Logo Passei Direto
Buscar

Liderança

Colégio Objetivo
Possivelmente, a mais antiga concepção teórica de liderança é aquela que procurava identificar os traços de personalidade que diferenciariam o líder do restante dos sujeitos que conviviam com ele. Essa abordagem foi chamada de:
A) Teoria dos traços.
B) Teoria da liderança.
C) Teoria da personalidade.
D) Teoria da ciência da individualidade.
User badge image
liderancaparatodos

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A descrição apresentada na pergunta refere-se a uma abordagem que busca identificar características específicas que diferenciam líderes de não líderes. Essa abordagem é conhecida como "Teoria dos traços", que se concentra em traços de personalidade e características individuais que podem prever a eficácia da liderança. Analisando as alternativas: A) Teoria dos traços - Esta é a opção correta, pois se refere exatamente à identificação de traços que diferenciam líderes. B) Teoria da liderança - É um termo mais genérico e não se refere especificamente à identificação de traços. C) Teoria da personalidade - Embora relacionada, não é o termo específico usado para a abordagem de liderança. D) Teoria da ciência da individualidade - Não é um termo reconhecido na literatura sobre liderança. Portanto, a alternativa correta é: A) Teoria dos traços.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A intensidade do controle situacional relaciona-se ao grau de controle que o líder tem do ambiente de trabalho no qual está inserido.
Leia atentamente as frases a seguir e assinale a alternativa correta no que se refere a intensidade alta.
I – Os líderes motivados pela tarefa e socioindependentes apresentam melhor desempenho quando têm mais controle, a tarefa é mais estruturada, tem uma alta posição de poder e os relacionamentos entre líderes e membros são bons.
II – Os líderes motivados pelo relacionamento apresentam melhor desempenho quando tem controle alto. Combinação de fatores favoráveis e desfavoráveis.
III – Os líderes motivados pela tarefa apresentam melhor desempenho quando têm baixo controle, tem uma baixa posição de poder.
A) Nenhuma alternativa está correta.
B) As alternativas II e III estão corretas.
C) Somente a alternativa I está correta.
D) Todas as alternativas estão corretas.

Imagine um grupo de pessoas que trabalham em diferentes ambientes de uma empresa e que devem resolver uma situação-problema. Para isso, cada uma delas busca alternativas para sanar a dificuldade.
Assinale a alternativa correta em relação à definição de grupo:
A) Compreende uma estrutura organizacional, fusão de pessoas que possuem estipulados normas e valores, sem exercer ações uns sobre os outros e desenvolvendo papéis que atrapalham o grupo no contexto da avaliação de desempenho.
B) É formado por um conjunto de pessoas que se reúnem sem uma razão comum, desenvolvendo papéis, simpatias e antipatias perante o desempenho de cada um, que é avaliado coletivamente na situação de trabalho.
C) Configura uma reunião de pessoas com um ou mais objetivos, sem a preocupação com o desempenho coletivo; o resultado é individual. Outra característica de grupo é saber que simplesmente a proximidade física não forma um grupo.
D) É um grande número de pessoas com habilidades complementares, descomprometidas com o objetivo comum, com as mesmas metas de desempenho e a mesma abordagem, pelas quais elas se consideram responsáveis.

Relacione as colunas, de acordo com os principais marcos teóricos em relação ao fenômeno de poder:
I – O poder é entendido como algo empregado para obter uma aparente vantagem futura.
II – O poder é considerado uma rede produtiva que afeta todo o corpo social muito mais do que uma instância negativa que tem como função reprimir.
III – As organizações são vistas como ambientes permeados por relações de poder entre indivíduos e grupos.
( ) Hobber, Locke, Humme, Marx, Dahl, Bachrach e Baratz.
( ) Focault.
( ) Weber, Russel.

Quando observamos duas equipes dentro de uma organização, é possível distinguir algumas características que tornam evidente as peculiaridades de cada uma. Quando estamos considerando uma equipe de alta performance, comparada a uma equipe de trabalho normal, essas peculiaridades ficam muito evidentes.
Portanto, assinale a alternativa que indica uma das diferenças entre equipes de alta perfomance e equipes normais de trabalho:
A Na equipe normal os conflitos são sempre aparentes, visando ao melhor desempenho e a melhor qualidade do trabalho; na equipe de alta performance, os conflitos são menos aparentes.
B Na equipe normal, o compromisso de entrega é do grupo e não da equipe como um todo. Na equipe de alta performance, o compromisso de entrega é sempre de toda a equipe.
C Na equipe de alta performance as comemorações são de cada grupo, sendo que, na equipe de trabalho normal, as comemorações são compartilhadas sempre entre toda a equipe.
D Na equipe de alta performance há transparência somente em quem confiamos e, na equipe normal de trabalho, há transparência total, todos são confiáveis e compartilham tudo.

Mais conteúdos dessa disciplina