Logo Passei Direto
Buscar
Para estudar os cromossomos, é preciso observá-los no momento em que se encontram no ponto máximo de sua condensação. A imagem corresponde ao tecido da raiz de cebola, visto ao microscópio, e cada número marca uma das diferentes etapas do ciclo celular. Qual número corresponde à melhor etapa para que esse estudo seja possível?

A. 1
B. 2
C. 3
D. 4
E. 5
User badge image
Matematicamente

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para estudar os cromossomos em seu ponto máximo de condensação, é necessário observar as células durante a fase da mitose, especificamente na metáfase. Durante essa fase, os cromossomos estão mais compactos e visíveis ao microscópio. Analisando as opções, precisamos identificar qual número corresponde à metáfase no ciclo celular. Geralmente, a sequência do ciclo celular é: 1. Interfase (G1, S, G2) 2. Prófase 3. Metáfase 4. Anáfase 5. Telófase Portanto, a etapa que corresponde ao melhor momento para observar os cromossomos em sua máxima condensação é a metáfase, que é a etapa 3. Assim, a resposta correta é: C. 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas, O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose. Essa troca de segmentos é determinante na: a.produção de indivíduos mais férteis. b.transmissão de novas características adquiridas. c.recombinação genética na formação dos gametas. d.ocorrência de mutações somáticas nos descendentes. e.variação do número de cromossomos característico da espécie.


a) produção de indivíduos mais férteis.
b) transmissão de novas características adquiridas.
c) recombinação genética na formação dos gametas.
d) ocorrência de mutações somáticas nos descendentes.
e) variação do número de cromossomos característico da espécie.

A todo momento, os seres vivos pluricelulares perdem muitas células do próprio corpo, como, por exemplo, quando ocorrem ferimentos, quando os alimentos passam pelo trato digestório e até mesmo quando há o envelhecimento celular, mas, graças a um processo de divisão celular, a mitose, as células somáticas perdidas são repostas diariamente. No entanto, para uma célula se dividir em duas novas células iguais, ela deve passar por um processo anterior de multiplicação do seu conteúdo. Essa etapa é conhecida como interfase. Existe um segundo tipo de divisão celular, a meiose, que ocorre somente nas células gaméticas. Esse processo permite que o número cromossômico das espécies seja mantido após o evento da fecundação e que os indivíduos sejam geneticamente diferentes entre si. Portanto, as células podem se dividir por mitose e/ou meiose. Assinale a alternativa correta.

a) Os processos de mitose e meiose ocorrem em todos os seres vivos.
b) O número cromossômico permanece igual após ambos os processos, contudo as células que realizam o segundo tipo de divisão celular sofrem a permuta gênica, o que gera variabilidade genética.
c) A transcrição de RNA ocorre principalmente na interfase. Durante os processos de divisões, a transcrição diminui, chegando até à inativação.
d) Na fase de metáfase, os fusos mitóticos se ligam aos telômeros dos cromossomos.
e) Tanto na anáfase da mitose quanto nas anáfases I e II da meiose, as cromátides irmãs são separadas para os pólos opostos.
b) O número cromossômico permanece igual após ambos os processos, contudo as células que realizam o segundo tipo de divisão celular sofrem a permuta gênica, o que gera variabilidade genética.

Considerando uma mitose típica, a formação do cromossomo bastante espiralado favorece o seguinte processo:
a) transcrição dos genes pela RNA polimerase.
b) distribuição do DNA para células-filhas.
c) síntese de proteínas nos ribossomos.
d) redução do cariótipo original.
e) aumento do cariótipo original

Mais conteúdos dessa disciplina