Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a questão do subdesenvolvimento atual é correto afirmar, exceto:

a) As práticas neoliberais adotadas pelos países subdesenvolvidos facilitam a incorporação de novas tecnologias pelas indústrias locais, com impacto positivo na geração de emprego, bem como aumentam os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, exportam produtos de maior valor agregado e oferecem uma educação que seja compatível com um maior patamar tecnológico.
b) Exportações crescentes de commodities – bens cujo preço é determinado pela oferta e procura internacional – atendem os interesses da agroindústria transnacional e acarretam consequências negativas como a deterioração ambiental e dos termos de troca, já que as matérias-primas exportadas valem cada vez menos.
c) Empréstimos a partir de organismos como o FMI e o Banco Mundial e a atração de investimentos estrangeiros através de incentivos fiscais podem resultar no aumento da dívida externa e também na remessa de lucros via transnacionais para as matrizes de países desenvolvidos.
d) A abertura do mercado financeiro aos investidores estrangeiros, com a oferta de altas taxas de juros, atrai dólares que se constituem em recursos a serem utilizados no pagamento da dívida externa.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que é incorreta, ou seja, a que não se alinha com a questão do subdesenvolvimento atual. a) As práticas neoliberais adotadas pelos países subdesenvolvidos facilitam a incorporação de novas tecnologias pelas indústrias locais, com impacto positivo na geração de emprego, bem como aumentam os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, exportam produtos de maior valor agregado e oferecem uma educação que seja compatível com um maior patamar tecnológico. Essa afirmação é bastante otimista e, na prática, muitas vezes as políticas neoliberais não resultam em todos esses benefícios, especialmente em países subdesenvolvidos. b) Exportações crescentes de commodities – bens cujo preço é determinado pela oferta e procura internacional – atendem os interesses da agroindústria transnacional e acarretam consequências negativas como a deterioração ambiental e dos termos de troca, já que as matérias-primas exportadas valem cada vez menos. Essa afirmação é geralmente aceita como verdadeira, pois reflete a realidade do subdesenvolvimento. c) Empréstimos a partir de organismos como o FMI e o Banco Mundial e a atração de investimentos estrangeiros através de incentivos fiscais podem resultar no aumento da dívida externa e também na remessa de lucros via transnacionais para as matrizes de países desenvolvidos. Essa afirmação também é verdadeira e reflete uma crítica comum às políticas de empréstimos. d) A abertura do mercado financeiro aos investidores estrangeiros, com a oferta de altas taxas de juros, atrai dólares que se constituem em recursos a serem utilizados no pagamento da dívida externa. Essa afirmação é verdadeira, pois a abertura do mercado financeiro pode levar a essa situação. Diante da análise, a alternativa que apresenta uma visão excessivamente otimista e que não condiz com a realidade do subdesenvolvimento é a a). Portanto, a resposta correta é a) As práticas neoliberais adotadas pelos países subdesenvolvidos facilitam a incorporação de novas tecnologias...

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a OMC e o comércio internacional é correto afirmar que: 01) As trocas comerciais são realizadas de duas maneiras no mercado mundial: sob forma de relações multilaterais ou bilaterais e por meio da regionalização criada por blocos econômicos para evitar que as barreiras impostas pelas fronteiras nacionais limitem o fluxo de mercadorias, de capitais, de serviços e até mesmo de mão de obra. 02) O Brasil está comprometido com a defesa dos princípios do multilateralismo e do liberalismo no comércio mundial. Em 2003, em Cancun, durante uma reunião da OMC, um grupo de países emergentes, entre eles o Brasil, pressionou os países ricos, impedindo-os de impor regras comerciais prejudiciais aos países pobres. Esse grupo de países ficou conhecido como G20. 04) A agricultura tem sido ponto de concentração das tensões na OMC. A produção e a comercialização de produtos agropecuários são controladas por companhias transnacionais que procuram influenciar a criação de leis que as beneficiem. Dessa forma, regras comerciais injustas entre países pobres e ricos têm sido questionadas desde muito tempo. 08) A partir da década de 1990, a industrialização japonesa, a consolidação da União Europeia (UE) e a emergência dos NICs (países de industrialização recente) promoveram o enfraquecimento da liderança norte-americana no comércio internacional, fato que culminou com a criação da OMC, iniciando-se aí a primeira rodada de negociações, denominada Rodada do Milênio. 16) A OMC supervisiona os acordos comerciais e, em caso de disputas entre países signatários, pode autorizar a imposição de sanções econômicas, como a retaliação comercial. Atualmente, são reguladas, também, as atividades de serviços (transportes, turismo, bancos, seguros e telecomunicações) e de ideias (consultorias, livros e patentes).

Mais conteúdos dessa disciplina