Logo Passei Direto
Buscar
O jogo é um dos elementos principais de um programa de Educação Física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento.
Para tanto, o profissional deve conhecer essas crianças e entender:
A) As motivações, as tendências e os incentivos que as colocam em ação.
B) Que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora.
C) Que as menos habilidosas devem ser dispensadas da atividade.
D) Que as mais habilidosas devem ser elogiadas.
E) Seu lado competitivo, estimulando-as para o rendimento.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar o papel do profissional de Educação Física em relação às crianças e como ele pode melhor satisfazer suas necessidades de ação e movimento. Analisando as alternativas: A) As motivações, as tendências e os incentivos que as colocam em ação. - Esta opção aborda a importância de entender o que motiva as crianças, o que é fundamental para um programa de Educação Física eficaz. B) Que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora. - Embora a disciplina seja importante, essa opção não foca nas necessidades das crianças em termos de ação e movimento. C) Que as menos habilidosas devem ser dispensadas da atividade. - Essa abordagem não é adequada, pois a inclusão é essencial em atividades físicas. D) Que as mais habilidosas devem ser elogiadas. - Embora o reconhecimento seja importante, isso não abrange a compreensão das necessidades de todas as crianças. E) Seu lado competitivo, estimulando-as para o rendimento. - Focar apenas na competição pode não atender às necessidades de todas as crianças. A alternativa que melhor reflete a compreensão das necessidades das crianças em um programa de Educação Física é: A) As motivações, as tendências e os incentivos que as colocam em ação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os jogos cooperativos ajudam as pessoas a aprender a trabalhar em grupos e não existe uma faixa etária específica em cada jogo; jogam desde crianças até adultos.
Sobre seus objetivos, é correto afirmar que
A) o objetivo maior é agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta melhor do que o outro time/ equipe.
B) se aprende a considerar o outro não como adversário, mas como participante. Apesar disso, cada um pode, se quiser, priorizar o seu lado e desenvolver a individualidade.
C) reforçam a confiança em si mesmo e nos outros, porque ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo.
D) trouxeram inovação às aulas de Educação Física, cujo acervo de atividades estava restrito aos esportes e às ginásticas.
E) devem ser o único tipo de jogo a ser aplicado em aulas para crianças entre 7 e 12 anos, pois ajudam a compreender que competir não é saudável, sobretudo na sociedade contemporânea, onde os valores de compartilhamento não são considerados importantes.

Os jogos assumem signo e significado distintos dependendo da época e do lugar, de modo que cada um deles cria seu significado social, a fim de preservar uma identidade cultural.
Dessa maneira, o jogo assume:
A) Uma identidade cultural capitalista.
B) A imagem e o sentido que cada sociedade lhe atribui.
C) Uma função social de segregação e, ao mesmo tempo inclusão.
D) A função de aculturação na escola.
E) A competição como princípio da atividade física.

Com base no trecho abaixo, marque a alternativa correta.
“Uma atividade muito importante para a criança pequena é a brincadeira. Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.” (PARECER CNE/CEB n° 20/2009)
A) A brincadeira, na creche, deve sempre ser uma atividade livre
B) A brincadeira, na creche, deve sempre ser direcionada
C) A brincadeira, nas instituições de Educação Infantil, não é dotada de intencionalidade pedagógica.
D) Na creche, a brincadeira não pode ser considerada uma ferramenta educacional.
E) A brincadeira é parte fundamental do cotidiano da criança

Leia o fragmento de texto a seguir.
A cultura lúdica é, antes de tudo, um conjunto de procedimentos que permitem tornar o jogo possível. [...] Dispor de uma cultura lúdica é dispor de um certo número de referências que permitem interpretar como jogo atividades que poderiam não ser vistas como tais por outras pessoas. (BROUGERE, G. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, 1998.)
A) impossibilita o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a ausência dos conteúdos tradicionais no desenvolvimento do aluno.
B) facilita o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o aluno entrará em contato apenas com conteúdos esportivos tradicionais, o que distancia seu dia a dia do desenvolvimento pedagógico e curricular.
C) distancia o aluno do seu cotidiano lúdico, já que o trabalho com jogos e brincada presentes em seu dia a dia não estarão representados durante as aulas.
D) distancia o aluno do seu cotidiano lúdico, já que o trabalho com jogos e brincadeiras constitui uma perspectiva recreacionista que não merece apreço didático-pedagógico.
E) facilita o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a referência cultural partilhada aproxima o cotidiano da aula aos elementos de prazer do aluno.

Mais conteúdos dessa disciplina