Logo Passei Direto
Buscar
As práticas restaurativas referem-se a um conjunto de metodologias para o gerenciamento positivo dos conflitos, por meio das quais um facilitador auxilia as partes direta e indiretamente envolvidas a realizar um processo dialógico, visando transformar uma relação de resistência e de oposição, em relação de cooperação. Nesse processo, por meio de técnicas de comunicação não violenta, os envolvidos decidem coletivamente como lidar com circunstâncias decorrentes do ato danoso e suas implicações para o futuro, com vistas a alcançar uma boa reflexão, à restauração e à responsabilização, permitindo o fortalecimento das relações e dos laços comunitários (NUNES, 2018, p. 38).
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Diversas são as práticas restaurativas que podem ser utilizadas no contexto escolar. Temos as práticas restaurativas preventivas, que podem ser usadas nos ambientes escolares para evitar a violência e as práticas restaurativas reparadoras (ou responsabilizadoras e reintegrativas), usadas após alguma ação de violência ou ato infracional.
II- São exemplos de práticas restaurativas, entre outras, as rodas de conversa, o diálogo e o perguntar restaurativo, a mediação escolar, a mediação de pares, os encontros restaurativos, os círculos de paz e de diálogo e somente os círculos restaurativos que não têm seu uso recomendado porque tem se mostrado ineficaz e sem efeitos aparentes.
III- Não se buscam culpados ou medidas punitivas. O processo garante que as partes envolvidas no conflito tenham a oportunidade de entender as motivações, os sentimentos e as necessidades das pessoas envolvidas nos conflitos e atos violentos, e busquem restaurar as relações, por meio de espaços e ferramentas do diálogo.
A - As afirmativas I e III estão corretas.
B - Somente a afirmativa III está correta.
C - As afirmativas II e III estão corretas.
D - As afirmativas I e II estão corretas.
User badge image
DiversificandoEdu

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- Diversas são as práticas restaurativas que podem ser utilizadas no contexto escolar. Temos as práticas restaurativas preventivas, que podem ser usadas nos ambientes escolares para evitar a violência e as práticas restaurativas reparadoras (ou responsabilizadoras e reintegrativas), usadas após alguma ação de violência ou ato infracional. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois descreve adequadamente as práticas restaurativas no contexto escolar. II- São exemplos de práticas restaurativas, entre outras, as rodas de conversa, o diálogo e o perguntar restaurativo, a mediação escolar, a mediação de pares, os encontros restaurativos, os círculos de paz e de diálogo e somente os círculos restaurativos que não têm seu uso recomendado porque têm se mostrado ineficazes e sem efeitos aparentes. Falsa, essa afirmativa é incorreta, pois os círculos restaurativos são uma prática recomendada e não devem ser considerados ineficazes. III- Não se buscam culpados ou medidas punitivas. O processo garante que as partes envolvidas no conflito tenham a oportunidade de entender as motivações, os sentimentos e as necessidades das pessoas envolvidas nos conflitos e atos violentos, e busquem restaurar as relações, por meio de espaços e ferramentas do diálogo. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois reflete a essência das práticas restaurativas. Com base na análise, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa correta é: A - As afirmativas I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O desenvolvimento humano faz parte do rol de temáticas com elevado grau de importância, vigência e abrangência da atualidade. Este protagonismo do debate em torno do tema se confirma com a crescente inserção das teorias, terminologias, práticas e ações que permeiam esta seara em diferentes círculos da sociedade, da sua cultura ao sistema de produção dominante, das ideologias políticas à relação humana como meio (KUNZ, ARAÚJO, VITORIANO, 2014).
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O espaço geográfico é um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações, portanto, pode ser desconsiderado para pensar a vulnerabilidade que atinge as crianças e os adolescentes em nosso país, pois as questões associadas ao tempo são de maior relevância para a compreensão das realidades das pessoas.
II- Um possível entendimento de desenvolvimento, sob uma perspectiva humana, em conformidade com a compreensão formulada pelo economista Amartya Sen (economista que colaborou na criação do IDH) consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente sua condição de agente.
III- As limitações de escolhas e de oportunidades são aspectos que marcam a constituição de realidades socialmente desiguais. Essa compreensão se deve ao fato de que as desigualdades são expressões das determinantes socioestruturais que asseguram os privilégios de grupos específicos que se beneficiam de uma lógica baseada na manutenção do status quo vigente.
A - As afirmativas II e III estão corretas.
B - As afirmativas I e II estão corretas.
C - As afirmativas I e III estão corretas.
D - Somente a afirmativa II está correta.

O conceito de cidadania não se sustenta apenas no âmbito do arcabouço jurídico normativo, mas também na expressão do movimento e das contradições da lógica capitalista que se vale do discurso da universalização dos direitos humanos, ao mesmo tempo em que sua defesa tenciona as relações de poder. Existem várias perspectivas e abordagens diferentes sobre o conceito de cidadania que, constantemente, entram em conflito. Reis (1999) cita alguns aspectos comuns, como o referencial histórico, a ideia de inclusão versus exclusão, a visão de cidadania como status, a noção de cidadania como identidade e a tensão entre a ideia de virtude cívica e a de direito ou prerrogativa. A partir desses aspectos, a autora entendeu que o conceito de cidadania, pelo menos no campo cultural, é emancipacionista (KUNZ; SILVA, 2017, p. 62).
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- É importante refletir sobre a compreensão dos diferentes segmentos sociais com relação à cidadania, pois as divergências demonstram as mudanças nos ideais de emancipação fortemente presentes nos discursos.
II- As dimensões de cidadania, direitos civis, direitos políticos e direitos sociais têm carecido, no caso brasileiro, de melhor articulação e conexão, a fim de garantir minimamente os direitos.
III- A cidadania só pode ser constituída por meio de constantes lutas por direitos, pela garantia dos que já existem, contra problemas frequentes em nossa sociedade, como é o caso das violações dos direitos infantojuvenis, dentre outros.
A - Somente a afirmativa II está correta.
B - Somente a afirmativa III está correta.
C - As afirmativas I, II e III estão corretas.
D - Somente a afirmativa I está correta.

A gestão democrática está prevista na Constituição Federal de 1988 e na Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96). Contudo, vale ressaltar que não se desenvolve uma gestão democrática apenas porque as normas mandam. Em pleno século XXI, a democracia ainda é um desafio da gestão escolar. Por isso, é preciso incentivar a ação da comunidade e das famílias nos processos de gestão escolar, pois, para cumprir a sua função social, a escola precisa planejar e definir com a comunidade as demandas de curto, médio e longo prazos (NUNES, 2018, p. 15).
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Destaca-se o papel mobilizador dos parceiros: a soma de esforços conjuntos leva a boas trocas de informações, a articulações em geral, à implementação de ações conjuntas e ao apoio recíproco.
II- Fortalece-se a ação integrada no enfretamento dos problemas da escola. Isto ocorre porque a gestão participativa permite formar uma rede primária de apoio, com pessoas próximas às situações-problema e com melhores condições de ajudar, tais como família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, voluntários da comunidade etc.
III- A visão de vários atores permite novas possibilidades e daí surgem percepções coletivas e criatividades para o enfrentamento dos obstáculos e a realização das ações.
A - Somente a afirmativa II está correta.
B - As afirmativas I, II e III estão corretas.
C - Somente a afirmativa III está correta.
D - Somente a afirmativa I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina