Buscar

Exemplos de negócios jurídicos solenes

Sabemos que em regra, os negócio jurídicos podem ser celebrados sem qualquer formalidade especial, salvo quando assim obrigado por lei, conforme dispõe o art. 107, CC. Estes são os chamados negócios jurídicos de forma livre.

Existem porém alguns negócios jurídicos que são obrigados a seguir determinada formalidade, como é o caso da compra e venda de imóveis com valor superior a 30 salários mínimos. Neste caso, o negócio deve ser celebrado por escritura pública (art. 108, CC). Estes são os chamados negócios jurídicos solenes ou formais.

Gostaria que os colegas pudessem citar outros exemplos de negócios jurídicos obrigatoriamente solenes e de que forma se dá essa solenidade (escritura pública, instrumento particular, etc.).

Grato!

💡 4 Respostas

User badge image

Leandro Avansi

O casamento e o testamento são os dois negócios jurídicos mais solenes entre nós.

Todo negócio solene será formal, pois a lei exige forma específica. A recíproca, porém, não é verdadeira. A compra e venda de um imóvel depende de forma, mas na minha opinão não tem solenidade, porque feita perante o tabelião, não exige qualquer outro requisito especial.

Já com o casamento, por exemplo, é diferente. Basta a leitura do artigo 1535 do Código Civil para que você tenha uma noção do que exprime a solenidade desse negócio:

Art. 1.535. Presentes os contraentes, em pessoa ou por procurador especial, juntamente com as testemunhas e o oficial do registro, o presidente do ato, ouvida aos nubentes a afirmação de que pretendem casar por livre e espontânea vontade, declarará efetuado o casamento, nestes termos:"De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados."

2
Dislike0
User badge image

Renato Person

- Jonathan, o caso da compra e venda de imóvel eu já citei no próprio enunciado da minha pergunta. Então esse exemplo não vale. hehehe. Gostaria de outros exemplos.

 

- Douglas, casamento, para a esmagadora maioria dos doutrinadores não é negócio jurídico, mas sim ato jurídico, pois os principais efeitos são determinados pela lei, e não pela vontade das partes, embora a própria lei ofereça diferentes opções, quanto a alguns dos efeitos, como ocorre com o regime de bens, que pode ser escolhido entre as diversas opções apresentadas pelo legislador.

 

Gostaria que quando um colega colaborasse, citasse não apenas o negócio jurídico em si, mas também como é que se dá essa solenidade.

 

ex:

compra e venda de imóvel - a solenidade é feita via escritura pública

doação - a solenidade é feita via escritura pública ou instrumento particular

 

1
Dislike0
User badge image

Jonathan Humberto Freitas Ferreira

Compra de Imovel, cujo o valor ultrapasse 30 salarios minimos, aí no caso a lei expressamente diz que tem que ser por escritura publica

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais