Logo Passei Direto
Buscar
Ao considerarmos questões sociais como o abandono de crianças e o alto índice de adolescentes em conflito com a lei, notamos ser necessário repensar o papel da família na formação dos indivíduos, bem como das práticas sociais e culturais, que nela se reproduzem. Nesse contexto, é incorreto afirmar que
A) na família há uma complexidade e riqueza de processos sociais e psicológicos que acarretam consequências durante toda a vida do indivíduo.
B) a família desempenha um importante papel para a formação das crianças e dos adolescentes, sendo por este motivo importante a legislação que regulamente a proteção da criança no ambiente familiar.
C) a família será sempre uma representação real de proteção e cuidados, sendo a violência dos pais em relação aos filhos um mito da violência doméstica.
D) o estabelecimento de bons vínculos afetivos é uma condição indispensável para o crescimento sadio e para o desenvolvimento global da criança.
E) expressões de raiva e amor podem ser reguladas pelos pais no seio familiar, principalmente quando estabelecem um limite para brigas, ofensas e agressões físicas entre seus membros.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas é incorreta: A) "na família há uma complexidade e riqueza de processos sociais e psicológicos que acarretam consequências durante toda a vida do indivíduo." - Esta afirmação é verdadeira, pois reconhece a complexidade das dinâmicas familiares. B) "a família desempenha um importante papel para a formação das crianças e dos adolescentes, sendo por este motivo importante a legislação que regulamente a proteção da criança no ambiente familiar." - Esta afirmação também é verdadeira, já que a família é fundamental na formação dos indivíduos e a legislação é necessária para proteger as crianças. C) "a família será sempre uma representação real de proteção e cuidados, sendo a violência dos pais em relação aos filhos um mito da violência doméstica." - Esta afirmação é incorreta, pois a família nem sempre é um espaço seguro e pode, sim, ser um local de violência. A violência doméstica é uma realidade e não um mito. D) "o estabelecimento de bons vínculos afetivos é uma condição indispensável para o crescimento sadio e para o desenvolvimento global da criança." - Esta afirmação é verdadeira, pois bons vínculos são essenciais para o desenvolvimento saudável. E) "expressões de raiva e amor podem ser reguladas pelos pais no seio familiar, principalmente quando estabelecem um limite para brigas, ofensas e agressões físicas entre seus membros." - Esta afirmação é verdadeira, pois os pais têm um papel importante na regulação das emoções e comportamentos dentro da família. Portanto, a alternativa incorreta é a C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

MODULO 9 Leia o texto apresentado a seguir: Fernando e Aline são casados há 15 anos. Dona Maria, mãe de Fernando - uma senhora de 82 anos, com completo domínio de suas faculdades mentais, morava com o casal até poucos meses atrás, quando seu quadro hipertensivo se agravou, tornando necessário um acompanhamento médico constante. Aline, que já havia se desentendido com Dona Maria algumas vezes, viu na condição médica da sogra uma oportunidade de interná-la em uma instituição de longa permanência. Fernando, ciente dos riscos decorrentes do quadro clínico da mãe, bem como de sua impossibilidade financeira para contratar assistência médica permanente, aceitou a ideia de discutirem com Dona Maria a possibilidade de internação. Esta, apesar de não gostar da ideia, entendeu os argumentos do filho e do médico e, por fim, aceitou mudar-se para uma casa de repouso - o que também lhe manteria longe da nora, que já havia lhe agredido fisicamente. Durante a primeira semana de internação, o médico trocou os remédios de Dona Maria, mas ela se negou a tomar a medicação , alegando que em situações anteriores esses mesmos medicamentos tinham lhe causado mal - estar. Dona Maria pediu que a medicação anterior fosse mantida e o médico aceitou. Um mês após a internação, Dona Maria foi visitar o filho e a nora. Quando voltou, a psicóloga notou marcas de queimadura em seus braços. Ao ser questionada, a senhora falou que tais fatos não diziam respeito à psicóloga, pois era problema de família.
A respeito da situação acima relatada, à luz das determinações do Estatuto do Idoso, é incorreto afirmar que
A: famílias que abandonam um idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa.
B: dona Maria tem assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que acredita ser - lhe mais favorável.
C: a psicóloga é obrigada a comunicar sua suspeita de maus-tratos a uma autoridade policial, ao Ministério Público ou ao Conselho do Idoso do município.
D: no caso em questão podemos observar o cumprimento de todas as obrigações legais determinadas pelo Estatuto do Idoso.
E: a instauração do processo criminal para apuração de maus-tratos assegura, legalmente, prioridade à sua tramitação.

Sobre o ECA, considere as afirmativas a seguir:
Está correto somente o afirmado em:
I O reconhecimento pela sociedade moderna de que a criança e adolescentes são detentores de direitos inalienáveis, inerentes à pessoa humana, é, consequência do inexorável amadurecimento qualitativo da humanidade e da sociedade brasileira.
II A lei 8.069/90 protege os pequenos infratores, sobrepondo-se à autoridade dos pais e professores.
III O ECA é fruto da passagem de uma legislação com princípios autoritários e representativos para uma legislação com princípios democráticos.
IV O ECA privilegia os direitos das crianças e dos adolescentes e não os deveres, sendo o Brasil um país sem condições de implementá-lo.
V Fruto da luta da sociedade pelos direitos infanto-juvenis, o ECA garante que todas as crianças e adolescentes, independente de cor, raça ou classe social, sejam tratados como cidadãos.
A: I, II e III.
B: I, IV e V.
C: II e IV.
D: I, III e V.
E: II.

Leia atentamente o seguinte discurso de um adolescente infrator: Se eu entrar num ambiente que tenha... só trabalhadeira, honesta, sei conversar direito também. Sem ser na gíria, sem ser gingando. No meio da malandragem a gente tem que conversar na gíria, conversar de malandragem. Agora num ambiente familiar, vou conversar diferente, como gente. Se invadir meu terreno e eu tiver com uma arma de fogo... mato. Eu faço! Não tenho dó... Tempo de fogueira de São João, aí na vila, não pode marcar com cerca. A turma não arruma lenha no meio do mato e vão roubar acerca dos outros e pôr fogo... certo? (GUIRADO, 2004).
Podemos afirmar que este discurso justifica
A: o uso da violência para resolução de conflitos comunitários.
B: o uso da violência como forma de legítima defesa da propriedade privada.
C: o uso da violência em qualquer circunstância, como forma de legítima defesa de seus direitos.
D: o uso da violência em qualquer circunstância pela defesa da propriedade.
E: o uso da violência pelo estado de exceção.

A violência diariamente presente em jornais tem preocupado a sociedade. Em grande parte das ocorrências registradas pela polícia, os adolescentes figuram como os principais autores.
Sobre esta questão, podemos afirmar que
A: o professor brasileiro recebe capacitação e incentivo para lidar com os adolescentes em conflito com lei.
B: Kauffman (2001) aponta que é um mito pensar que os adolescentes com baixa escolaridade tem mais propensão para apresentar comportamentos e atitudes que os coloquem em conflito com a lei.
C: o papel da escola no processo de prevenção à violência é irrelevante, pois a essa cabe somente encaminhar o adolescente infrator à polícia.
D: quando um adolescente entra em conflito com a lei, é conveniente que sua família também receba acompanhamento do Estado, pois o apoio familiar é um importante pilar na reabilitação desse jovem.
E: o trabalho do psicólogo com os adolescentes em conflito com a lei em conjunto com suas famílias nunca é acompanhado por um sentimento de impotência, pois estas intervenções sempre dão um resultado positivo.

Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, defendia a ideia de que as vivências do aluno não podem ser desprezadas no processo de aprendizagem. Assim, propunha a educação conscientizadora, que produziria o conhecimento necessário para transformar a realidade.
Em relação a violência nas escolas, considere as afirmativas a seguir: I A violência faz parte da vivência dos alunos de escolas públicas atualmente. II De acordo com a visão de Paulo Freire, todo ato violento deve ser reprimido para que não se faça uma apologia à violência. III Quando a escola fracassa no planejamento de suas atividades curriculares, a possibilidade da violência entre os pares ocorrer é sempre maior. Está correto somente o afirmado em:
A: II e III.
B: I e III.
C: III.
D: II.
E: I.

A Organização Internacional do Trabalho reconhece no assédio moral um dos fenômenos responsáveis pela incidência de distúrbios mentais relacionados às condições de trabalho. Esta modalidade de violência moral no trabalho tem como uma de suas características principais
A: a necessária subordinação hierárquica da vítima ao agressor.
B: a desqualificação do empregado, por meio de humilhações públicas e de seu isolamento.
C: a rigidez psicológica do indivíduo alvo das brincadeiras dos colegas.
D: a pressão por favores sexuais perpetrada por superior hierárquico.
E: a exigência de desempenho e produtividade por parte da chefia.

Leia o texto apresentado a seguir: As minhas primeiras relações com a justiça foram dolorosas e deixaram-me funda impressão. Eu devia ter quatro ou cinco anos, por aí, e figurei na qualidade de réu. Certamente já me haviam feito representar esse papel, mas ninguém me dera a entender que se tratava de julgamento. Batiam-me porque podiam bater e isto era natural (Graciliano Ramos - Um Cinturão). Este conto autobiográfico descreve a cena na qual Graciliano criança é espancado pelo pai. Tendo em vista o texto acima e as discussões sobre a violência contra crianças e adolescentes, considere as afirmativas a seguir: I O trecho do conto retratado explicita a concepção vigente no Brasil, por décadas, de que o corpo e a mente da criança precisam ser disciplinados e cabia aos adultos, principalmente aos pais, seu adestramento por meio de castigos físicos e humilhações. II Após a promulgação da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990, houve diminuição significativa nos índices de violência contra a criança e os adolescentes, estando essa restrita às famílias de baixa renda. III Pesquisas nacionais indicam que os efeitos da violência sofrida por crianças e adolescentes são variados, podendo, inclusive, não haver qualquer consequência verificável.
Está correto somente o afirmado em:
A: I e III.
B: I.
C: II.
D: III.
E: I e II.

(CFP, 2012) De acordo com Érika Piedade da Silva Santos (2004), a infância começou a ser definida como objeto de ação e intervenção do Estado a partir do advento do capitalismo e de suas demandas: a necessidade de um mercado consumidor e de mão de obra barata e disciplinada.
Sobre a infância e a intervenção estatal e científica, assinale a afirmativa incorreta:
A: A partir da análise de obras de arte, Philippe Ariès (1978) defende a ideia de que a descoberta da infância teve início somente no século XVIII, quando se passou a admitir que a criança não estivesse madura para a vida adulta, sendo necessário submetê-la a uma espécie de quarentena em um regime especial.
B: No Brasil, os primórdios da Psicologia Jurídica referem-se à elaboração de avaliações e diagnósticos psicológicos direcionados ao controle e adaptação da menoridade nos Juizados de Menores e nas instituições de abrigo e correção de menores.
C: Diferentemente do Código de Menores de 1927, o Código de Menores de 1979 baseava-se na Doutrina da Proteção Integral, que tinha como objetivo a proteção integral das crianças em situação irregular em instituições educacionais.
D: Influenciadas pelo movimento higienista, a pediatria e a pedagogia são exemplos de campos do saber-poder que visaram a transformar as formas de constituição familiar, ditando normas e padrões morais a partir de modelos ideais de conduta, definindo os parâmetros de 'normalidade' e 'anormalidade'.
E: Durante o século XX, a expressão 'menor de idade' estava relacionada à necessidade de diferenciar os bem-nascidos e os potencialmente perigosos à sociedade, ideia que influenciou o imaginário subjetivo, social e jurídico.

Mais conteúdos dessa disciplina