Logo Passei Direto
Buscar
Um paciente assintomático, com teste tuberculínico forte reator para tuberculose, com radiografias de tórax normais, sem outras alterações ao exame físico e com antecedente de artrite psoriática, encontra-se em programação para iniciar tratamento da doença autoimune com imunobiológicos (bloqueadores de TNF-alfa).
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta com relação à interpretação do quadro apresentado e à conduta a ser adotada.
(A) Trata-se de tuberculose pulmonar. Deve ser contraindicado o uso de imunobiológicos e iniciado um esquema terapêutico com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.
(B) Trata-se de infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis. Deve ser contraindicado o uso de imunobiológicos e iniciado um esquema terapêutico com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.
(C) Trata-se de infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis. Deve ser mantida a programação de se iniciar o imunobiológico e a conduta em relação à tuberculose deve ser expectante.
(D) Trata-se de infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis. Deve ser iniciada isoniazida e postergado o início do uso de imunobiológicos.
(E) Trata-se de tuberculose pulmonar. Deve ser iniciado um esquema alternativo de tratamento de tuberculose com levofloxacino, etambutol e estreptomicina e mantida a programação do uso de imunobiológicos.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas com base no caso descrito. O paciente é assintomático, tem um teste tuberculínico forte reator e radiografias de tórax normais. Isso sugere que ele pode ter uma infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis, já que não há sinais de doença ativa (como tuberculose pulmonar). Agora, vamos analisar as alternativas: (A) Trata-se de tuberculose pulmonar. Deve ser contraindicado o uso de imunobiológicos e iniciado um esquema terapêutico com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. - Incorreto, pois não há evidências de tuberculose pulmonar. (B) Trata-se de infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis. Deve ser contraindicado o uso de imunobiológicos e iniciado um esquema terapêutico com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. - Incorreto, pois o tratamento para infecção latente não requer todos esses medicamentos. (C) Trata-se de infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis. Deve ser mantida a programação de se iniciar o imunobiológico e a conduta em relação à tuberculose deve ser expectante. - Incorreto, pois a infecção latente deve ser tratada antes de iniciar imunobiológicos. (D) Trata-se de infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis. Deve ser iniciada isoniazida e postergado o início do uso de imunobiológicos. - Correto, pois o tratamento da infecção latente é indicado e o uso de imunobiológicos deve ser postergado até que a infecção latente seja tratada. (E) Trata-se de tuberculose pulmonar. Deve ser iniciado um esquema alternativo de tratamento de tuberculose com levofloxacino, etambutol e estreptomicina e mantida a programação do uso de imunobiológicos. - Incorreto, pois não há evidências de tuberculose pulmonar. Portanto, a alternativa correta é: (D) Trata-se de infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis. Deve ser iniciada isoniazida e postergado o início do uso de imunobiológicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina