Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A revolta comunista de 1935, conhecida como intentona Comunista, eclodiu nas seguintes capitais brasileiras:
a) São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
b) Natal, Recife e Rio de Janeiro.
c) Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
d) Recife, Natal e Porto Alegre.
e) São Paulo, Belo Horizonte e Recife.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para responder à sua pergunta sobre a intentona comunista de 1935, precisamos identificar as capitais onde ocorreram os principais levantes. Analisando as opções: a) São Paulo, Rio de Janeiro e Recife - Embora Recife tenha sido um dos locais, São Paulo e Rio de Janeiro não foram os principais focos da revolta. b) Natal, Recife e Rio de Janeiro - Esta opção inclui Natal, que foi um dos principais locais da revolta, mas Rio de Janeiro não foi um foco central. c) Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte - Nenhuma dessas cidades foi um foco da intentona. d) Recife, Natal e Porto Alegre - Recife e Natal estão corretos, mas Porto Alegre não foi um foco da revolta. e) São Paulo, Belo Horizonte e Recife - Novamente, Recife está correto, mas São Paulo e Belo Horizonte não foram os principais focos. A opção correta, que inclui as capitais onde a intentona comunista realmente eclodiu, é: b) Natal, Recife e Rio de Janeiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Hoje o Rio de Janeiro é famoso pela bela alcunha de “Cidade Maravilhosa”, mas seu passado esconde apelidos muito menos lisonjeiros. “Porto Sujo” e “Cidade da Morte” eram os nomes que os estrangeiros usavam para se referir à capital fluminense antes da Reforma Pereira Passos. Muitos navios passaram a evitar a Baia de Guanabara por medo. Em um episódio dramático, em 1895, 333 marinheiros do navio italiano Lombardia, que tinha 340 tripulantes, contraíram febre amarela, e 234 morreram.
Os termos pelos quais a cidade era conhecida no passado, antes da reforma mencionada no texto, são explicados pela associação entre os seguintes fatores:
a) Endividamento e dependência financeira.
b) Insalubridade e ocupação desordenada.
c) Criminalidade e decadência moral.
d) Pobreza e corrupção política.
e) Imigração e êxodo rural.

Ó anúncio! Tu és a luz dos historiadores futuros. O anúncio é hoje em dia o rei das opiniões. O anúncio faz uma reputação. Um homem que não materializou seu nome num anúncio não é digno de figurar na lista de eleitores, nem de ter voto para membro de qualquer associação. O anúncio, esse agente do industrialismo, triunfa até mesmo nas límpidas esferas onde outrora reinava soberana a inspiração.
Ao tratar da importância do anúncio no período oitocentista, o texto destaca o(a)
a) emprego do realismo como forma de superar a escrita rebuscada, imprópria à venda de produtos.
b) papel crescente da publicidade como agente de transformação social na sociedade industrialista.
c) politização dos meios de comunicação, utilizados como instrumento de manutenção da ordem social.
d) padronização dos princípios sociais como resultado da massificação dos valores éticos da elite.
e) utilização da propaganda como forma de difundir o consumo dos bens necessários à vida moderna.

O movimento resultou da conjugação de três forças: uma parcela do exército, fazendeiros do Oeste paulista e representantes das classes médias urbanas que, para a obtenção dos seus desígnios, contaram indiretamente com o desprestígio da Monarquia e o enfraquecimento das oligarquias tradicionais.
No texto acima, o movimento a que se refere a autora foi:
a) A Abolição dos Escravos.
b) A Proclamação da República.
c) A assinatura da Lei Eusébio de Queiróz.
d) A assinatura da Lei das Hipotecas.
e) A aprovação de subsídios para estimular a imigração de trabalhadores europeus.

No texto da Constituição aprovado finalmente a 24 de fevereiro de 1891 […], a Igreja foi forçada a resignar-se: casamento civil, ensino leigo, secularização de cemitérios, recusa de direitos eleitorais aos religiosos ligados por voto de obediência (exime-se, portanto, o clero secular da cláusula restritiva).
Esses tópicos da primeira Constituição republicana
a) referiam-se às relações entre o Estado e as instituições religiosas.
b) sujeitaram legalmente os bens dos mosteiros aos interesses do Estado.
c) foram suspensos pela Constituição de 1934 com a adoção do regime do padroado.
d) impuseram o beneplácito do poder executivo federal às Bulas papais.
e) impediram a participação política da hierarquia católica ao longo da República.

A proclamação da República (15 de novembro de 1889) foi liderada pelo marechal Deodoro da Fonseca, que, com o apoio de setores da sociedade, institucionalizou o novo regime republicano por meio de sucessivos decretos em seu governo provisório (1889-1991).
As medidas descritas a seguir caracterizam corretamente o governo provisório de Deodoro da Fonseca, à exceção de uma.
a) Extinguem-se as instituições do Império, como o Conselho de Estado e as assembleias provinciais, entre outras.
b) Determina-se que a forma de governo da nação brasileira seria a República Federativa.
c) Estabelece-se que as antigas províncias seriam, dali em diante, os Estados Unidos do Brasil.
d) Cria-se um governo provisório para governar o país até a eleição de um Congresso Constituinte.
e) Limita-se a condição de eleitor aos cidadãos alfabetizados inscritos em distritos urbanos.

Dentre os principais pontos da Constituição Brasileira de 1891, estava o federalismo, que garantia aos estados autonomia para:
Assinale a alternativa correta:
I. Libertar seus escravos.
II. Elaborar sua própria constituição.
III. Eleger seus presidentes (governadores).
IV. Realizar empréstimos no exterior.
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, III e IV.
d) I, II, III e IV.

A primeira Constituição republicana, promulgada em fevereiro de 1891, inspirou-se no modelo norte-americano […].
Esta Constituição
a) ampliou a participação política dos cidadãos, com o direito ao voto para todos os homens e mulheres maiores de 21 anos, com exceção dos cidadãos que não estudassem ou exercessem alguma atividade profissional remunerada.
b) permitiu, ao menos implicitamente, aos estados exercerem diversas atribuições, como contrair empréstimos externos e organizar forças militares próprias, além do direito expresso de decretar imposto sobre a exportação de suas mercadorias.
c) concentrou as atribuições tributárias no governo central, e cabia aos municípios, a partir de recursos transferidos pela presidência da República, a organização da segurança, da saúde e da educação.
d) criou a Justiça Eleitoral, responsável pelo processo eleitoral em todos os estados brasileiros, e a Justiça do Trabalho, a quem cabia conciliar os interesses dos setores empresarias e os trabalhadores organizados em sindicatos por categoria.
e) decidiu que o Poder Executivo deveria ser exercido pelo presidente da República, com mandato de cinco anos e com direito à reeleição, desde que o candidato fosse escolhido em uma convenção partidária.

O Império, no último quarto do século XIX, demonstrava fragilidade e encontrava muita resistência ao modelo monárquico de governo. Em sentido contrário, as aspirações republicanas se fortaleciam. Sobre as causas, evolução, vitória e consolidação do Regime Republicano, marque a opção que apresenta, corretamente, a fase final do Império e/ou inicio da República.
As origens do Partido Republicano estão ligadas à Guerra do Paraguai. A partir desse conflito, inicia-se também uma série de questões militares que iriam concorrer para a vitória da ideia republicana no Brasil. Mas, D. Pedro li se aliou aos militares a fim de garantir a continuidade da monarquia, mesmo tendo forte oposição aos grandes cafeicultores que eram a favor da abolição da escravidão e contrários ao modelo monárquico.
a) As origens do Partido Republicano estão ligadas à Guerra do Paraguai. A partir desse conflito, inicia-se também uma série de questões militares que iriam concorrer para a vitória da ideia republicana no Brasil. Mas, D. Pedro li se aliou aos militares a fim de garantir a continuidade da monarquia, mesmo tendo forte oposição aos grandes cafeicultores que eram a favor da abolição da escravidão e contrários ao modelo monárquico.
b) Entre os primeiros atos do Governo Provisório, figura o da grande naturalização, momento em que passavam a ser brasileiros todos os estrangeiros que estivessem no Brasil, mesmo que manifestassem o desejo de manter a sua primitiva nacionalidade. Essa imposição fez com que muitos estrangeiros retornassem para seu local de origem.
c) Após a Proclamação da República, ocorreu a preocupação para reorganizar o pais. Assim, convocou-se uma assembleia constituinte para elaborar o projeto da nova Constituição. Essa Carta foi promulgada em 1891, pondo em vigor o federalismo e a divisão de poderes.
d) A constituição de 1891 punha fim à vitaliciedade do Senado, velha aspiração dos liberais no Império. Em relação à divisão de poderes: a Câmara dos Deputados e o Senado constituíam o Poder Legislativo, cabendo ao Presidente o Poder Executivo e Poder Judiciários aos Juízes de direito federais, além de manter o Poder Moderador a cargo do Presidente do pais.
e) O desgaste do Regime Imperial pode ser atribuído a diversos fatores, destacando-se o fim da escravidão, os choques com a Igreja, o retrocesso do movimento republicano e avanço da ideia da monarquia parlamentar, com apoio amplo dos militares, que reduziria a influência política do imperador, retirando da nova constituição o Poder Moderador de uso exclusivo do monarca.

A primeira Constituição da República, apesar de instituir o direito de voto aos cidadãos, com diversas exceções, determinou que na primeira eleição caberia à Assembleia Constituinte escolher o Presidente e o Vice-Presidente, quando foram, então, escolhidos o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente e o Marechal Floriano Peixoto como seu vice, mesmo sendo de chapas diferentes.
Encerrava-se, assim, o período conhecido como
a) República de Espada.
b) Política do Café com Leite.
c) Nova República.
d) Tenentismo.
e) Governo Provisório.

Pode-se destacar como primeiras providências do governo republicano no Brasil (1889-1891), a:
A) separação entre Igreja e Estado, criando os registros civis e extinguido o padroado.
B) primeira Constituição republicana, que estabeleceu o voto universal e secreto.
C) promulgação da grande naturalização, com o objetivo de amenizar o xenofobismo contra os ingleses pobres.
D) reforma financeira, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da agricultura.
E) instituição do centralismo e a transformação das províncias em estados membros da federação.

Mais conteúdos dessa disciplina