Logo Passei Direto
Buscar
A elisão fiscal é:

a. Configura-se em um planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o peso da carga tributária em um determinado orçamento. Respeitando o ordenamento jurídico, o administrador faz escolhas prévias (antes dos eventos que sofrerão agravo fiscal) que permitem minorar o impacto tributário nos gastos do ente administrado.
b. A elisão fiscal pode ser classificada em dois tipos. Há a elisão fiscal decorrente da própria lei, em que o contribuinte se vale das lacunas e brechas na própria lei para a economia de impostos, e a elisão decorrente da decisão do contribuinte, por exemplo, estabelecer-se de maneira fictícia em outro município com o objetivo de se beneficiar de uma tributação menor em suas atividades.
c. O planejamento caracteriza ilegalidade mesmo quando usa as regras vigentes para evitar o surgimento de uma obrigação fiscal.
d. Quando ocorre o fato gerador do tributo, através do planejamento evita-se a ocorrência do fato gerador, postergando-o, e por não ocorrer o fato gerador, o tributo não é devido.
e. O uso de meios ilícitos para evitar o pagamento de taxas, impostos e outros tributos. Entre os métodos usados para evadir tributos estão a omissão de informações, as falsas declarações e a produção de documentos que contenham informações falsas ou distorcidas, como a contratação de notas fiscais, faturas, duplicatas etc.
User badge image
Questões para Estudantes

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A elisão fiscal é um conceito que se refere ao planejamento tributário que utiliza métodos legais para reduzir a carga tributária, respeitando o ordenamento jurídico. Portanto, a alternativa que melhor define a elisão fiscal é: a. Configura-se em um planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o peso da carga tributária em um determinado orçamento. Respeitando o ordenamento jurídico, o administrador faz escolhas prévias (antes dos eventos que sofrerão agravo fiscal) que permitem minorar o impacto tributário nos gastos do ente administrado. As outras alternativas tratam de conceitos diferentes, como evasão fiscal ou ilegalidades, que não se encaixam na definição de elisão fiscal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina