Logo Passei Direto
Buscar
Considerando Código Tributário Nacional (CTN), analise as afirmativas a seguir sobre a dívida ativa: I. A presunção de certeza e liquidez da dívida ativa é absoluta. II. A dívida ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez e tem o efeito de prova pré-constituída. III. O termo de inscrição da dívida ativa, autenticado pela autoridade competente, deve conter obrigatoriamente: o nome do devedor; domicílio; quantia devida e o método do cálculo de juros de mora; origem e natureza do crédito com disposição legal; data da inscrição; número do processo administrativo se aplicável e indicação de livro e folha de inscrição. É correto o que se afirma em:

A III, apenas.
B II e III, apenas.
C I e II, apenas.
D I, II e III.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre a dívida ativa conforme o Código Tributário Nacional (CTN): I. A presunção de certeza e liquidez da dívida ativa é absoluta. Falso. A presunção de certeza e liquidez da dívida ativa é relativa, pois pode ser contestada pelo devedor. II. A dívida ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez e tem o efeito de prova pré-constituída. Verdadeiro. A dívida ativa inscrita regularmente realmente goza dessa presunção e é considerada prova pré-constituída. III. O termo de inscrição da dívida ativa, autenticado pela autoridade competente, deve conter obrigatoriamente: o nome do devedor; domicílio; quantia devida e o método do cálculo de juros de mora; origem e natureza do crédito com disposição legal; data da inscrição; número do processo administrativo se aplicável e indicação de livro e folha de inscrição. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois o CTN estabelece esses requisitos para a inscrição da dívida ativa. Agora, vamos resumir os resultados: - I: Falso - II: Verdadeiro - III: Verdadeiro Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: B II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o texto e o Código Tributário Nacional (CTN), analise as afirmativas a seguir sobre crédito tributário: A A isenção prevista em contrato será sempre decorrente de expressa manifestação de vontade, sendo que sua forma não necessita ser solene, ou seja, tem a forma livre. B A exclusão do crédito tributário dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído ou dela consequente. C As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão ou seus efeitos, ou as garantias, ou os privilégios a ele atribuídos, ou que excluem sua exigibilidade, afetam a obrigação tributária que lhe deu origem. D O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após cinco anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado. A sujeição passiva é matéria adstrita ao polo passivo da relação jurídico-tributária. Refere-se, pois, ao lado devedor da relação intersubjetiva tributária, representado pelos entes destinatários da invasão patrimonial na retirada compulsória de valores, a título de tributos (e, ainda, multas). À luz do parágrafo único do art. 121 do CTN, destacam-se dois tipos de sujeitos passivos na relação jurídico-tributária: o contribuinte (inciso I) e o responsável (inciso II), ou seja, o sujeito passivo da obrigação tributária principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária. É correto o que se afirma em:

A III e IV, apenas.
B I, II, III e IV.
C I, II e III, apenas.
D II e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina