Logo Passei Direto
Buscar

Gestão de Pessoas

Colégio Objetivo
Reflexiones sobre internacionalización universitaria y dinámicas de cooperación sur-sur desde una perspectiva contrahegemónica a la globalización neoliberal y neocolonial.
Considere las informaciones a continuación y marque la alternativa cuya secuencia corresponde a las que son verdaderas (V) y falsas (F).
( ) El texto defiende que la cooperación universitaria internacional debe ser un movimiento neutral, orientado por las dinámicas de internacionalización exógenas.
( ) Las políticas públicas del Estado no inciden sobre la internacionalización de la ciencia, la tecnología y la universidad, puesto que se trata de instituciones independientes.
( ) La dirección política de derecha, los movimientos neoliberales y neocoloniales comprometen la viabilidad de proyectos orientados a agendas regionales.
( ) El texto sostiene que una internacionalización endógena es posible.
( ) El proceso de internacionalización universitaria hacia la integración regional a partir de la dinámica de cooperación sur-sur orienta al nacionalismo y limita el conocimiento científico.
A ( ) F – F – V – V – F
B ( ) F – F – V – F – F
C ( ) V – V – F – V – V
D ( ) V – F – V – V – F
E ( ) V – V – F – F – V
User badge image
Estudando com Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O texto defende que a cooperação universitária internacional deve ser um movimento neutro, orientado por dinâmicas de internacionalização exógenas. É falsa (F). O texto provavelmente critica a ideia de neutralidade e sugere que a cooperação deve ser orientada por dinâmicas internas e contextuais, não apenas externas. ( ) As políticas públicas do Estado não incidem sobre a internacionalização da ciência, da tecnologia e da universidade, pois se trata de instituições independentes. É falsa (F). As políticas públicas geralmente têm um impacto significativo na internacionalização das universidades e na ciência. ( ) A direção política de direita, os movimentos neoliberais e neocoloniais comprometem a viabilidade de projetos orientados a agendas regionais. É verdadeira (V). Essa afirmação reflete uma crítica comum a essas direções políticas, que podem dificultar a cooperação regional. ( ) O texto sustenta que uma internacionalização endógena é possível. É verdadeira (V). A ideia de uma internacionalização endógena sugere que as universidades podem desenvolver suas próprias estratégias de internacionalização, baseadas em suas realidades locais. ( ) O processo de internacionalização universitária em direção à integração regional, a partir da dinâmica de cooperação sul-sul, orienta ao nacionalismo e limita o conhecimento científico. É falsa (F). A cooperação sul-sul geralmente é vista como uma forma de promover a integração e o compartilhamento de conhecimento, não como uma limitação. Agora, organizando as respostas: F – F – V – V – F A alternativa que apresenta a sequência correta é a) F – F – V – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aldo Bizzocchi (pesquisador USP) e Cristine Gorski Severo (professora UFSC) divergem sobre a necessidade de mudanças na língua portuguesa que possibilitem a imparcialidade no falar.
É correto afirmar que o texto 1 apresenta:
A ( ) dois posicionamentos que convergem para a neutralização do gênero gramatical.
B ( ) dois posicionamentos que apontam para a inviabilidade da implementação do gênero gramatical.
C ( ) dois posicionamentos que se mostram favoráveis, ainda que por razões distintas, à neutralização do gênero gramatical.
D ( ) dois posicionamentos que divergem acerca da neutralização do gênero gramatical.
E ( ) dois posicionamentos que recomendam o uso de gênero neutro sempre que possível, por uma questão de inclusão social.

Mais conteúdos dessa disciplina