Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
Na passagem “No Distrito Federal (DF), por exemplo, a arrecadação, em média, é 6,2 milhões de reais mensais com a venda de cigarros (o valor corresponde a 25% do preço por maço).” (3º§), os parênteses foram utilizados em sua segunda ocorrência para

A) fazer uma retificação.
B) evitar uma possível ambiguidade.
C) separar indicação de ordem elucidativa.
D) indicar possibilidades alternativas de leitura.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para entender o uso dos parênteses na passagem mencionada, vamos analisar a função deles na frase. Os parênteses são utilizados para fornecer informações adicionais que não são essenciais para a compreensão da frase principal, mas que ajudam a esclarecer ou complementar a informação. Na frase, a informação dentro dos parênteses ("o valor corresponde a 25% do preço por maço") serve para esclarecer o que significa a arrecadação de 6,2 milhões de reais mensais. Portanto, essa informação é uma explicação adicional. Agora, analisando as alternativas: A) fazer uma retificação - Não é o caso, pois não há correção de informação. B) evitar uma possível ambiguidade - Não se trata de evitar ambiguidade, mas de esclarecer. C) separar indicação de ordem elucidativa - Esta é a mais adequada, pois a informação nos parênteses elucida o valor mencionado. D) indicar possibilidades alternativas de leitura - Não se aplica, pois não há alternativas de leitura. Assim, a alternativa correta é: C) separar indicação de ordem elucidativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o contexto, assinale a afirmativa em que a locução adjetiva destacada NÃO pode ser substituída pelo adjetivo entre parênteses.

A) “Para o médico, os números mostram o impacto do vício na saúde.” (4º§) (vicinal)
B) “... 13% dos casos de câncer do colo do útero e 17% dos casos de leucemia mieloide.” (2º§) (uterino)
C) “Ações de prevenção e promoção de saúde também são promovidas em escolas.” (5º§) (profiláticas)
D) “De acordo com os dados da ACT, 82% dos casos de câncer de pulmão no país são causados pelo fumo.” (2º§) (pulmonar)

Mais conteúdos dessa disciplina