Logo Passei Direto
Buscar
A paráfrase consiste em explicar melhor alfo que já foi dito anteriormente. Logo, são expressões próprias da paráfrase:

Simultaneamente; Naturalmente.
Nunca; Jamais; Sempre; Frequentemente.
X Ou; dito de outra forma; ou seja; isto é.
Às vezes; Por vezes.
Assim; com isso; Desse modo.
User badge image
GramáticaEmFoco

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Na paráfrase, o objetivo é reescrever ou explicar uma ideia de forma diferente, mantendo o sentido original. As expressões que você mencionou podem ser usadas para introduzir uma paráfrase. Dentre as opções que você listou, as expressões que mais se adequam à definição de paráfrase são: - "ou dito de outra forma" - "ou seja" - "isto é" Essas expressões ajudam a esclarecer ou reformular a ideia apresentada anteriormente. As outras opções, como "simultaneamente" e "naturalmente", são mais conectores ou advérbios que não necessariamente indicam uma paráfrase.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Texto Enunciado O texto publicitário tem como objetivo vender um produto, serviço, ideia ou marca. Para tanto se utiliza de estratégias argumentativas para convencer o seu público sobre a mensagem que deseja transmitir. Nesse sentido, observe o seguinte texto publicitário:
“Tem FGTS na hora de comprar um imóvel e na água tratada que chega até você. O FGTS é um recurso depositado pelo empregador para todo trabalhador com carteira assinada. É um dinheiro que fica na conta do empregado, rendendo, até o momento de ser retirado. Mas, enquanto isso, o fundo financia as obras de saneamento, que levam água tratada para sua casa”.

CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO
destaque positivo de dados do “produto” anunciado.

utilização de slogans de conhecimento público.

convencimento do leitor por meio da afetividade.

pretensão de fazer o leitor refletir sobre uma ideia.

composto de imagens e texto verbal.

Ao pensar sobre o ensino de produção textual no espaço escolar, Antunes (2005) aponta algumas problemáticas quanto ao método empregado pelos educadores. Uma delas é sobre as oportunidades e objetivos de escrita, em que a autora observa: Uma outra insuficiência poderia ser vista no fato de que, além de escassas, as oportunidades de escrita limitam-se a uma escrita com finalidade escolar apenas; ou seja, uma escrita reduzida aos objetivos imediatos das disciplinas, sem perspectivas sociais inspiradas nos diferentes usos da língua fora do ambiente escolar. (ANTUNES, 2005, p. 26) Desse modo, Antunes demonstra estar de acordo com Marcuschi (2008), visto que ambos os estudiosos:

A) Entendem o ensino de texto como um evento social pautado em situações do cotidiano, de maneira que a língua deve ser ensinada de forma contextualizada e não restrita ao sistema linguístico unicamente.
B) Concordam que o fenômeno linguístico ocorre no âmbito social, logo, a leitura e produção de texto, no espaço escolar, devem focar as regras gramaticais.
C) Reafirmam a importância de se pensar o ensino de texto aliado aos processos históricos e discursivos, situados na realidade do aluno. Isto é, a língua pensada como forma e estrutura.
D) Corroboram com a noção sociointeracionista da língua, por isso se baseiam na concepção de língua como instrumento, isto é, um sistema que precisa ser decodificado com a finalidade de transmitir uma informação.
E) Demonstram ter uma visão sociointeracionista da língua, por isso desconsideram os aspectos históricos e discursivos no ensino de texto, sendo, pois, uma atividade cognitiva.

Mais conteúdos dessa disciplina