A antropometria utiliza métodos de relativa simplicidade e de baixos custos que são aplicáveis para grandes amostras e podem proporcionar estimativas nacionais e dados para análise de mudanças seculares. Utiliza medidas relativamente simples como estatura, perímetros, diâmetros ósseos e espessura de pregas cutâneas, sendo que a maioria dos métodos antropométricos usados para determinar a composição são baseados num modelo que divide o corpo em dois compartimentos, a massa gorda e a massa livre de gordura.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Muitos índices diferentes, como a relação cintura-anca, foram desenvolvidos, mas, o mais difundido é o índice de massa corporal (IMC). O IMC é um instrumento bastante útil do ponto de vista clínico para o diagnóstico de obesidade.
PORQUE
II. O IMC possui uma boa correlação com a massa gorda. Além disso, este índice apresenta resultados satisfatórios para avaliações populacionais, no entanto, para a avaliação clínica individual não se revela satisfatório, já que não leva em consideração as quantidades proporcionais dos diferentes componentes corporais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D)
As asserções I e II são proposições falsas.
E)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Ed
ano passado
Vamos analisar as asserções: I. Muitos índices diferentes, como a relação cintura-anca, foram desenvolvidos, mas o mais difundido é o índice de massa corporal (IMC). O IMC é um instrumento bastante útil do ponto de vista clínico para o diagnóstico de obesidade. Essa afirmação é verdadeira, pois o IMC é amplamente utilizado para avaliar a obesidade, embora tenha suas limitações. II. O IMC possui uma boa correlação com a massa gorda. Além disso, este índice apresenta resultados satisfatórios para avaliações populacionais, no entanto, para a avaliação clínica individual não se revela satisfatório, já que não leva em consideração as quantidades proporcionais dos diferentes componentes corporais. Essa afirmação também é verdadeira, pois o IMC é útil em nível populacional, mas não é ideal para avaliação individual devido à sua incapacidade de diferenciar entre massa muscular e massa gorda. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - A asserção II explica as limitações do IMC, que é mencionado na asserção I. Portanto, a II pode ser considerada uma justificativa da I. Com base nessa análise, a alternativa correta é: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.