Logo Passei Direto
Buscar

Segurança Pública

UNIASSELVI IERGS
Marco Aurélio Nogueira destaca em Verbete polis, no Dicionário de Políticas Públicas, a autonomia do demos, ou seja, a parte politicamente ativa que corresponde aos cidadãos, homens livres nascidos em Atenas, pela capacidade de modificar as leis de acordo com o contexto vivenciado. O conjunto desses cidadãos era soberano em suas decisões, e a soberania era operacionalizada em um ambiente de igualdade política, mas também de igualdade perante a lei. No que se refere à polis, podemos dizer que não havia verticalidades acentuadas como destaca Nogueira, ao contrário, o autor afirma outras características da polis. Tomando como referência as características da polis, de acordo com Nogueira, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas: I - Se tratava de um Estado em sua concepção moderna do termo, ipsis litteris, como uma instituição apartada da sociedade. PORQUE II - Havia muitos elementos da democracia direta e o lócus privilegiado da participação política direta era a Assembleia do Povo - o corpo soberano efetivo - concretizada em praça pública, portanto, uma questão central para as democracias modernas, a saber, a relação entre representantes e representados, era secundária na democracia ateniense, isto porque não havia "especialistas" em assuntos políticos - algo muito corriqueiro na política atualmente. A respeito das asserções, assinale a alternativa correta: A. A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. B. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. D. As asserções I e II são proposições falsas. E. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
User badge image
Eder Dias

há 11 meses

User badge image
Eder Dias

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as asserções: I - Se tratava de um Estado em sua concepção moderna do termo, ipsis litteris, como uma instituição apartada da sociedade. Essa afirmação é falsa. A polis grega, especialmente em Atenas, não se encaixa na concepção moderna de Estado como uma entidade separada da sociedade. A polis era uma comunidade onde os cidadãos participavam ativamente da vida política. II - Havia muitos elementos da democracia direta e o lócus privilegiado da participação política direta era a Assembleia do Povo - o corpo soberano efetivo - concretizada em praça pública, portanto, uma questão central para as democracias modernas, a saber, a relação entre representantes e representados, era secundária na democracia ateniense, isto porque não havia "especialistas" em assuntos políticos - algo muito corriqueiro na política atualmente. Essa afirmação é verdadeira. A democracia ateniense era caracterizada pela participação direta dos cidadãos nas decisões políticas, e a Assembleia do Povo era o principal espaço de deliberação. Agora, com base nas análises: - A asserção I é falsa. - A asserção II é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: A. A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na perspectiva política de Maquiavel e sua teoria, o autor analisa como se devem governar as cidades ou principados que, antes de serem ocupados, se regiam por leis próprias, principalmente em sua obra: O Príncipe. Sobre esse assunto, analise as asserções e a relação proposta entre elas: I - Quando se conquista um país acostumado a viver segundo as suas próprias leis e em liberdade, três maneiras há de proceder para conservá-lo: ou destruí-lo; ou ir nele morar; ou deixá-lo viver com as suas próprias leis, exigindo-lhe um tributo e estabelecendo nele um governo de poucas pessoas que o mantenham fiel ao conquistador. PORQUE II - O verdadeiro príncipe, ou condottiere, para manter-se no poder deve ser capaz de combinar virtu e fortuna, sendo que essa última se refere ao circunstancial, ao imponderável, ou seja, ao contexto e às condições que são dadas independente da vontade do príncipe. E a virtu se refere à capacidade pessoal do príncipe de usar a fortuna em seu proveito e ao fim em proveito da manutenção do Estado, uma sabedoria de agir conforme as circunstâncias e as necessidades, e não conforme um arcabouço moral. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

A) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

Mais conteúdos dessa disciplina