comunicação - humildade.
( ) Agilidade - sapiência - democratização da decisão - omissão - interlocução - austeridade.
( ) Habilidade - descentralização de decisão - envolvimento - persuasão - obtusidade austeridade.
( ) Acuidade - resiliência - repartição de decisão - comunicação - oralidade - generosidade.

A motivação é o impulso que leva a pessoa a agir, é a condição da pessoa que influencia o seu comportamento na realização de atividades. Por isso, acredita-se que a gestão e a liderança influenciam diretamente na motivação, tanto pode impulsionar uma equipe a grandes resultados, como também pode afundar uma equipe ao ostracismo.
Sobre a motivação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Mola propulsora que estimula as pessoas a agirem.
( V ) Relaciona-se ao grau de desempenho das pessoas numa organização.
( F ) Um objetivo ou uma meta não são suficientes para motivar.
( F ) Impossível um gestor motivar pessoas diferentes com necessidades diferentes.

O gerenciamento do tempo é muito importante. É preciso planejar nossas ações do dia a dia para que o tempo seja distribuído de modo equitativo ou na proporção correta quanto à complexidade da tarefa. Os autores Montana e Charnov (2003) atribuem algumas características ao tempo. Sobre essas características, analise as sentenças a seguir:
I- Oferta inelástica refere-se à impossibilidade de aumentar o tempo por maior que seja a demanda. CORRETA II- Impossibilidade de substituição ocorre por não ter a possibilidade de voltar o tempo que passou. CORRETA III- Perecibilidade: o tempo pode ser armazenado. ERRADA IV- Escassez: por ser menor do que a demanda que se tem.

As organizações, ao longo dos anos, sofreram diversas mudanças e transformaram o comportamento organizacional. Essas mudanças provocaram uma transformação no comportamento do gerente. Assim, podemos considerar que o gerente moderno tem características diferenciadas do gerente tradicional. Sobre as características do gerente moderno, analise as sentenças a seguir:
I- O gerente moderno procura tomar as decisões em conjunto com seus subordinados. CORRETA II- O gerente moderno faz adaptações da estrutura organizacional conforme as mudanças. CORRETA III- O gerente moderno trabalha numa estrutura organizacional rígida. ERRADA IV- O gerente moderno procura a especialização em uma única função. ERRADA

A motivação de equipe é um dos principais desafios do gestor ou líder. Manter o clima organizacional positivo e produtivo é uma tarefa difícil e que requer atenção constante e muita habilidade. Oliveira e Silva (2006) classificam a habilidade por dois segmentos: habilidade diagnóstica e habilidade política. Quanto à habilidade diagnóstica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A habilidade diagnóstica é aquela que procura solucionar problemas.
( F ) A habilidade diagnóstica necessita eficiência para impedir que outras pessoas tomem o poder.
( V ) A habilidade diagnóstica é um conjunto de habilidades complementares necessárias (técnicas, humanas, conceituais e políticas).
( F ) A habilidade diagnóstica estabelece conexões para impressionar pessoas.

Mais conteúdos dessa disciplina