Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Em uma espira circular plana, as linhas do campo magnético são circunferências perpendiculares ao seu plano, concêntricas com o condutor. De acordo com esse fenômeno, a respeito do campo magnético gerado por uma espira circular, analise as sentenças a seguir: I- O sentido da corrente elétrica não interfere na direção e sentido do vetor indução magnética. II- O módulo do campo magnético gerado por uma espira é diretamente proporcional ao seu raio. III- Se a corrente elétrica que flui por uma espira for dobrada, o campo magnético gerado por ela será duas vezes maior. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- O sentido da corrente elétrica não interfere na direção e sentido do vetor indução magnética. Falso. O sentido da corrente elétrica influencia diretamente a direção do vetor indução magnética, de acordo com a regra da mão direita. II- O módulo do campo magnético gerado por uma espira é diretamente proporcional ao seu raio. Falso. O campo magnético gerado por uma espira circular é inversamente proporcional ao raio, ou seja, quanto maior o raio, menor o campo magnético em um ponto específico. III- Se a corrente elétrica que flui por uma espira for dobrada, o campo magnético gerado por ela será duas vezes maior. Verdadeiro. O campo magnético gerado por uma espira é diretamente proporcional à corrente que passa por ela. Com base nas análises, apenas a sentença III está correta. Portanto, a alternativa correta é: B Somente a sentença III está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

[Laboratório Virtual – Campo Eletromagnético] O físico Hans Christian Oersted (1777-1851), em seu Livro Pesquisa sobre a identidade de forças elétricas e químicas, publicado em 1821, verificou experimentalmente que a passagem de corrente elétrica estava atrelada a fenômenos magnéticos. Ao passar uma corrente elétrica num fio condutor, observou que a agulha de uma bússola colocada próxima ao fio era defletida de sua direção original. Segundo a prática virtual, o que entendemos a respeito da deflexão da bússola?

A agulha das bússolas sempre se alinham com o campo magnético da Terra, mas o quanto a agulha vai defletir dependerá da intensidade do campo magnético gerado pelo fio. Sendo a intensidade do campo gerada pelo fio diretamente proporcional à corrente que passa por esse.
A agulha das bússolas se alinham com o fio condutor que está próximo, quanto mais próxima do fio, a agulha vai defletir mais, devido a intensidade do campo magnético gerado pelo ímã. Sendo a intensidade do campo gerada pelo fio inversamente proporcional à corrente elétrica.
A agulha das bússolas se alinham com a órbita no sistema solar, o quanto a agulha vai defletir dependerá da intensidade do campo magnético do Sol. Sendo a intensidade do campo gerada pelo fio diretamente proporcional aos raios cósmicos.
A agulha das bússolas se alinham com o ponto mais extremo do norte geográfico, pois a agulha vai defletir independente de qual for a intensidade do campo magnético gerada pelo fio, ela sempre aponta para o Norte.

Mais conteúdos dessa disciplina