Logo Passei Direto
Buscar
Verbos bitransitivos são aqueles predicadores que demandam três argumentos para ter suas lacunas preenchidas, ou seja, um argumento que desempenha a função de sujeito, outro de objeto direto e outro de objeto indireto.
Acerca da oração que apresenta um verbo bitransitivo com três argumentos, assinale a alternativa CORRETA:
A João comprou frutas no mercado com sua mãe.
B Lúcia teve um desencontro com seu irmão e amigos.
C Túlio precisava de remédios urgentemente.
D Caterina confiou as anotações aos colegas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar a alternativa correta que apresenta um verbo bitransitivo, precisamos entender que um verbo bitransitivo exige um sujeito, um objeto direto e um objeto indireto. Vamos analisar as opções: A) "João comprou frutas no mercado com sua mãe." - Aqui, "João" é o sujeito, "frutas" é o objeto direto, mas "no mercado com sua mãe" não é um objeto indireto, então não é bitransitivo. B) "Lúcia teve um desencontro com seu irmão e amigos." - "Lúcia" é o sujeito, "um desencontro" é o objeto direto, mas "com seu irmão e amigos" não é um objeto indireto, então não é bitransitivo. C) "Túlio precisava de remédios urgentemente." - "Túlio" é o sujeito e "remédios" é o objeto direto, mas não há um objeto indireto, então não é bitransitivo. D) "Caterina confiou as anotações aos colegas." - Aqui, "Caterina" é o sujeito, "as anotações" é o objeto direto e "aos colegas" é o objeto indireto. Portanto, essa frase apresenta um verbo bitransitivo. A alternativa correta é: D) Caterina confiou as anotações aos colegas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em língua portuguesa, os verbos (predicadores) demandam uma determinada quantidade de argumentos para que a sentença seja bem-construída e gramatical. A quantidade de argumentos faz com que os predicadores sejam classificados como monoargumentais (um argumento), biargumentais (dois argumentos) e triargumentais (três argumentos).
Com relação à classificação dos argumentos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Monoargumental. II- Biargumental. III- Triargumental. ( ) O bebê comeu muita papinha. ( ) Pedro pediu uma água ao garçom. ( ) Casamos ontem na Suíça. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - I - II.
B I - II - III.
C II - III - I.
D I - III - II.

A explicação de uma seleção categorial, ou c-seleção, pode auxiliar um aluno de Ensino Básico a compreender diferentes funções sintáticas exercidas pelos sintagmas nas orações, como a distinção, por exemplo, entre o uso de um objeto direto e um objeto indireto.
Sobre a c-seleção e o ensino desse conceito, analise as sentenças a seguir: I- O ensino da c-seleção, dentre outras razões, é interessante porque explica a um aluno a classe gramatical denominada preposição. II- O conceito de c-seleção pode esbarrar com o de sujeito, uma vez que o predicador pode exigir um argumento que satisfaça a função de sujeito, mas este pode estar oculto na oração, dependendo, então, do contexto. III- Se um verbo demanda um complemento direto, e, no complemento, há um SP, há um problema de gramaticalidade. IV- A aceitação das orações é relacionada puramente à c-seleção. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença IV está correta.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Em um verbo biargumental, há dois argumentos, um de sujeito e outro de complemento, que precisam cumprir seus respectivos papeis temáticos dentro do contexto em que estão empregados. Os papeis temáticos são relacionados à semântica, ou seja, ao sentido expresso pelos sintagmas.
Com base no trecho “A janela da casa de Maria foi quebrada pela garotada da rua”, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O sintagma [a janela da casa de Maria] é o sujeito simples e um dos argumentos da locução verbal “foi quebrada” PORQUE II- Cumpre o papel temático de agente. Assinale a alternativa CORRETA:
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

A depender do complemento exigido pelo verbo transitivo e do contexto em que esse predicador é inserido, ele pode ser classificado como direto ou indireto, ou seja, o verbo pode predicar um SN ou um SP.
Sobre essas classificações e a oração “Desapareceu (o/do) mapa”, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Da maneira como está escrita a oração, o verbo pode ter a transitividade verbal direta. ( ) O verbo “desaparecer” pode ser compreendido como indireto; nesse caso, é preciso um argumento preposicionado, e, sem ele, pode ocorrer agramaticalidade em alguma sentença. ( ) Nessa oração, ser um verbo transitivo indireto ou intransitivo muda o sentido da sentença. ( ) O termo “o mapa” pode ser compreendido com diferentes funções sintáticas a depender da transitividade atribuída ao verbo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - F.
B V - V - F - F.
C F - V - V - V.
D V - F - F - V.

Algumas sentenças, que podem ser consideradas gramaticais, têm sua estrutura dentro dos parâmetros permitidos pela gramática dos falantes, ao mesmo tempo em que podem ser negadas pela abordagem tradicional.
Com relação à aceitabilidade e à gramaticalidade das orações, de um ponto de vista literal (e não metafórico), associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Agramatical. II- Inaceitável. ( ) O sol acordou lindo hoje. ( ) As músicas querem ser ouvidas. ( ) A mãe orgulha-se na filha. ( ) O médico precisou ajuda. ( ) Quem João comeu o pudim? Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - II - I - II.
B II - II - I - I - II.
C I - I - II - II - II.
D I - II - I - II - I.

Há três tipos de predicado – verbal, nominal e verbo-nominal – , os quais são classificados de acordo com o seu núcleo. Essa classificação é feita referente ao nome das categorias, ou seja, o núcleo do predicado verbal é um verbo, do predicado nominal, um nome, e do predicado verbo-nominal, um verbo e um nome.
Com base na classificação dos predicados, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Predicado verbal. II- Predicado nominal. III- Predicado verbo-nominal. ( ) A chefe de cozinha comeu contente sua mais nova criação. ( ) A chefe de cozinha estava contente com sua mais nova criação. ( ) A chefe de cozinha fez sua mais nova criação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - III - II.
B I - II - III.
C II - I - III.
D III - II - I.

Considerando um verbo que predica um argumento de sujeito, a definição desse conceito se faz necessária para que se entenda o que é o sujeito de uma oração.
Sobre o sujeito e as definições dele, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A definição de que o sujeito é o termo da oração que concorda com o verbo deixa de ser verdadeira em uma oração como “Nós vai embora”, dita no português coloquial, por exemplo, uma vez que mesmo com a falta de concordância, ainda há um sujeito, “nós”. ( ) O sujeito pode ser definido como aquele que pratica a ação do verbo, como se vê em “A menina foi julgada pela juíza”. ( ) Outra definição de sujeito pode se referir a um conceito relacionado ao domínio interno do sintagma nominal, como podemos observar quanto à sua posição, ao lado esquerdo do verbo em: “Na serra catarinense, neva às vezes”. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V.
B V - V - F.
C V - F - F.
D F - V - F.

Cada verbo (predicador) demanda uma quantidade específica de argumentos para que a oração construída com base nele seja entendida como gramatical. Esses argumentos podem assumir as funções de sujeito e de complemento verbal a depender do verbo empregado na sentença.
Com relação à gramaticalidade da seguinte sentença “Honório olhou para o chão e viu uma carteira”, avalie as asserções e a relação proposta entre elas: I- Considerando apenas o trecho, ele é entendido como agramatical, uma vez que o verbo “ver”, nesse contexto, demanda dois argumentos, algo que não é cumprido na sentença. PORQUE II- A pessoa que vê a carteira é entendida pelo contexto e pela desinência do verbo, já que “viu” está conjugado na terceira pessoa e se refere à Honório (ele). Assinale a alternativa CORRETA:
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Mais conteúdos dessa disciplina