Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o texto mencionado e os seus conhecimentos sobre impostos, analise as afirmativas a seguir: I. Os impostos são considerados tributos não vinculados. II. O imposto sobre grandes fortunas, para ser instituído, deverá ser realizado através de lei complementar. III. Os impostos não são cobrados em razão de uma atividade estatal específica em relação ao contribuinte. IV. Os impostos incidem sobre revelações de riqueza do contribuinte, tais como a aquisição de renda, a circulação de mercadorias, a propriedade predial e territorial urbana. É correto o que se afirma em:

A II e IV, apenas.
B III e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D I, II, III e IV.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os impostos são considerados tributos não vinculados. Verdadeiro, os impostos são tributos que não têm uma destinação específica, ou seja, não estão vinculados a uma contraprestação direta do Estado. II. O imposto sobre grandes fortunas, para ser instituído, deverá ser realizado através de lei complementar. Verdadeiro, a Constituição Federal do Brasil prevê que a instituição de impostos sobre grandes fortunas deve ser feita por meio de lei complementar. III. Os impostos não são cobrados em razão de uma atividade estatal específica em relação ao contribuinte. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os impostos são cobrados independentemente de uma atividade específica do Estado em relação ao contribuinte. IV. Os impostos incidem sobre revelações de riqueza do contribuinte, tais como a aquisição de renda, a circulação de mercadorias, a propriedade predial e territorial urbana. Verdadeiro, os impostos realmente incidem sobre essas manifestações de riqueza. Agora, considerando que todas as afirmativas (I, II, III e IV) são verdadeiras, a alternativa correta é: D) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o texto e o Código Tributário Nacional (CTN), analise as afirmativas a seguir sobre crédito tributário: A A isenção prevista em contrato será sempre decorrente de expressa manifestação de vontade, sendo que sua forma não necessita ser solene, ou seja, tem a forma livre. B A exclusão do crédito tributário dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído ou dela consequente. C As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão ou seus efeitos, ou as garantias, ou os privilégios a ele atribuídos, ou que excluem sua exigibilidade, afetam a obrigação tributária que lhe deu origem. D O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após cinco anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado. A sujeição passiva é matéria adstrita ao polo passivo da relação jurídico-tributária. Refere-se, pois, ao lado devedor da relação intersubjetiva tributária, representado pelos entes destinatários da invasão patrimonial na retirada compulsória de valores, a título de tributos (e, ainda, multas). À luz do parágrafo único do art. 121 do CTN, destacam-se dois tipos de sujeitos passivos na relação jurídico-tributária: o contribuinte (inciso I) e o responsável (inciso II), ou seja, o sujeito passivo da obrigação tributária principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária. É correto o que se afirma em:

A III e IV, apenas.
B I, II, III e IV.
C I, II e III, apenas.
D II e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina