A linguagem é interação social. É uma prática construída de forma dinâmica pela qual agimos no mundo e participamos de interações que integram os diferentes âmbitos da nossa vida cotidiana
PORQUE
As relações humanas constituem-se por meio da linguagem e constroem nossa identidade como sujeitos.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Pergunta 2
Pergunta 2
0,8
Pontos
Analise a seguinte imagem.
Leia o seguinte trecho.
Para que haja comunicação, alguns elementos são essenciais. Muitas vezes não os notamos, mas cada vez que estabelecemos contato com alguém de alguma forma, eles estão presentes.
Sobre o trecho, podemos afirmar que:
O trecho está correto em partes, pois o objetivo da ação na imagem é apresentar um processo de comunicação, caracterizado pela função poética.
O trecho estaria correto se evidenciasse que, na imagem, apenas prevalece a função que enfatiza o receptor.
O trecho está incorreto, pois a função apresentada pela imagem não condiz com os elementos da comunicação.
O trecho está correto, pois evidencia corretamente a análise sobre os elementos que compõem a comunicação.
O trecho está correto em partes, pois não se faz necessário todos os elementos para que haja comunicação.
Pergunta 3
Pergunta 3
0,8
Pontos
Há um comercial da Coca-Cola em homenagem às mães. Conforme divulgado no próprio site da empresa, “O filme de TV, batizado ’Sabor’, apresenta uma situação típica do cotidiano de uma casa, protagonizada por mãe e filho. Atraído até a cozinha pelo aroma familiar de um bolo que a mãe deixou assando no forno enquanto ia ao mercado, o filho não resiste à vasilha com sobra da cobertura de chocolate que encontra sobre a pia e se delicia, lambendo a colher. Ao chegar em casa e se encantar com a cena, a mãe se aproxima do filho e saboreia um copo gelado de Coca-Cola, tornando aquele momento completo e especial.”
No desfecho, a locução sintetiza o sentimento dos filhos pelas delícias proporcionadas pelas mães: “Quer saber, mãe, tudo o que você faz tem um sabor único. Porque você é essa Coca-Cola toda!”.
É possível observar que o comercial usa como principal estratégia argumentativa:
a chantagem emocional.
a ironia
a emoção.
a comoção.
a sedução.
Pergunta 4
Pergunta 4
0,8
Pontos
Leia o seguinte trecho.As funções de linguagem são importantes, pois ajudam a nos expressarmos de acordo com o objetivo que pretendemos alcançar. Só há comunicação quando existe alguma intenção, seja ela de emocionar, julgar, influenciar, construir uma ação, informar, explicar ou estabelecer uma relação. O sujeito que comunica expressa uma intenção específica ao elaborar uma frase oral ou escrita. Esta, segundo Roman Jakobson, pode ser classificada em funções de linguagem diferentes.
Analise a seguinte tirinha e a asserção.
Essa função ocorre quando há um problema de entendimento linguístico e o emissor, na tirinha o macaco Bugio, explica o código usando o próprio código. Seu foco está no código. O dicionário é um bom exemplo, pois esclarecer o significado de cada palavra empregando outras palavras evidencia o uso da função metalinguística.
Marque a alternativa correta.
A asserção está correta, pois evidencia corretamente a análise da tirinha.
O trecho está correto em partes, pois o objetivo da ação do macaco Bugio é apresentar um processo de comunicação, caracterizado pela função poética.
O trecho está incorreto, pois a função apresentada pela tirinha não é metalinguística e sim fática.
O trecho estaria correto se evidenciasse que, na tirinha, prevalece a função que enfatiza o receptor.
O trecho está correto em partes, pois na função metalinguística o foco é o emissor.
Pergunta 5
Pergunta 5
0,8
Pontos
Sobre as funções da linguagem, há importantes elementos da comunicação. Marque V para as funções verdadeiras e F para as falsas.
() A ênfase no canal para checar sua recepção ou para manter a conexão entre os falantes é característica da função metalinguística.
() Na função referencial a ênfase é no emissor (l° pessoa) e na expressão direta de suas emoções e atitudes.
() A função fática evidencia o assunto, o objeto, os fatos, os juízos. É a linguagem da comunicação.
Marque a sequência correta.
VFF
VVV
FFF
FVF
VFV
Pergunta 6
Pergunta 6
0,8
Pontos
Sinal Verde
Excelente a reportagem, publicada na semana passada, sobre a realidade do trânsito caótico do Rio de Janeiro. Realmente, estamos no limite, e é inadmissível perder tanto tempo nos engarrafamentos. Sugiro que se estude a possibilidade de construir viadutos ao longo da Avenida das Américas, pois a quantidade de retornos é grande, tornando o deslocamento ainda mais lento.
R. A. (18 de agosto de 2010). Carta ao Leitor. Revista VejaRio, p. 10.
Para defender seu ponto de vista por meio da carta, a pessoa que redigiu o texto busca utilizar a seguinte forma de linguagem:
Inovação dos serviços utilizados pelo público.
Sugestão para solucionar o problema apresentado.
Elogios sobre o tema central de seu texto.
Afirmação especulativa sobre o dever agir.
Indagações sobre a função do poder público.
Pergunta 7
Pergunta 7
0,8
Pontos
O Desemprego em Portugal
Como é do conhecimento público, geralmente divulgado por meios da comunicação social, o desemprego em Portugal atinge atualmente proporções incontroláveis e inaceitáveis. Esta situação atinge operários, professores, recém-licenciados, trabalhadores de meia-idade. Tanto o setor privado como o público são afetados, e chegamos ao cúmulo, caros leitores, de “despedir” mulheres grávidas no nosso país. E qual a resposta do governo português aos apelos dos nossos trabalhadores? O silêncio, o inconveniente e doloroso silêncio. São 500 mil, não são mil nem dois mil, são 500 mil desempregados, a quem o Estado Português continua a ceder subsídios de desemprego, ignorando, ou parecendo ignorar, a necessidade de criar e inovar postos de trabalho.
Antes das eleições legislativas, garantia-se aos Portugueses a forte aposta governamental na tecnologia e inovação no cotidiano. Todavia, amigos leitores, em que medida esta promessa serve de reforço a esta situação? Nenhuma.
Martin Luther King disse ‘ I have a dream…’ – Será que em cada um dos Portugueses também há? Será que Portugal ainda tem sonhos?
Eu e você temos, e queremos, o país de Portugal melhor e internacionalmente reconhecido, não só pelas suas dificuldades mas pela sua rápida (supostamente) intervenção e resolução destes temas. Mas não podemos ficar eternamente à espera que o Governo se debruce sobre este perene problema.
Os portugueses vão continuar a fazer “bolinhas” à volta dos anúncios nos jornais, a marcar entrevistas, e a escutar um “ NÃO!” pelo telefone? Só continuaremos a alimentar ilusões…
Catarina Ferreira
Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/portugues/portugues_trabalhos/textargumdesempr.htm, acesso em 22 de agosto de 2010 (texto adaptado).
O texto acima aborda, como tema, a questão do desemprego em Portugal. Sobre ele, é correto afirmar que a autora:
Defende a opinião de que o governo português precisa criar políticas de emprego, a partir de um discurso emotivo e envolvente, utilizando como recursos o vocativo “amigos leitores” e o sujeito composto “eu e você”.
Utiliza um texto de linguagem panfletária para falar de política de forma a denegrir a ação do governo e de promover-se, prometendo empregos aos desempregados.
Aborda a questão do desemprego de forma derrotista, culpando o governo pela situação atual, compartilhando com o leitor sua incredulidade em relação a mudanças.
Redige um texto utilizando uma linguagem literária, em que utiliza os recursos da citação e da oposição de ideias para envolver o leitor e criar nele um sentimento de revolta contra as ações do governo português.
Utiliza uma linguagem apelativa , mas distante do leitor, com recursos como a citação em inglês e a escolha de palavras rebuscadas.
Pergunta 8
Pergunta 8
0,8
Pontos
Leia a tirinha abaixo e analise as afirmativas a seguir.
I.Para a compreensão do texto, é preciso ativar o conhecimento de mundo do leitor para que entenda a alusão feita da nota vermelha com os demais discursos apresentados nos balões de fala;
II.Como se trata de um gênero textual de humor, o contexto não interfere na construção de sentido;
III.A comunicação é efetivada no último quadrinho, sem interferência, uma vez que o texto “...esta noite está chovendo no meu vale...” foi elaborado com uma linguagem no seu sentido real.
Está ou estão correta(s):
I e II.
I e III.
Somente a I.
II e III.
I, II e III.
Pergunta 9
Pergunta 9
0,8
Pontos
A forma mais difundida de paquera entre os sauditas são os cafés que oferecem acesso à internet. São poucos, mas estão se tornando uma ferramenta de aproximação entre os jovens. E estão se mostrando eficientes.
Com base em sua interpretação do Corão, o governo da Arábia Saudita restringiu alguns hábitos considerados "ocidentalizados" da população, principalmente dos mais jovens. Teatros, cinemas e boates foram proibidos de funcionar tanto na capital Riad quanto nas cidades pequenas do país. Na esteira do fechamento dessas casas, perde-se uma forma centenária de encontrar um namorado ou mesmo de conhecer outras pessoas.
A alternativa para quem não costuma usar os sites de namoro é escrever nome e telefone em pedaços de papel e deixá-los nos vidros dos carros para achar, com a ajuda do destino, um candidato a cara-metade e marcar um encontro.
(Sauditas aprendem a namorar pela net, in: Galileu n0. 131)
Considerando o trecho - "São poucos, MAS estão se tornando uma ferramenta de aproximação entre os jovens." -, assinale a alternativa que explica adequadamente e coesivamente o emprego da palavra "mas":
Expressa circunstância de modo na segunda informação apresentada.
Tem a função de levar o leitor a concluir algo a respeito da oração anterior.
Estabelece a relação de contraste entre as duas afirmações apresentadas.
Sinaliza a adição de mais uma informação de mesmo sentido que a anterior.
Introduz uma negação para o fato afirmado na primeira oração.