Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Sobre os crimes contra a administração da Justiça, é correto afirmar:

(A) Dar causa à instauração de inquérito policial, de procedimento investigatório criminal, de processo judicial, de processo administrativo disciplinar, de inquérito civil ou de ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime, infração ético-disciplinar ou ato ímprobo de que o sabe inocente, caracteriza o crime de denunciação caluniosa.
(B) Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado, caracteriza o crime de denunciação caluniosa.
(C) Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem, caracteriza conduta atípica.
(D) Inovar artificiosamente, na pendência de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito, caracteriza o crime de coação no curso do processo.
(E) Usar de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral, caracteriza o delito de fraude processual.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os crimes contra a administração da Justiça: (A) Dar causa à instauração de inquérito policial, de procedimento investigatório criminal, de processo judicial, de processo administrativo disciplinar, de inquérito civil ou de ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime, infração ético-disciplinar ou ato ímprobo de que o sabe inocente, caracteriza o crime de denunciação caluniosa. - Correto, essa definição se encaixa na descrição do crime de denunciação caluniosa. (B) Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado, caracteriza o crime de denunciação caluniosa. - Também correto, isso é uma definição de denunciação caluniosa. (C) Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem, caracteriza conduta atípica. - Incorreto, essa conduta pode ser considerada como autoacusação, mas não é atípica. (D) Inovar artificiosamente, na pendência de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito, caracteriza o crime de coação no curso do processo. - Incorreto, essa descrição se refere a outra conduta, não especificamente a coação. (E) Usar de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral, caracteriza o delito de fraude processual. - Incorreto, essa descrição se refere a coação, não a fraude processual. Após a análise, as alternativas (A) e (B) estão corretas, mas a que melhor se encaixa na definição de crime contra a administração da Justiça é a (A), que trata especificamente da denunciação caluniosa. Portanto, a resposta correta é: (A) Dar causa à instauração de inquérito policial, de procedimento investigatório criminal, de processo judicial, de processo administrativo disciplinar, de inquérito civil ou de ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime, infração ético-disciplinar ou ato ímprobo de que o sabe inocente, caracteriza o crime de denunciação caluniosa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina