Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o CNE-CP n°9/2001 o conceito de simetria invertida é compreendido como:

a. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que os cursos de formação docente estabelecem um modelo aplicacionista ao longo de toda a trajetória escolar, e essa é constitutiva do papel docente.
b. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que o docente deve estabelecer a reflexão na ação durante toda a sua trajetória escolar.
c. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que a teoria, durante os cursos de formação docente é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente.
d. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que a experiência como aluno, não apenas nos cursos de formação docente, mas ao longo de toda a sua trajetória escolar, é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente.
e. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que o docente deve desenvolver em si competências, não apenas nos cursos de formação docente, mas ao longo de toda.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

O conceito de simetria invertida, de acordo com o CNE-CP n°9/2001, refere-se à ideia de que a experiência do aluno ao longo de sua trajetória escolar influencia diretamente a formação do docente. Isso implica que a vivência como aluno é fundamental para a construção da identidade e do papel do professor. Analisando as alternativas: a) Foca em um modelo aplicacionista, mas não aborda a experiência do aluno. b) Refere-se à reflexão na ação, mas não menciona a trajetória escolar. c) Foca na teoria, mas não considera a experiência do aluno. d) Esta opção menciona que a experiência como aluno é constitutiva do papel do docente, o que se alinha com o conceito de simetria invertida. e) Fala sobre o desenvolvimento de competências, mas não aborda diretamente a experiência do aluno. Portanto, a alternativa correta é: d. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que a experiência como aluno, não apenas nos cursos de formação docente, mas ao longo de toda a sua trajetória escolar, é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Nesses documentos, tanto a prática como o estágio são momentos para trabalhar a reflexão sobre a atividade profissional. Diante disso, assinale a opção correta.

a. Os Pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP) n. 28 e n. 9, de 2001, que fundamentaram as Resoluções CNE/CP n. 1 e 2, de 2002, discutem a prática como componente curricular no contexto da formação dos alunos inseridos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
b. A prática como componente curricular está associada aos aprendizados das teorias formativas da docência, tendo a pesquisa teórica como eixo principal para a formação de professores.
c. A Resolução CNE/CP n. 2/2002, determina que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados ao trabalho de reflexão sobre a atividade profissional, nesse momento a prática deve limitar-se a um espaço isolado do ambiente educacional.
d. A formação pautada unicamente por meio da teoria é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, tornando-se elemento essencial para o desenvolvimento da habilidade investigativa e contribuindo para a sua formação profissional, artística, científica e política.
e. A Resolução CNE/CP n. 2/2002, determina que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados ao trabalho de reflexão sobre a atividade profissional, entretanto, a prática não deve limitar-se a um espaço isolado, tampouco ser reduzida ao estágio.

Mais conteúdos dessa disciplina