Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Colégio Objetivo
Ao se alimentar em um estabelecimento onde serve-se frutos do mar, um homem de meia idade, passou a sentir dor abdominal, náuseas, urticária por todo o corpo, tórax com sensação de opressão. Além de queda de pressão sistólica para a casa de 80x60 mmhg. Com base nos conhecimentos a respeito resposta imunológica e hipersensibilidade, analise as alternativas a seguir e assinale àquela que destaca corretamente a mais provável causa do quadro mostrado no texto.

(alternativa A) A provável causa é a ativação da mucosa intestinal e produção aumentada de IgA.
(alternativa B) A provável causa é a formação de complexos imunes, mediada por IgM.
(alternativa C) (CORRETA) A provável causa é a liberação de histamina pelos mastócitos mediada pela IgE.
(alternativa D) A provável causa é a ativação de neutrófilos, e consequente fagocitose.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando o quadro apresentado, o homem apresenta sintomas típicos de uma reação alérgica, como dor abdominal, náuseas, urticária e queda de pressão, que são indicativos de uma resposta rápida do sistema imunológico. Vamos analisar as alternativas: a) A provável causa é a ativação da mucosa intestinal e produção aumentada de IgA. - Isso não se relaciona diretamente com os sintomas descritos, que são mais agudos e sistêmicos. b) A provável causa é a formação de complexos imunes, mediada por IgM. - Embora complexos imunes possam causar reações, os sintomas apresentados são mais típicos de uma reação imediata. c) (CORRETA) A provável causa é a liberação de histamina pelos mastócitos mediada pela IgE. - Esta alternativa está correta, pois a IgE está envolvida em reações alérgicas imediatas, levando à liberação de histamina, que causa os sintomas descritos. d) A provável causa é a ativação de neutrófilos, e consequente fagocitose. - Isso se relaciona mais a reações inflamatórias e não explica os sintomas agudos apresentados. Portanto, a alternativa correta é: c) A provável causa é a liberação de histamina pelos mastócitos mediada pela IgE.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Caso não esteja nas condições de instalação adequadas, o aquecedor a gás pode produzir monóxido de carbono, capaz de matar qualquer ser humano (...). Quem faz o alerta é a química Tatiana Saint-Pierre, do Departamento de Química do Centro Técnico-Científico da PUC-Rio. Segundo ela, o fenômeno, chamado de combustão incompleta, pode ter acontecido no episódio do casal que foi encontrado morto no Leblon (RJ). Considerando a situação relatada, analise as seguintes afirmativas. I – A maior parte do oxigênio é transportado ligado à hemoglobina, e o monóxido de carbono compete com o oxigênio porque tem maior afinidade da hemoglobina, o que explica a gravidade da situação relatada. II – A ligação do monóxido de carbono com a hemoglobina leva a um acúmulo de oxigênio livre e a um aumento da saturação periférica de oxigênio, a qual pode ser medida de forma não invasiva pela oximetria de pulso. III – Fatores que mudam a conformação da proteína hemoglobina ou sua afinidade com o oxigênio, como os níveis elevados de carboxihemoglobina da situação relatada, podem reduzir a saturação periférica de oxigênio. IV – O contato com o monóxido de carbono presente no ar respirado afeta igualmente o transporte de oxigênio e de gás carbônico, pois ambos dependem da quantidade de moléculas de hemoglobina dos eritrócitos. Marque a alternativa com as afirmativas corretas:

(alternativa A) I e III.
(alternativa B) I e II.
(alternativa C) II e III.
(alternativa D) III e IV.

(M1_S13-14-15-17_Q49_FACIMPA) Em agosto de 2015 houve aumento abrupto no número de recém-nascidos com microcefalia no Brasil, principalmente na região Nordeste, chegando a mais de 2.400 casos no mesmo ano (a título de informação, no período entre 2010 e 2014 haviam sido registrados 781 casos). Este crescimento inesperado ocorreu após registros da ocorrência da febre causada pelo zika vírus, arbovirose semelhante à dengue e transmitida pelo mesmo vetor. A hipótese de que a infecção congênita pelo zika vírus aumentava o risco de microcefalia foi proposta baseada em relatos de caso. Porém, esta associação só seria finalmente validada por Araújo et. al. (2016), em um estudo que comparou as chances de recém-nascidos com e sem microcefalia apresentarem infecção pelo zika vírus. Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Quando ocorrem doenças com consequências graves, a necessidade de determinar suas possíveis causas (ou fatores de risco) se torna urgente e propostas que utilizem a abordagem caso-controle, como no estudo acima, geralmente são as mais adequadas. PORQUE II. Estudos caso-controle apresentam um custo menor e são mais rápidos que estudos de coorte e relatos de caso, além de oferecerem aos pesquisadores a possibilidade de verificar a associação entre a doença e sua possível causa, mesmo para enfermidades raras como a microcefalia. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

(alternativa A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(alternativa B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
(alternativa C) (CORRETA) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(alternativa D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina