Logo Passei Direto
Buscar
Segundo o texto mencionado e o Código Tributário Nacional, analise as afirmativas a seguir sobre a suspensão do crédito tributário: I. A concessão de medida liminar ou de tutela antecipada não é hipótese de suspensão do crédito tributário. II. A moratória diz respeito à dilação do prazo para pagamento do tributo, podendo ser concedida de forma geral ou individual, ocorrendo neste último caso por despacho da autoridade administrativa, desde que haja autorização legal. III. A propositura da impugnação ao lançamento ou outro recurso administrativo impede o Fisco de promover qualquer ato de cobrança enquanto não encerrado o processo administrativo, razão pela qual podemos dizer que toda reclamação/recurso administrativo possui efeito suspensivo. IV. O depósito do montante integral devido ao Fisco é uma opção do contribuinte servindo para suspender a exigibilidade do crédito na esfera judicial e, portanto, evitando que o Fisco prossiga com os atos de cobrança, execução fiscal, por exemplo, ou para evitar a fluência dos juros moratórios na esfera administrativa.É correto o que se afirma em:
User badge image
Brendha Prates

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre a suspensão do crédito tributário: I. A concessão de medida liminar ou de tutela antecipada não é hipótese de suspensão do crédito tributário. Falso. A concessão de medida liminar ou tutela antecipada pode sim suspender a exigibilidade do crédito tributário. II. A moratória diz respeito à dilação do prazo para pagamento do tributo, podendo ser concedida de forma geral ou individual, ocorrendo neste último caso por despacho da autoridade administrativa, desde que haja autorização legal. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a moratória realmente se refere à dilação do prazo para pagamento. III. A propositura da impugnação ao lançamento ou outro recurso administrativo impede o Fisco de promover qualquer ato de cobrança enquanto não encerrado o processo administrativo, razão pela qual podemos dizer que toda reclamação/recurso administrativo possui efeito suspensivo. Falso. Nem toda reclamação ou recurso administrativo possui efeito suspensivo. O efeito suspensivo depende da previsão legal ou da decisão da autoridade competente. IV. O depósito do montante integral devido ao Fisco é uma opção do contribuinte servindo para suspender a exigibilidade do crédito na esfera judicial e, portanto, evitando que o Fisco prossiga com os atos de cobrança, execução fiscal, por exemplo, ou para evitar a fluência dos juros moratórios na esfera administrativa. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois o depósito do montante devido realmente suspende a exigibilidade do crédito tributário. Com base na análise, as afirmativas corretas são II e IV. Portanto, a alternativa correta é a que contém esses itens. Se houver uma opção que mencione apenas II e IV, essa será a resposta correta. Se não, você terá que verificar as opções disponíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A concessão de medida liminar ou de tutela antecipada não é hipótese de suspensão do crédito tributário. Falso, a concessão de medida liminar ou tutela antecipada é uma das hipóteses de suspensão do crédito tributário, conforme previsto no artigo 151, inciso IV, do Código Tributário Nacional. II. A moratória diz respeito à dilação do prazo para pagamento do tributo, podendo ser concedida de forma geral ou individual, ocorrendo neste último caso por despacho da autoridade administrativa, desde que haja autorização legal. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e está de acordo com o que é previsto no Código Tributário Nacional. III. A propositura da impugnação ao lançamento ou outro recurso administrativo impede o Fisco de promover qualquer ato de cobrança enquanto não encerrado o processo administrativo, razão pela qual podemos dizer que toda reclamação/recurso administrativo possui efeito suspensivo. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e está de acordo com o que é previsto no Código Tributário Nacional. IV. O depósito do montante integral devido ao Fisco é uma opção do contribuinte servindo para suspender a exigibilidade do crédito na esfera judicial e, portanto, evitando que o Fisco prossiga com os atos de cobrança, execução fiscal, por exemplo, ou para evitar a fluência dos juros moratórios na esfera administrativa. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e está de acordo com o que é previsto no Código Tributário Nacional. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: d) III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Cassia Ikeizumi

ano passado

Jgjj

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o texto e o Código Tributário Nacional (CTN), analise as afirmativas a seguir sobre crédito tributário: A A isenção prevista em contrato será sempre decorrente de expressa manifestação de vontade, sendo que sua forma não necessita ser solene, ou seja, tem a forma livre. B A exclusão do crédito tributário dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja excluído ou dela consequente. C As circunstâncias que modificam o crédito tributário, sua extensão ou seus efeitos, ou as garantias, ou os privilégios a ele atribuídos, ou que excluem sua exigibilidade, afetam a obrigação tributária que lhe deu origem. D O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após cinco anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado. A sujeição passiva é matéria adstrita ao polo passivo da relação jurídico-tributária. Refere-se, pois, ao lado devedor da relação intersubjetiva tributária, representado pelos entes destinatários da invasão patrimonial na retirada compulsória de valores, a título de tributos (e, ainda, multas). À luz do parágrafo único do art. 121 do CTN, destacam-se dois tipos de sujeitos passivos na relação jurídico-tributária: o contribuinte (inciso I) e o responsável (inciso II), ou seja, o sujeito passivo da obrigação tributária principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária. É correto o que se afirma em:

A III e IV, apenas.
B I, II, III e IV.
C I, II e III, apenas.
D II e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina