Logo Passei Direto
Buscar
A literatura, além do academicismo exposto e trabalhado por diversos autores, também pode estar ligada ao contexto dos povos ágrafos. Ou seja, existe uma aproximação dos discursos orais além da palavra escrita. Estranheza ou não, o certo é que, longe de ser uma arte voltada às elites culturais, a literatura também foi dita e pensada por muitos grupos populares. Com base nessas considerações, marque a alternativa que identifica a produção correta do escritor e suas características de público.
a ) Os romances de Machado de Assis e José de Alencar serviram por um longo tempo aos diversos tipos de leitores, em especial aos da camada inculta da população.
b ) A literatura marginalizada propagada por Lima Barreto e Maria Carolina de Jesus sequer possui valor literário, porque eles fogem do academicismo.
c ) Ariano Suassuna produziu literatura às camadas menos cultas. Ele não foi um autor ágrafo, mas o cordel, gênero que escreveu, até hoje mantém uma proximidade com a oralidade.
d ) Mário de Andrade e Câmara Cascudo escreveram para uma elite intelectual. Infelizmente, eles ampliaram a segregação entre o popular e o erudito.
e ) Boa parte da literatura produzida pelos grupos indígenas foi condicionada ao academicismo e atualmente existem vários livros impressos e produzidos por eles.
User badge image
Desafios para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: a) Os romances de Machado de Assis e José de Alencar serviram por um longo tempo aos diversos tipos de leitores, em especial aos da camada inculta da população. - Essa afirmação não é precisa, pois, embora suas obras sejam lidas por diversos públicos, não se pode afirmar que eram voltadas especialmente para a camada inculta. b) A literatura marginalizada propagada por Lima Barreto e Maria Carolina de Jesus sequer possui valor literário, porque eles fogem do academicismo. - Essa afirmação é incorreta, pois a literatura de Lima Barreto e Carolina de Jesus é reconhecida por seu valor literário, mesmo que não se encaixe nos padrões acadêmicos tradicionais. c) Ariano Suassuna produziu literatura às camadas menos cultas. Ele não foi um autor ágrafo, mas o cordel, gênero que escreveu, até hoje mantém uma proximidade com a oralidade. - Essa afirmação é correta, pois Suassuna realmente escreveu para um público mais amplo e seu trabalho no gênero cordel reflete a oralidade. d) Mário de Andrade e Câmara Cascudo escreveram para uma elite intelectual. Infelizmente, eles ampliaram a segregação entre o popular e o erudito. - Embora Mário de Andrade tenha escrito para um público mais intelectual, ele também buscou valorizar a cultura popular, então essa afirmação é um tanto simplista. e) Boa parte da literatura produzida pelos grupos indígenas foi condicionada ao academicismo e atualmente existem vários livros impressos e produzidos por eles. - Essa afirmação é problemática, pois muitos grupos indígenas têm uma tradição oral rica e a literatura impressa é uma forma recente de expressão. Após essa análise, a alternativa correta é: c) Ariano Suassuna produziu literatura às camadas menos cultas. Ele não foi um autor ágrafo, mas o cordel, gênero que escreveu, até hoje mantém uma proximidade com a oralidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É comum que muitos professores utilizem estratégias didáticas para buscarem similaridades e diferenças em textos literários. Como muitos sabem, textos falam de outros textos, ou seja, eles mantêm uma espécie de conversa com outras obras e manifestações artísticas. Estratégias da paródia, intertextualidade, biblioteca particular são algumas ferramentas estilísticas utilizadas por diversos autores da literatura brasileira para comporem suas obras. Com base nessas afirmacoes, marque a alternativa que apresenta uma boa didática de trabalho em sala de aula.
a ) O professor pode trabalhar a intertextualidade quando esta não aparece na obra, ou seja, é necessário que o aluno reconheça por outros meios o seu uso por diferentes autores no tempo e no espaço.
b ) O romance histórico é um prato cheio para o ensino de acontecimentos e fatos históricos, por exemplo, o romance Mad Maria, de Márcio Souza. É um ótimo gênero para trabalhar a intertextualidade.
c ) Já foi provado que a abordagem intertextual feita pelos leitores é pouco eficaz. O professor deve evitar essa estratégia partindo para uma análise mais generalizada da obra.
d ) Por intertextualidade, compreende-se uma espécie de resumo ou resenha da obra lida. Nesse caso, o professor deve alertar aos alunos que façam um apanhado das principais características da narrativa.
e ) A estratégia didática de usar a paródia serve para ilustrar textos cômicos e hilários. Sendo assim, o professor pode explorar essa ferramenta pelo uso comparativo da charge com os textos humorísticos.

Mais conteúdos dessa disciplina