Logo Passei Direto
Buscar
Analise o seguinte caso: Lei ordinária federal institui contribuição para custeio de problemas atinentes à saúde pública no Brasil, exigindo-se tal exação imediatamente. A lei instituidora do gravame elege como fato gerador o "auferir renda". Com base no caso retrocitado, assinale a alternativa que não menciona uma lesão ao Direito Tributário ocasionada neste fato:
A) Lesão ao princípio da legalidade, pois contribuição social só pode ser instituída mediante lei complementar.
B) Houve bitributação.
C) Lesão ao princípio da anterioridade mitigada.
D) Houve bis in idem.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao caso apresentado: A) Lesão ao princípio da legalidade, pois contribuição social só pode ser instituída mediante lei complementar. - Esta afirmação é verdadeira, pois contribuições sociais geralmente exigem lei complementar, o que caracteriza uma lesão ao princípio da legalidade. B) Houve bitributação. - Bitributação ocorre quando um mesmo fato gerador é tributado por mais de um ente federativo. No caso apresentado, não há informações suficientes para afirmar que isso ocorreu, então essa alternativa pode não mencionar uma lesão ao Direito Tributário. C) Lesão ao princípio da anterioridade mitigada. - A anterioridade mitigada exige que a lei que institui ou aumenta tributo entre em vigor apenas no exercício seguinte. Como a lei exige a exação imediatamente, isso caracteriza uma lesão a esse princípio. D) Houve bis in idem. - Bis in idem refere-se à cobrança de tributo sobre o mesmo fato gerador mais de uma vez. No caso, não há informações que indiquem que isso ocorreu, mas a questão não menciona uma lesão clara. Diante da análise, a alternativa que não menciona uma lesão ao Direito Tributário ocasionada neste fato é: B) Houve bitributação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Padrões estéticos desnecessários, logística de venda incorreta, prazos de validade incoerentes...
Nas palavras “desnecessárias”, “incorretas” e incoerentes” encontramos os seguintes elementos mórficos:
A) Todas as palavras são constituídas somente por sufixos.
B) As palavras são construídas somente por prefixos e sufixos.
C) As palavras são constituídas por radicais, prefixos e desinências nominais.
D) Todas as palavras são mesóclises.

Com base no enunciado abaixo, julgue os itens em V para verdadeiro e F para falso. No procedimento licitatório é vedado aos agentes públicos:
(__) Admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, salvo nos casos de sociedades cooperativas.
(__) Estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere à moeda.
(__) Estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a modalidade e local de pagamentos, mesmo quando envolvidos financiamentos de agências internacionais.
A) F-V-V.
B) V-F-V.
C) F-F-V.
D) V-V-F.

Mais conteúdos dessa disciplina