Logo Passei Direto
Buscar
Simone de Beauvoir colocava em questão estruturas de dominação relacionadas às questões de gênero, ou seja, algo que sempre se relegou a posição de subordinação. Discutir essas questões impactam significativamente na sociedade, pois é preciso ampliar o debate, de modo que todos possam encontrar meios para a desconstrução de estereótipos relacionados às questões de gênero.
Considerando os conhecimentos sobre as questões de gênero, segundo Simone de Beauvoir, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Simone de Beauvoir procurou mostrar que o termo feminilidade foi inventado pelos homens e tinha como intenção limitar o papel social das mulheres.
( ) Para Beauvoir, uma palavra não é somente uma representação de fonemas, mas carrega consigo valores, modos de pensar e visões de mundo.
( ) A filósofa afirmava que as mulheres deveriam dominar o mundo, invertendo as relações de poder de gênero.
( ) As mulheres tinham que superar o ‘eterno feminino’, que as amarrava e formava seu próprio ser, além de escolher seu próprio destino, libertando-se das ideias pré-concebidas e dos mitos pré-estabelecidos.
A) F – V – V – V.
B) V – V – F – V.
C) V – V – V – V.
D) V – F – V – V.
E) V – V – V – F.
User badge image
DiversificandoEdu

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre Simone de Beauvoir: ( ) Simone de Beauvoir procurou mostrar que o termo feminilidade foi inventado pelos homens e tinha como intenção limitar o papel social das mulheres. É verdadeira (V). Beauvoir argumenta que a feminilidade é uma construção social que serve para restringir as mulheres a papéis subordinados. ( ) Para Beauvoir, uma palavra não é somente uma representação de fonemas, mas carrega consigo valores, modos de pensar e visões de mundo. É verdadeira (V). Ela enfatiza que a linguagem e os termos utilizados têm um peso cultural e social que influencia a percepção e o tratamento das mulheres. ( ) A filósofa afirmava que as mulheres deveriam dominar o mundo, invertendo as relações de poder de gênero. É falsa (F). Beauvoir não defendia que as mulheres deveriam dominar os homens, mas sim que deveriam ter igualdade de direitos e oportunidades, sem a necessidade de inverter as relações de poder. ( ) As mulheres tinham que superar o ‘eterno feminino’, que as amarrava e formava seu próprio ser, além de escolher seu próprio destino, libertando-se das ideias pré-concebidas e dos mitos pré-estabelecidos. É verdadeira (V). Beauvoir argumenta que as mulheres devem se libertar das construções sociais que definem o que significa ser mulher. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a B) V – V – F – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O artigo 19 da Constituição brasileira de 1988 diz o seguinte: "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público" (BRASIL, 1988). Esse artigo caracteriza o Estado brasileiro como laico. O artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal, afirma que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, proteção aos locais de culto e a suas liturgias" (BRASIL, 1988).
De acordo com esse artigo constitucional, assinale a afirmativa correta:
A) Deve existir uma união entre o Estado e a Igreja e, por se tratar de um país laico, nenhuma religião deve ser representada pelo Estado.
B) Em ocasiões nas quais a pessoa é humilhada ou discriminada em função de sua opção religiosa, são violados os direitos humanos e constitucionais, mas não é considerado crime se não for constatado que atitudes de desrespeito ocorreram.
C) É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
D) O Homem tem direito e liberdade de escolher uma religião ou não, de forma pessoal e inquestionável e podendo expressá-la de maneira discriminatória contra outras religiões.
E) A Constituição Federal preserva por Lei a liberdade de expressar a fé e os espaços sagrados das religiões, porém, somente daquelas religiões que sejam aceitas pela população brasileira como legítimas.

A comunicação e as formas de diálogo acessível, e que contemple as especificidades da diversidade regional e linguística, devem ser exploradas em sala de aula e na escola como um todo. Trata-se, por exemplo, de trabalhar os conhecimentos em literatura, ciência, arte, entre outros campos do saber, de que modo que esses conhecimentos sejam atrelados às realidades regionais e culturais.
Considerando os conhecimentos sobre a abordagem de temas e estudos a partir do contexto e das condições da realidade em que os estudantes se inserem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Trabalhar os temas e estudos partindo da realidade em que os estudantes se inserem ajuda bastante e aproxima ainda mais os estudantes com as formas diversas do conhecimento humano, podendo abrir outras portas para o conhecimento.
II. Os estudantes podem perceber que esses conhecimentos partiram das realidades de onde estão inseridos, o que pode contribuir com o desenvolvimento da educação e a ampliação do conhecimento das crianças e dos jovens.
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A aplicação e o aperfeiçoamento da legislação são decisivos, mas insuficientes. Para construir uma sociedade justa, livre e fraterna, o processo educacional terá de tratar do campo ético, de como se desenvolvem no cotidiano atitudes e valores voltados para a formação de novos comportamentos, novos vínculos em relação àqueles que historicamente foram alvo de injustiças.
Marque a alternativa que indica qual o principal problema que está vinculado à aplicação da legislação na escola em função da construção de um ensino que abranja as propostas culturais das minorias sociais.
A) O mais importante é o aprendizado formal, pois a escola não tem instrumentos palpáveis para garantir ou intervir nos processos de afirmação de preconceito e exclusão presentes na sociedade.
B) O problema principal está em considerar a diversidade como irrelevante para o processo educativo, ou seja, a questão deve ser tratada com uma postura paternalista para aumentar a autoestima dos educandos.
C) A problemática está em superar o universalismo colonialista e o simplismo das particularidades, devendo a escola respeitar as particularidades culturais e ao mesmo tempo não desprestigiar a proposta universalista da ciência.
D) A questão está em dar prioridade às perspectivas da homogeneidade cultural, pois essa interpretação da realidade brasileira mostra que o preconceito pouco se relaciona com as questões educacionais.
E) Para que a escola possa aplicar a legislação de modo suficiente para solucionar os problemas relacionados às discriminações históricas, deve educar para a universalidade que é o saber ocidental.

No âmbito do desenvolvimento social e político, entendemos que o Estado tem um papel importante e necessário nesse processo de educação de jovens e adultos, e por isso se deve analisar o contexto histórico das políticas voltadas ao etarismo no Brasil. Além disso, os benefícios e pensões obtidos por meio das políticas públicas para o idoso vão ter um forte impacto na vida econômica das famílias.
Considerando os conhecimentos sobre a educação de jovens e adultos, analise as afirmativas a seguir, e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) O Estado tem o dever de promover políticas públicas para a educação de jovens e adultos em todas as modalidades de ensino da educação básica: alfabetização, ensino fundamental e médio.
( ) Deve-se haver, nesse sentido, a oferta de um currículo e metodologias de ensino especial adaptado às condições dos estudantes que estão nessa condição, e que muitas vezes pararam de estudar por causa das necessidades do trabalho ou de outras questões.
( ) A educação de jovens e adultos busca oferecer oportunidades educacionais para jovens, adultos e idosos retomarem seus estudos e concluir esta etapa da educação básica.
( ) Deve-se proporcionar que a educação de jovens e adultos possua uma flexibilidade de horários e modalidades de ensino, além da inclusão de temáticas relevantes para que o jovem, adulto ou idoso possam se interessar pelo que está sendo proposto a estudar.
A) F – V – V – V.
B) V – V – V – V.
C) V – V – F – V.
D) V – F – V – V.
E) V – V – V – F.

Uma pesquisa realizada em 2009 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com 501 escolas públicas do país, apontou as formas de preconceito no ambiente escolar brasileiro. Das 18,5 mil pessoas entrevistadas, entre alunos, educadores, funcionários e pais, 99,3% demonstram algum tipo de preconceito: etnorracial, socioeconômico, de gênero, geracional, orientação sexual ou territorial ou em relação às pessoas com algum tipo de necessidade especial. A discriminação relacionada aos portadores de deficiências é a mais frequente (96,5% dos entrevistados), seguido pelo preconceito etnorracial (94,2%), de gênero (93,5%), de geração (91%), socioeconômico (87,5%), com relação à orientação sexual (87,3%) e 75,95% têm preconceito territorial (PIACENTINI, 2015).
Nesta passagem, se relevam os resultados de uma pesquisa realizada em 2009 pela Fipe. Considerando os conhecimentos sobre as práticas de discriminação que estão mais relacionadas às pessoas portadoras de deficiência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A escola serve, portanto, para construção de mecanismos e dispositivos de acessibilidade e de inclusão das pessoas com deficiência.
Porque
II. A desconstrução do preconceito e discriminação, ou de qualquer outra forma de violência contra as pessoas com deficiência é uma competência das forças de segurança.
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina