Logo Passei Direto
Buscar
A cultura alimentar brasileira é bastante complexa, e não se configura apenas como a combinação típica “feijão com arroz”. A cultura alimentar brasileira foi formada, basicamente, pelo Descobrimento (chegada dos portugueses ao Brasil), pela revolução industrial, pela imigração de colonos (italianos, alemães, poloneses, japoneses, entre outros) e pelos indígenas. O resultado dessa miscigenação é uma herança cultural riquíssima, em que se fundamentam as preferências alimentares atuais. A região norte do nosso país é a região que mais preserva os hábitos alimentares indígenas, com menor influência dos outros povos que integraram a formação da nossa gastronomia. Com base no texto, assinale a alternativa que contem alimentos/preparações típicos da região paraense:

Pato no tucupi, jambú, camarão seco e buriti.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Os alimentos e preparações típicos da região paraense incluem, de fato, o pato no tucupi, o jambú, o camarão seco e o buriti. Esses pratos refletem a rica herança indígena e a diversidade cultural da Amazônia. O pato no tucupi, por exemplo, é um prato emblemático que utiliza o tucupi, um caldo extraído da mandioca brava. O jambú é uma erva típica que provoca uma sensação de dormência na boca e é frequentemente usada em pratos regionais. O camarão seco é um ingrediente comum na culinária local, e o buriti é uma fruta típica da região. Portanto, a alternativa está correta!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A doçaria brasileira, especialmente a nordestina, deve muito às donas de casa, às negras de cozinha e aos pretos doceiros. Sua origem é patriarcal e seu preparo era levado muito a sério pela família nas casas-grandes e sobrados do Nordeste. As escravas que tinham fama de exímias doceiras eram 'emprestadas' para festas em engenhos, vilas e fazendas. A doçaria conventual, tradição também trazida de Portugal, atingiu sua época áurea em todo o Reino a partir de D. Pedro II. As freiras quituteiras eram consideradas mestras dos ofícios manuais, pela paciência e delicadeza na confecção dos doces. Ao chegar ao Brasil, os beijos, sequilhos e biscoitos confeccionados nos conventos sofreram modificações com a inclusão de ingredientes como o leite de coco e a goma de mandioca. Uma das heranças do engenho e tradição da doçaria brasileira, em especial da nordestina, é a produção dos bolos. Diante disso. Considerando o conteúdo estudado, relacione as colunas a seguir: 1. Bolo Souza Leão A - Preparado com manteiga, açúcar mascavo, ovos, vinho do porto, frutas cristalizadas, ameixas secas, uva passa, farinha e especiarias. 2. Bolo de Rolo B - Feito com massa puba - massa obtida através da fermentação natural da mandioca – rapadura, farinha de mandioca e especiarias. 3. Bolo preto C - Preparado com manteiga, calda de açúcar, massa de mandioca e leite de coco, considerado patrimônio cultural e imaterial do estado de Pernambuco. 4. Bolo de Noiva pernambucano D - Feito com finíssimas camadas de massa preparadas com farinha de trigo, açúcar, manteiga e ovos, recheado com goiabada e de sabor inigualável. Dessa forma, assinale a sequência correta:

A-4, B-3, C-1, D-2.

A manteiga de garrafa é um tipo de manteiga regional produzida no nordeste do Brasil que, dependendo da região específica de produção, recebe outras denominações tais como manteiga de gado, manteiga da terra ou manteiga de cozinha. É um produto bastante apreciado por boa parte da população, cuja comercialização é feita através de feiras livres, mercados populares, supermercados, restaurantes típicos e pequenos pontos comerciais de comidas regionais. O processo de fabricação dessa manteiga é artesanal, sem controle das etapas do processamento, inclusive do tempo e da temperatura utilizada para adequada fusão do produto, o que explica a falta de uniformidade do mesmo. A literatura referente a produtos artesanais e regionais, e em especial a manteiga de garrafa é bastante escassa, gerando uma série de questionamentos acerca do processamento e qualidade da mesma. A manteiga de garrafa é um ingrediente indispensável em vários pratos típicos da culinária nordestina, portando-se dos conhecimentos adquiridos em nosso material didático sobre tal produto, analise as afirmativas a seguir: I. Essa manteiga é acondicionada em garrafas e se mantém pastosa na temperatura ambiente. II. É obtida através do cozimento da nata, levando a evaporação da água e resultando somente na gordura do leite. III. Seu uso é muito apreciado no preparo do Tacacá, Barreado e na macaxeira cozida. IV. No preparo de pratos como o baião de dois, feijão verde, farofa d’água e carne de sol, a manteiga de garrafa é um ingrediente constantemente utilizado. Dessa forma, é correto o que se afirma em:

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

A alimentação tem uma função estruturante da organização social de um povo. É nesse sentido que podemos definir a questão de ser caipira no estado de São Paulo e todas as circunstâncias de suas preferências culturais, alimentares e sociais que determinam o mundo caipira. Caipira, palavra pejorativa dos tempos atuais, que estereotipa o homem simplório que possui hábitos simples e essencialmente deselegante, desajeitado, para alguns, fala errado, mas, na verdade, é um grande observador das coisas simples e, por isso mesmo, despreparado para o convívio nas cidades. Este homem, o caipira, é o elemento representativo de uma cultura, a paulista. A cozinha caipira é parte fundamental nos estudos da alimentação da região sudeste, pois envolve a história e a tradição de um povo. De acordo com o que vimos em nosso material, analise as afirmativas acerca da culinária caipira: I. A cultura caipira é uma fusão de diversas culturas como a do colonizados, a do indígena e a do negro. II. A descoberta da América espanhola fez com que os bandeirantes se lançassem pelo sertão em busca de terras cultiváveis e novos alimentos. III. Com a fixação dos bandeirantes nas terras, houve a manutenção das roças e criação de animais para o seu sustento, como o porco e a galinha. IV. Para a conservação da carne de porco nas viagens, era utilizada a técnica de salga e defumação, descartando a banha, uma vez que a mesma se tornava rançosa com facilidade. Dessa forma, é correto o que se afirma em:

Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina