Logo Passei Direto
Buscar
O Jusnaturalismo é uma corrente teórica filosófica que defende que o direito: A B C D E É inerente ao ser humano e que algumas regras sequer precisam ser transformadas em leis para valerem na sociedade; Só é válido a partir do momento que a sociedade clama por ele, e ele se transforma em leis reconhecidas pelo Estado; Não precisa ser discutido na sociedade, pois cada cultura possui suas próprias regras que serão naturalmente obedecidas; É a ferramenta mais importante para se viver em sociedade, pois nenhum grupo é capaz de conviver apenas com regras não-ditas. É uma corrente econômica que permite o controle da propriedade privada.
User badge image
hugo Leonardo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas sobre o Jusnaturalismo: A) É inerente ao ser humano e que algumas regras sequer precisam ser transformadas em leis para valerem na sociedade. - Esta opção reflete a essência do Jusnaturalismo, que defende que existem direitos naturais que são inerentes ao ser humano, independentemente de serem formalmente reconhecidos. B) Só é válido a partir do momento que a sociedade clama por ele, e ele se transforma em leis reconhecidas pelo Estado. - Esta opção se alinha mais ao positivismo, que considera o direito válido apenas quando reconhecido pelo Estado. C) Não precisa ser discutido na sociedade, pois cada cultura possui suas próprias regras que serão naturalmente obedecidas. - Essa opção não representa o Jusnaturalismo, pois essa visão é mais relativista e não se alinha com a ideia de direitos universais. D) É a ferramenta mais importante para se viver em sociedade, pois nenhum grupo é capaz de conviver apenas com regras não-ditas. - Embora a convivência em sociedade seja importante, essa afirmação não captura a essência do Jusnaturalismo. E) É uma corrente econômica que permite o controle da propriedade privada. - Essa opção não se relaciona com o Jusnaturalismo, que é uma corrente filosófica e não econômica. Diante da análise, a alternativa correta é: A) É inerente ao ser humano e que algumas regras sequer precisam ser transformadas em leis para valerem na sociedade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Parece que a descrição da pergunta está incompleta. Você precisa criar uma nova pergunta com todas as informações necessárias para que eu possa te ajudar corretamente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A educação como direito humano pode ser compreendida forma múltipla. Uma das formas de entender a educação como direito é
a) A educação é um direito que, do ponto de vista coletivo, não precisa se comprometer com valores de igualdade social e democratização. b) A educação é um direito coletivo ou comunitário que deve garantir uma classe preparada para o mercado de trabalho. c) A educação é um direito que envolve apenas a independência econômica. d) A educação é um direito que implica autonomia dos sujeitos sociais. e) A educação como direito universal deve sobrepor o acesso à escola em detrimento da qualidade e os direitos individuais.

O documento Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, da ONU, está relacionado com a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) O documento é uma garantia de que os crimes ambientais deixarão de ser praticados e a escola vai liderar a reversão das mudanças climáticas. b) O documento representa uma perspectiva integrada e interdependente das soluções para o desenvolvimento sustentável ligado com a Educação. c) O documento reflete a visão econômica e financeira para a construção de escolas e implantação de currículos mais econômicos. d) A agenda ambiental, ainda que fundamental para o desenvolvimento sustentável, não deve fazer parte das preocupações curriculares ou educacionais. e) O documento não tem impacto ou influência sobre os países membros da ONU.

Sobre a teoria escrita por Hannah Arendt de que os Direitos Humanos teriam sofrido uma ruptura e que precisavam ser reconstruídos, podemos afirmar que:
a) A ruptura aconteceu unicamente por conta das ações fascistas de alguns países europeus e, uma vez que esses regimes fossem derrubados, os Direitos Humanos estariam reconstruídos; b) As políticas dos Estados europeus que expulsaram milhares de cidadãos dos seus territórios foram as responsáveis pela ruptura dos Direitos Humanos, e isso deve ser revertido com as políticas de imigração. c) Os Direitos Humanos se romperam durante a Segunda Guerra Mundial, e a Guerra Fria decretou que a sociedade não seria capaz de reconstruí-los; d) A ruptura dos Direitos Humanos aconteceu com as políticas imperialistas e fascistas da Europa, e a sua reconstrução precisa garantir que todos acessem seus direitos sem nenhuma restrição; e) A autora judia foi panfletária no exercício de condenação do nazismo na Segunda Guerra Mundial.

De acordo com a Constituição Federal, a remoção de grupos indígenas das terras que tradicionalmente ocupam é:
a) Permitida apenas em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco. b) Vedada, salvo, ad referendum do Senado Federal, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco. c) Vedada, salvo, ad referendum do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco. d) Permitida apenas em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco. e) Vedada, salvo, ad referendum da Câmara dos Deputados, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.

Sobre o sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, assinale a alternativa incorreta:
a) A Corte Interamericana de Direitos Humanos é uma instituição judicial autônoma, cujo objetivo é a aplicação e a interpretação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. b) De acordo com o art. 33 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, tem competência para realizar a proteção dos direitos humanos previstos na Convenção a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. c) O sistema interamericano tem como documentos mais importantes a Carta da Organização dos Estados Americanos, a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, além de outros instrumentos normativos instituídos no âmbito do sistema. d) A Comissão Interamericana é composta por nove membros, denominados comissários, que devem ser pessoas de alta autoridade moral e de reconhecido saber em matéria de direitos humanos. e) Acerca da legitimidade para provocar a Corte Interamericana de Direitos Humanos, a Convenção Americana dispõe que somente os Estados-partes que tenham reconhecido a jurisdição da Corte e da Comissão podem fazê-lo.

Sobre o Tribunal Penal Internacional, assinale a alternativa incorreta:
a) Os crimes de sua competência são imprescritíveis. b) O Tribunal é composto atualmente por 18 juízes, que exercem seus mandatos por nove anos não renováveis. c) É composto por uma Presidência, por uma Seção de Recursos, uma Seção de Julgamento em Primeira Instância e uma Seção de Instrução, pelo Gabinete do Procurador e pela Secretaria. d) O Tribunal pode julgar o crime de agressão, assim entendido o uso de força armada por um Estado contra a soberania, integridade ou independência de outro Estado. e) O Tribunal não possui personalidade jurídica internacional. (ATENÇÃO: ESTA É A INCORRETA)

É correto afirmar que o Estado pode praticar violações de Direitos Humanos?
a) Sim, mas apenas com autorização de comando superior, como Secretários, Prefeitos, Governadores e Ministros de Estado. b) Não, pois ele tem o dever de proteger e servir. c) Não, pois os agentes do Estado estão impedidos por lei de violar Direitos Humanos. d) Não, pois existem princípios próprios da Administração Pública, como legalidade e eficiência, bastando a lei para inibir as condutas. e) Sim, pois no exercício de suas funções pode haver ilegalidades e abusos aos direitos e liberdades individuais, por exemplo.

O século XX foi importante para a consolidação de políticas de formalização dos Direitos Humanos. Marque a opção que retrata um exemplo de ato ou documento histórico com repercussão jurídica em favor dos Direitos Humanos:
a) A Revolução Russa de 1917 b) A Consolidação das Leis no Trabalho no Brasil, em 1943 c) A Guerra do Golfo d) Os Atos Institucionais do Regime Militar no Brasil nos anos 1960 e) A 1ª Grande Guerra Mundial

Mais conteúdos dessa disciplina