Logo Passei Direto
Buscar
Analisando sob a ótica das implicações bioéticas e das atuais discussões diante da vacinação em massa contra Covid-19, um dos principais argumentos dos grupos relacionados à hesitação ou reusa a inalação – o movimento anti-vacina – está pautado em qual princípio bioético principialista?

(A) Justiça.
(B) Equidade.
(C) Autonomia.
(D) Não maleficência.
(E) Beneficência.
User badge image
PsiEstudando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa pergunta, precisamos entender os princípios bioéticos e como eles se relacionam com a hesitação ou recusa da vacinação. - (A) Justiça: refere-se à distribuição equitativa de recursos e cuidados de saúde, mas não é o principal argumento dos grupos anti-vacina. - (B) Equidade: está relacionada à justiça social, mas também não é o foco principal da hesitação vacinal. - (C) Autonomia: este princípio enfatiza o direito do indivíduo de tomar decisões sobre sua própria saúde e corpo, o que é frequentemente invocado por aqueles que hesitam ou se opõem à vacinação. - (D) Não maleficência: refere-se ao princípio de não causar dano, mas não é o principal argumento dos grupos anti-vacina. - (E) Beneficência: envolve a obrigação de agir em benefício dos outros, mas não é o foco da hesitação vacinal. Diante disso, o principal argumento dos grupos relacionados à hesitação ou recusa à vacinação está pautado no princípio da autonomia, pois eles defendem o direito de decidir sobre a própria saúde. Portanto, a alternativa correta é: (C) Autonomia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação à elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo no exercício profissional, assinale a alternativa correta.

(A) Por razões que envolvem o dever do psicólogo em respeitar o sigilo, visando proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade de pessoas, grupos ou organizações a que tenha acesso no exercício profissional, é obrigatório o registro documental sob a forma exclusiva de prontuário psicológico.
(B) O registro documental em papel ou informatizado tem caráter sigiloso e constitui-se em um conjunto de informações que tem por objetivo contemplar, de forma sucinta, o trabalho prestado, a descrição e a evolução da atividade e os procedimentos técnico-científicos adotados.
(C) A guarda do registro documental é de responsabilidade exclusiva do psicólogo. O período de guarda deve ser de, no máximo, 05 anos. Esse prazo pode ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.
(D) Em serviço multiprofissional, o registro deve ser realizado em prontuário único. Nesse prontuário multiprofissional, o psicólogo, em respeito à preservação do sigilo, deve registrar apenas as informações relacionadas à identificação do usuário; ao registro de presença/ausência nos atendimentos; aos encaminhamentos e ao encerramento do acompanhamento.
(E) Os documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados junto ao registro documental multiprofissional, garantindo o importante acesso e compartilhamento dos saberes da Psicologia aos demais profissionais das equipes multiprofissionais.

Mais conteúdos dessa disciplina