Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: "A partir de uma experiência de pesquisa participante realizada em duas comunidades de japoneses localizadas no noroeste do estado de São Paulo, as Comunidades Sinsei e Yuba […]. [Discutiremos] questões como a forma de realização da pesquisa, o compromisso do pesquisador com a comunidade estudada, a postura do pesquisador durante sua aproximação da comunidade, a diferença da compreensão da dimensão temporal para o pesquisador e a comunidade que estuda, e a importância do olhar na realização da pesquisa." Fonte: MARCOS, V. de. Trabalho de Campo em Geografia: Reflexões sobre uma Experiência de Pesquisa Participante. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 84, p. 105-136, 2006. Disponível em: . Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre pesquisas de campo, pode-se afirmar que, ao buscar aproximação com as pessoas da área selecionada para o estudo:
cidades rurais possuem mais vantagens do que cidades urbanas.
o cientista deve manter o distanciamento das pessoas da comunidade.
a presença de familiares atrapalhará o levantamento de dados.
pode-se criar rotas através do conhecimento dos moradores daquela região.
a presença de lideranças políticas é indispensável.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Ao buscar aproximação com as pessoas da área selecionada para o estudo, a alternativa mais adequada é: "pode-se criar rotas através do conhecimento dos moradores daquela região." Isso se alinha à ideia de que a pesquisa participante valoriza a interação e o conhecimento local, permitindo uma compreensão mais profunda da comunidade estudada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Antes da era da internet, o acesso a um determinado artigo científico era mais difícil e complexo. Em alguns casos, tornava-se quase inacessível aos pesquisadores, devido à dificuldade do acesso ao banco de dados para a localização do artigo ou ao custo da obtenção do mesmo. Atualmente, com a crescente disponibilização de publicações científicas em formato eletrônico na web e a criação de redes de pesquisadores e bancos de dados, disponibilizando essas publicações, o acesso começa a ser universal.” Fonte: PUCCINI, L. R. S. et al. Comparativo entre as bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico com o foco na temática Educação Médica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, n. 28, p. 75-82, ago. 2015. Disponível em: . Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre tipos de dados, analise as variáveis a seguir e associe-as com suas respectivas categorias: 1) LILACS. 2) BIREME. 3) Scielo. 4) Scholar.
( ) Biblioteca Regional de Medicina.
( ) Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde.
( ) Scientific Electronic Library Online.
( ) Google Acadêmico.
1, 3, 2, 4.
2, 1, 3, 4.
4, 1, 2, 3.
3, 1, 4, 2.
3, 4, 2, 1.

Leia o trecho a seguir: “Em sentido amplo, [...] ‘método em pesquisa significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos’. Desta forma, todo trabalho de pesquisa deve ser planejado e executado de acordo com as normas que acompanham cada método.” Fonte: DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13. 2008. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los.
Porque:
II. Ela utiliza técnicas de dados como a observação participante, história ou relato de vida, entrevista e outros.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “O Ministério da Saúde fixou quatro estratos geográficos de interesse, correspondendo a agrupamentos de estados brasileiros, a saber: estados das regiões Norte e Nordeste; estados da região Centro-Oeste e Sudeste exceto São Paulo; estados da Região Sul e, por fim, o Estado de São Paulo, como domínio adicional.” Fonte: TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre Coleta de Dados, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A Amostragem Aleatória Simples consiste em um sorteio ou seleção espontânea da amostra.
II. ( ) A Amostragem Sistemática se dá quando a população se encontra em um sistema aberto.
III. ( ) A Amostragem Proporcional Estratificada é definida por categorias fluidas e dinâmicas.
IV. ( ) A Amostragem Probabilística permite conhecer a probabilidade de ocorrência de um evento.
F, F, V, F.
F, V, V, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: “Talvez a reflexão mais importante seja a de que qualquer método apresenta prós e contras. O pesquisador deve, sempre, estudar bem o método, porém sem ficar tão preso às normas de conduta metodológicas que, como na fábula indiana, se atenha de tal forma às partes – tromba com uma mangueira, cauda com ponta peluda como uma vassoura, pata grossa como um tronco –, que se esqueça de perceber o todo: o elefante.” Fonte: MARTINEZ, M.; SILVA, P. C. Fenomenologia: o uso como método em Comunicação. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.17, n.2, mai./ago. 2014. Disponível em: . Acesso em 06 jan. 2020. (adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, ao estudar com método científico um objeto a partir de como ele se mostra, sem categorizações prévias, um pesquisador:
está utilizando o método de campo.
está utilizando o método indutivo.
está utilizando o método dedutivo.
está utilizando o método dialético.
está utilizando o método fenomenológico.

Leia o trecho a seguir: “A questão da pesquisa básica versus pesquisa aplicada ou pesquisa acadêmica versus pesquisa tecnológica não é nova e certamente não se esgotará agora. Ela envolve o governo de uma nação, o dinheiro dos contribuintes e as prioridades que a administração no poder procura dar à sua atuação. A questão tem se repetido ciclicamente, de modo que os resultados começam a ser previsíveis.” Fonte: LOPES, O. U. Pesquisa básica versus pesquisa aplicada. Estud. av., vol. 5, n. 13, pp. 219-221. 1991. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidades de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Pesquisa Básica objetiva produzir conhecimentos novos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
Porque:
II. A necessidade intelectual pelo conhecimento e sua meta pelo saber são o fim na pesquisa básica.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina