Logo Passei Direto
Buscar
9. (Uece 2020) As hortênsias funcionam como indicadores ácido-base. A cor das hortênsias é azul em solos ácidos e, rosa, em solos alcalinos. Para produzir hortênsias azuis e hortênsias rosas em solos diferentes, um produtor deve usar, respectivamente:

a) carbonato de cálcio e sulfato de amônio.
b) sulfato de amônio e óxido de cálcio.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para entender a questão, precisamos lembrar que a cor das hortênsias está relacionada ao pH do solo. Em solos ácidos, as hortênsias ficam azuis, enquanto em solos alcalinos, elas ficam rosas. - Para produzir hortênsias azuis, o solo deve ser ácido. O sulfato de amônio é um fertilizante que acidifica o solo, portanto, é adequado para essa finalidade. - Para produzir hortênsias rosas, o solo deve ser alcalino. O carbonato de cálcio (ou óxido de cálcio) é utilizado para aumentar a alcalinidade do solo. Agora, analisando as alternativas: a) carbonato de cálcio e sulfato de amônio - Esta opção está correta, pois o sulfato de amônio acidifica o solo para hortênsias azuis e o carbonato de cálcio alcaliniza o solo para hortênsias rosas. b) sulfato de amônio e óxido de cálcio - Esta opção está incorreta, pois o óxido de cálcio também alcaliniza o solo, o que não é adequado para hortênsias azuis. Portanto, a alternativa correta é: a) carbonato de cálcio e sulfato de amônio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A cerveja preparada pelo estudante seria, à época de Soren,

a) classificada como “bem ácida” e imprópria para o consumo, pois resultaria em um pH igual a 2, excessivamente ácido para a cerveja.
b) ideal para o consumo após adição de bicarbonato de sódio na cerveja, a fim de diminuir o pH do produto final para alcançar a acidez desejada.
c) “pouco ácida”, pois seria possível regular a acidez pela adição de ácido fosfórico ao produto, fazendo com que a acidez chegasse próxima a 4,5.
d) um produto com acidez elevada e própria para o consumo, pois auxiliaria na digestão e na prevenção de doenças estomacais, como gastrite.

Mais conteúdos dessa disciplina