Assinale a alternativa que contém apenas doenças cujos vetores são, respectivamente, Triatoma, Phlebotomus, Culex sp e Anopheles.
a) Giardíase, filariose, malária e doença do sono. b) Doença de Chagas, malária, filariose e amebíase. c) Febre amarela, malária, dengue e leishmaniose. d) Doença de Chagas, leishmaniose, filariose e malária. e) Malária, amebíase, leishmaniose e doença de Chagas.
Diante da grave epidemia de dengue existente no país, as bromélias têm sido apontadas como responsáveis diretas pelo aumento da doença, uma vez que acumulam água em seu interior. Embora a maior quantidade de bromélias ocorra na Mata Atlântica, em termos proporcionais, os principais focos da dengue não estão nas pequenas comunidades humanas associadas a essa formação vegetal, mas sim nos grandes centros urbanos. Assinale a alternativa que melhor explica esse aparente paradoxo.
a) Na Mata Atlântica, encontram-se os predadores naturais do mosquito transmissor da dengue e, com isso, a população de mosquitos é controlada e menor que a dos grande centros urbanos. b) As pessoas dessas pequenas comunidades associadas à Mata já apresentam imunidade à dengue, uma vez que são várias gerações sendo picadas pelo mosquito. c) O uso e cultivo de bromélias para a ornamentação e o paisagismo urbano cresceu muito na última década, existindo hoje muito mais bromélias por indivíduo humano nas grandes cidades que em uma área de mata. d) Assim como as baratas, os ratos e as moscas domésticas, o mosquito da dengue encontra-se hoje quase que exclusivamente associado ao ambiente urbano e por isso os focos de doença na Mata são raros. e) As bromélias, embora sejam um foco de reprodução do mosquito da dengue, não constituem o foco principal, já que nas grandes cidades existem outros mais numerosos originados pela desinformação e pelo descuido da população.