Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Sobre o hipertexto, é CORRETO afirmar:

a. O hipertexto é um texto maior formado por vários outros elementos textuais acessíveis através de links e hiperlinks, que permitem aos leitores cadastrados em uma plataforma acessarem para leitura.
b. Tipo de texto que somente pode ser encontrado na internet, sendo somente possível sua concepção mediante disponibilização do arquivo em rede.
c. O hipertexto é uma forma de organizar a escrita encontrada também no papel, porém geralmente relacionada aos textos virtuais. É um tipo de intertextualidade nos modos de leitura e de escrita.
d. O termo hipertexto foi criado na década de 1960 pelo filósofo, sociólogo e pioneiro da Tecnologia da Informação, Ted Nelson, como um texto eletrônico independente de suportes inteligentes e interativos.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as alternativas sobre o hipertexto: a) O hipertexto é um texto maior formado por vários outros elementos textuais acessíveis através de links e hiperlinks, que permitem aos leitores cadastrados em uma plataforma acessarem para leitura. - Esta definição é parcialmente correta, mas a parte sobre "leitores cadastrados" não é precisa, pois qualquer pessoa pode acessar hiperlinks. b) Tipo de texto que somente pode ser encontrado na internet, sendo somente possível sua concepção mediante disponibilização do arquivo em rede. - Esta afirmação é incorreta, pois o conceito de hipertexto não se limita à internet. c) O hipertexto é uma forma de organizar a escrita encontrada também no papel, porém geralmente relacionada aos textos virtuais. É um tipo de intertextualidade nos modos de leitura e de escrita. - Esta opção é correta, pois o hipertexto pode ser entendido como uma forma de intertextualidade, embora seja mais comum em ambientes digitais. d) O termo hipertexto foi criado na década de 1960 pelo filósofo, sociólogo e pioneiro da Tecnologia da Informação, Ted Nelson, como um texto eletrônico independente de suportes inteligentes e interativos. - Esta afirmação é verdadeira, mas não aborda diretamente o que é o hipertexto em si. A alternativa que melhor define o conceito de hipertexto, considerando sua relação com a organização da escrita e a intertextualidade, é: c) O hipertexto é uma forma de organizar a escrita encontrada também no papel, porém geralmente relacionada aos textos virtuais. É um tipo de intertextualidade nos modos de leitura e de escrita.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Podemos definir gamificação como o uso de elementos de design de games em contextos que não são de games. Baseado nessa definição, bastante comum na literatura, é correto afirmar que:

a. A gamificação só ocorre nos contextos dos games.
b. Não é possível gamificar uma atividade sem utilizar games.
c. Gamificação significa utilizar games em educação.
d. É possível gamificar uma disciplina sem utilizar games.

A utilização dos objetos de aprendizagem pressupõe um novo tipo de paradigma apoiado na tecnologia da informação e comunicação. Nesse contexto, o professor torna-se:

a. mediador do processo de ensino e aprendizagem.
b. produtor de conhecimentos.
c. agente passivo do conhecimento.
d. transmissor de informações.

Hipermídia pode ser definida como:

a. o elemento básico de hipertexto que oferece um método de ir de um ponto do documento a outro.
b. a hiperexposição de um conteúdo relevante, viralizado na rede.
c. a disponibilização de todos os meios de transmissão de informações digitais.
d. o acesso do leitor a diversos computadores simultaneamente.

O que diferencia a adoção de videoaulas e do vídeo interativo em contexto educacional é:

a. a apresentação de um vídeo linear.
b. a construção de atividades dentro do vídeo.
c. a entrega de material didático que acompanha a aula.
d. a inserção de legendas no vídeo.

Os objetos hipermidiáticos contribuem para o aumento da efetividade dos processos de aprendizagem. Assinale a alternativa que aponta a melhor explicação para esse fato:

a. presença de diferentes mídias favorece ao atendimento de alunos com diferentes estilos de aprendizagem.
b. presença de elementos multimidiáticos sequenciados, facilitando a leitura e aprendizagem.
c. oferecem conteúdos em diferentes formatos e mídias que podem ser trilhados conforme interesse do estudante, podendo escolher o que estudar e como estudar.
d. oferecem interfaces multimídias utilizadas com primorosa programação visual.

Uma das características principais do hipertexto é a possibilidade que o leitor tem de construir seu percurso de leitura, podendo, inclusive, exercer o papel de coautor do texto. Isso só é possível porque:

a. a partir do hipertexto, os limites entre autor e leitor ficaram ainda mais demarcados.
b. a noção de hipertexto não altera a noção tradicional de autoria do texto.
c. o hipertexto possibilita uma eventual interatividade entre o texto e o leitor.
d. o leitor, depois de ter acessado diversos links e hiperlinks que formaram o hipertexto, é o responsável por construir a versão final do texto.

Com relação aos Objetos de Aprendizagem assinale a alternativa CORRETA.

a. Os aplicativos de celulares e softwares não podem ser considerados OA, a menos que sejam simulações ou jogos.
b. Os Objetos de Aprendizagem dispensam informações descritivas ou metadados por estarem na mesma categoria de softwares.
c. Um objeto de aprendizagem, desenvolvido para a finalidade educativa, pode ser utilizado pelo professor como ferramenta complementar para promover a aprendizagem.
d. Uma das características dos Objetos de Aprendizagem é a reusabilidade na qual os usos desses artefatos de maneira diferente para a qual foi criado devem ser evitados, priorizando assim as características planejadas pelos desenvolvedores.

Mais conteúdos dessa disciplina