Logo Passei Direto
Buscar
Leia a história em quadrinhos e analise as asserções e a relação proposta entre elas. I. O garoto consegue dar uma boa desculpa ao adulto para atingir seu objetivo, comer goiabas, sem, no entanto, desobedecer ao que está escrito literalmente no aviso pregado na árvore. PORQUE II. A fala do garoto demonstra que ele não domina a norma culta da língua portuguesa, motivo pelo qual ele não foi capaz de entender o aviso pregado na árvore. Assinale a alternativa correta:

A) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
B) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
C) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
D) A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
E) As duas asserções são falsas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as asserções: I. O garoto consegue dar uma boa desculpa ao adulto para atingir seu objetivo, comer goiabas, sem, no entanto, desobedecer ao que está escrito literalmente no aviso pregado na árvore. Essa asserção parece verdadeira, pois o garoto usa uma desculpa que não contraria o aviso. II. A fala do garoto demonstra que ele não domina a norma culta da língua portuguesa, motivo pelo qual ele não foi capaz de entender o aviso pregado na árvore. Essa asserção pode ser considerada falsa, pois a habilidade de dar uma desculpa não necessariamente indica que ele não entende o aviso; ele pode ter compreendido e apenas encontrado uma forma de contornar a situação. Agora, vamos às alternativas: A) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (FALSO) B) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. (FALSO) C) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa. (VERDADEIRO) D) A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira. (FALSO) E) As duas asserções são falsas. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: C) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Solange da Silva Gonçalves

há 10 meses

C) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa. (corrigido pelo gabarito)


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Foi solicitada a um aluno a paráfrase do trecho a seguir, de um ensaio do professor e crítico literário Antonio Candido. Considere o texto original e a paráfrase feita pelo estudante e analise as afirmativas. Texto original A composição da obra literária (ANTONIO CANDIDO, 1965) Antes, procurava-se mostrar que o valor e o significado de uma obra dependiam de ela exprimir ou não certo aspecto da realidade, e que este aspecto constituía o que ela tinha de essencial. Depois, chegou-se à posição oposta, procurando-se mostrar que a matéria de uma obra é secundária, e que a sua importância deriva das operações formais postas em jogo, conferindo-lhe uma peculiaridade que a torna de fato independente de quaisquer condicionamentos, sobretudo social, considerado inoperante como elemento de compreensão. Hoje sabemos que a integridade da obra não permite adotar nenhuma dessas visões dissociadas; e que só a podemos entender fundindo texto e contexto numa interpretação dialeticamente íntegra, em que tanto o velho ponto de vista que explicava pelos fatores externos, quanto o outro, norteado pela convicção de que a estrutura é virtualmente independente, se combinam como momentos necessários do processo interpretativo. Sabemos, ainda, que o externo (no caso, o social) importa, não como causa, nem como significado, mas como elemento que desempenha um certo papel na constituição da estrutura, tornando-se, portanto, interno. Paráfrase feita pelo aluno Segundo Antonio Candido, o valor e o significado de uma obra depende do seu grau de realidade, pois os aspectos externos são incorporados pelo texto. Sem a compreensão dos fatores sociais, a obra é inoperante, embora mantenha integridade. No plano virtual do texto, a estrutura é independente e necessária ao processo interpretativo. I. A paráfrase expressa corretamente as ideias apresentadas no trecho, e o aluno preocupou-se adequadamente com a referência ao autor. II. O aluno procurou usar algumas palavras presentes no trecho, mas não soube compreender e expressar corretamente as ideias do autor. III. O aluno comete um erro de concordância verbal na primeira linha: o correto seria “dependem”. É correto o que se afirma somente em:

A) I.
B) II.
C) III.
D) I e III.
E) II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina