Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Sobre as técnicas e procedimentos de gravura, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Litografia. II- Água-forte. III- Xilogravura. IV- Serigrafia. ( ) A partir de um bloco de madeira dura, é esculpida uma imagem com pequenos cinzéis e buris. ( ) Essa técnica se baseia no fenômeno físico de que a água e gordura se repelem. Um desenho é feito com material gorduroso na superfície polida de uma rocha calcária. ( ) O desenho é aplicado na tela com uma camada grossa que evite o vazamento. Isso é feito manualmente, com um pincel e um aplicador de massa, ou por um procedimento fotográfico, projetando uma transparência sobre a tela delicada. ( ) A chapa polida é desengordurada e coberta com uma fina camada à base de vernizes, asfalto e betume. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A III - II - I - IV.
B I - III - IV - II.
C III - I - IV - II.
D IV - I - II - III.
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada técnica de gravura e suas descrições: I - Litografia: Essa técnica se baseia no fenômeno físico de que a água e gordura se repelem. Um desenho é feito com material gorduroso na superfície polida de uma rocha calcária. II - Água-forte: A chapa polida é desengordurada e coberta com uma fina camada à base de vernizes, asfalto e betume. III - Xilogravura: A partir de um bloco de madeira dura, é esculpida uma imagem com pequenos cinzéis e buris. IV - Serigrafia: O desenho é aplicado na tela com uma camada grossa que evite o vazamento. Isso é feito manualmente, com um pincel e um aplicador de massa, ou por um procedimento fotográfico, projetando uma transparência sobre a tela delicada. Agora, vamos correlacionar as descrições: 1. (III) A partir de um bloco de madeira dura, é esculpida uma imagem com pequenos cinzéis e buris. 2. (I) Essa técnica se baseia no fenômeno físico de que a água e gordura se repelem. Um desenho é feito com material gorduroso na superfície polida de uma rocha calcária. 3. (IV) O desenho é aplicado na tela com uma camada grossa que evite o vazamento. Isso é feito manualmente, com um pincel e um aplicador de massa, ou por um procedimento fotográfico, projetando uma transparência sobre a tela delicada. 4. (II) A chapa polida é desengordurada e coberta com uma fina camada à base de vernizes, asfalto e betume. Portanto, a sequência correta é: A III - II - I - IV. Assim, a alternativa correta é: A. III - II - I - IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "Nossas belas artes foram instituídas e seus tipos e usos fixados num tempo bem distinto do nosso, por homens cujo poder de ação sobre as coisas era insignificante comparado ao que possuímos. [...] Há em todas as artes uma parte física, que não mais pode ser subtraída às intervenções do conhecimento e do poderio moderno. É de se esperar que tão grandes novidades transformem toda a técnica das artes, agindo assim sobre a própria invenção e chegando mesmo, talvez, a maravilhosamente alterar a própria noção de arte" (VALERY apud BENJAMIM, 2000). Estre trecho contempla as ideias de contemporaneidade, premonição e clareza. Problematiza muito bem a relação da arte com a tecnologia. Isso é ainda mais espantoso quando se sabe que este trecho foi escrito em 1934, pelo poeta Paul Valery, em seu livro La conquête de l'ubiquité. Este trecho é conhecido no Brasil por ter sido escolhido como citação de abertura do ensaio A Obra de Arte na Época de sua Reprodução Técnica, publicado em 1936 por Walter Benjamin, marco na reflexão crítica sobre a produção cultural do século XX. Sobre a relação entre arte e tecnologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O texto diz que mesmo com o desenvolvimento tecnológico e os avanços da modernidade, o conceito de arte e a forma de produzi-la continuam os mesmos. ( ) O autor afirma que a parte física de todas as artes não se alterou nem mesmo diante do poderio moderno. ( ) Paul Valery diz que tanto a técnica de produção quanto a noção do que é arte podem ser influenciadas pela evolução do conhecimento e da tecnologia. ( ) Segundo o texto, é possível que se alterem as formas de produção da arte, mas não a noção, o conceito do que é arte. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, Luis. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

Uma modalidade de Arte Visual urbana e contemporânea que, em meio à poluição visual emergente do caos das cidades, se utiliza dos suportes mais variados para transmitir sentidos, mensagens e manifestações de várias ordens ou simplesmente para adornar. Sobre essa técnica e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Sticker Art: adesivos recortados em vinil autoadesivo protegido por máscara transparente que o aplicador retira depois de fixá-lo no local de destino. Há, contudo, uma subcategoria artística popularizada na década de 1990 pelos grupos urbanos ingleses, denominada Sticker Art que utiliza esta técnica para transmitir uma mensagem, sentido ou manifestação (HAMDAN, 2009). ( ) Estêncil: são pequenos nos formatos, mas presentes em todas as partes. Tendo em vista a facilidade de fazer e colar, são muito populares entre os artistas urbanos. Há uma mescla selvagem de elementos da cultura popular, que vão do culto ao bruto, do sério ao jocoso (CARLSSON; LOUIE, 2015). ( ) Sticker Art: criados na estética da arte de rua, os stickers não são tão populares como o graffiti ou estêncil. Surgem com as subculturas alternativas, como os grupos de hip-hop. Eram uma forma fácil e rápida de comunicar e fazer marketing as suas bandas e marcas (PORTELINHA, 2013, p. 61). ( ) Frottage: é uma técnica que capta os traços, por mais antigos e menos visíveis que sejam. Atualiza o fóssil do gesto, tempos breves ou tempos longos endurecidos, como em um carvão (DIDI-HUBERMAN, 2000, p. 59). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A F - F - F - F.
B V - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina