Logo Passei Direto
Buscar
(FCC - 2018 - MPE-PE - Analista Ministerial - Pedagogia) A Lei Federal n. 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estabeleceu que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”, assegurando-se-lhes a participação em processos de decisão que afetam sua experiência de escolarização no que concerne ao direito de: I. Participação efetiva, respeitada sua liberdade de organização, nos conselhos e em todas as instâncias deliberativas de gestão democrática das escolas. II. Trabalho, a partir de 12 anos de idade, na condição de aprendiz. III. Ser respeitado por seus educadores. IV. Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. V. Organização e participação em entidades estudantis. Está correto o que se afirma apenas em:

a. II e V.
b. I, IV e V.
c. III, IV e V.
d. I e III.
e. I, II e III.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa em relação ao que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): I. Participação efetiva, respeitada sua liberdade de organização, nos conselhos e em todas as instâncias deliberativas de gestão democrática das escolas. Verdadeiro, o ECA garante a participação das crianças e adolescentes na gestão escolar. II. Trabalho, a partir de 12 anos de idade, na condição de aprendiz. Verdadeiro, o ECA permite que adolescentes a partir de 12 anos possam trabalhar na condição de aprendiz, respeitando as normas de proteção ao trabalho. III. Ser respeitado por seus educadores. Verdadeiro, o ECA assegura o respeito à dignidade da criança e do adolescente, incluindo o respeito por parte dos educadores. IV. Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. Verdadeiro, o ECA garante o direito de contestar e recorrer em questões que envolvem a avaliação escolar. V. Organização e participação em entidades estudantis. Verdadeiro, o ECA também assegura o direito à organização e participação em entidades estudantis. Agora, como todos os itens (I, II, III, IV e V) estão corretos, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros não está listada. No entanto, a alternativa que contém a maior quantidade de itens corretos é: e. I, II e III. Portanto, a resposta correta é: e. I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ação docente encontra grandes desafios em relação ao processo ensino e aprendizagem e à construção de uma escola comprometida com a transformação social. Analise as proposições a seguir, considerando a forma como se caracterizam as tarefas de uma escola pública, democrática e de qualidade, segundo Libâneo (1994). I - Proporcionar às crianças e aos jovens a escolarização básica e gratuita, assegurando a todos as condições de assimilação dos conhecimentos sistematizados e a cada um o desenvolvimento de suas capacidades físicas e intelectuais. II - Entender que o processo de assimilação de conhecimentos é resultado da reflexão proporcionada pela percepção prático-sensorial e pelas ações mentais que caracterizam o pensamento. III - Assegurar o desenvolvimento das capacidades e das habilidades intelectuais sobre a base dos conhecimentos científicos, de forma que estimule o pensamento crítico e independente, permita o domínio de métodos e técnicas do trabalho intelectual, bem como a aplicação prática dos conhecimentos na vida escolar e na prática social. IV - Assegurar uma organização interna da escola em que os processos de gestão e administração e os de participação democrática de todos os elementos envolvidos na vida escolar estejam voltados para o atendimento da função básica da escola, o processo de ensino e aprendizagem. Assinale a alternativa correta:

a. I, III e IV estão corretas.
b. III e IV estão corretas.
c. II e III estão corretas.
d. I, II, III e IV estão corretas.
e. II e IV estão corretas.

Em relação ao Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, analise as seguintes afirmativas: I. O Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE apresenta a educação com base em princípios gerencialistas e fiscalistas, observando a importância do controle dos gastos em educação, considerando o contexto de restrição fiscal em que nos encontramos, que exige extremo cuidado com o equilíbrio financeiro e buscando estabelecer meios de otimização no uso desses recursos. II. O PDE procura observar uma visão sistêmica da educação, observada como processo de socialização e individuação voltado para a autonomia, não pode ser artificialmente segmentada de acordo com a conveniência administrativa ou fiscal. Ao contrário, tem de ser tratada com unidade, da creche à pós-graduação, ampliando o horizonte educacional de todos e de cada um, independentemente do estágio em que se encontre no ciclo educacional. III. A formação inicial e continuada do professor exige que o parque de universidades públicas se volte para a educação básica. Assim, a melhoria da qualidade da educação básica depende da formação de seus professores, o que decorre diretamente das oportunidades oferecidas aos docentes. O aprimoramento do nível superior, por sua vez, está associado à capacidade de receber egressos do nível básico mais bem preparados, fechando um ciclo de dependência mútua, evidente e positiva entre níveis educacionais. IV. O PDE apresenta a defasagem existente entre os financiamentos da educação básica e da educação superior e, observando a necessidade de que tenhamos a ampliação da qualidade da educação básica, determina que todos os investimentos públicos sejam direcionados em caráter prioritário para as escolas de educação básica, oportunizando assim que, em médio prazo, os estudantes que cheguem ao Ensino Superior venham com maior qualidade de formação, estando, portanto, mais aptos a contribuir para o desenvolvimento da nação. Das alternativas, a que expressa opções corretas é:

a. I e IV.
b. II, III e IV.
c. II e III.
d. III e IV.
e. I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina