Buscar

Se trata de uma abolitio criminis?

Em virtude da crise econômica mundial, acarretada pela “quebra” de grandes instituições bancárias internacionais, com a retração de crédito para a população em geral e uma vertiginosa “fuga de capitais” do Brasil, que acarretam uma crise jamais no Sistema Financeiro Nacional, com ameaça à sobrevivência da economia do País, entra em vigor, na data de 12/11/08, a hipotética Lei Anti-Marolinha, com o escopo de facilitar o consumo. Aquela Lei cominou pena de dois a cinco anos de reclusão para a conduta de “deixar de conceder, injustificadamente, empréstimo bancário aos consumidores adimplentes”. Com o reaquecimento parcial do crédito, mas ainda sob os efeitos de atipicidade econômica, é alterada, em 27/03/09, a referida Lei, cominando a conduta precedente com pena de detenção, de 06 (seis) meses a um ano, e multa. Finalmente, com o crédito e o consumo restabelecidos no Brasil, com excelentes indicativos econômicos, é promulgada, em 12/11/09, a Lei Pró-Marolinha, revogando o delito acima capitulado. Na data de 13/11/08, o gerente do Banco do Brasil, LERDO LONTRA, foi preso em flagrante quando, sem justa causa, proibiu que fosse dado empréstimo aos clientes da sua agência. Com base nos dispositivos legais pertinentes, analise a situação jurídica de LERDO LONTRA na data de hoje, da 13/11/09. Justifique sua resposta.

 

💡 6 Respostas

User badge image

Diogo Quintino

Como a lei foi revogada não a mais crime!
0
Dislike0
User badge image

Diogo Quintino

Como a lei foi revogada não a mais crime!
0
Dislike0
User badge image

Diogo Quintino

Acho q errei, a lei não pode ser revogada, pois é uma lei excepcional ! O gerente vai ser condenado pela lei Pró-Marolinha, sendo q vai responder pela lei antiga, pois não existe retroatividade para leis temporais ou excepcionais!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais