Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com os estudos realizados nesta disciplina, foi possível observar que Freud (1915) estabelece estágios de desenvolvimento psicossexual, considerando então que todas as crianças (pessoas) passam por eles.
De acordo com esses estágios, analise as colunas e relacione-as:
a. 4, 2, 5, 3, 1.
b. 3, 2, 5, 1, 4.
c. 2, 4, 5, 3, 1.
d. 2, 3, 4, 1, 5.
e. 5, 1, 3, 2, 4.
User badge image
PsicoEducacao

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender os estágios do desenvolvimento psicossexual propostos por Freud. Os estágios são: 1. Estágio Oral 2. Estágio Anal 3. Estágio Fálico 4. Estágio de Latência 5. Estágio Genital Agora, vamos analisar as opções apresentadas: a. 4, 2, 5, 3, 1 - Não corresponde à ordem correta dos estágios. b. 3, 2, 5, 1, 4 - Não corresponde à ordem correta dos estágios. c. 2, 4, 5, 3, 1 - Não corresponde à ordem correta dos estágios. d. 2, 3, 4, 1, 5 - Não corresponde à ordem correta dos estágios. e. 5, 1, 3, 2, 4 - Não corresponde à ordem correta dos estágios. Nenhuma das opções parece corresponder à sequência correta dos estágios de Freud. A sequência correta seria: 1 (Oral), 2 (Anal), 3 (Fálico), 4 (Latência), 5 (Genital). Como as opções não estão claras ou não correspondem à sequência correta, você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para Novak (1981), a aprendizagem significativa subjaz à integração construtiva entre pensamento a, sentimentos e ações que conduz ao engrandecimento humano. Qual for o evento “educativo é, um meio para mudar significados (pensar) e sentimentos entre o aprendiz e o professor” (NOVAK, 1981, p. 20). Quer dizer, tem-se uma ação educativa que venha sempre acompanhada de experiências afetivas.
Fundamentado nos estudos realizados na unidade III desta disciplina, os eventos educativos dependem de alguns elementos. Quais são eles?
a. O professor, o aprendiz e o conhecimento apenas.
b. O professor, o aprendiz, a matéria de ensino e o contexto apenas.
c. O professor, o aprendiz, o conhecimento, o contexto e a avaliação.
d. O professor, o aprendiz e a avaliação apenas.
e. O aprendiz e o conhecimento apenas.

Na luz da concepção humanizadora do homem, o ensino é totalmente centrado no aluno, que aparece como uma pessoa situada no mundo e em processo constante de descoberta. O professor não ensina: apenas cria condições para que os alunos aprendam. Freire (1996) então destaca em seus estudos alguns princípios importantes em relação à atuação do professor.
Segundo este contexto, qual seria a tarefa do professor?
a. Ser o detentor do aprendizado conduzindo ao seu modo.
b. Ser o mediador do aprendizado que o aluno não conduz ao seu modo.
c. Ser o condutor do aprendizado do aluno.
d. Ser o facilitador do aprendizado que o aluno conduz ao seu modo.
e. Ser o transferidor do conhecimento.

A teoria de abordagem de Vygotsky também ficou conhecida como sociointeracionista, haja visto que, para o estudioso as relações sociais são permeadas de aprendizagens, de modo que a relação do indivíduo com o mundo está sempre mediada pelo outro, aquele que nos fornece os significados que nos permitem pensar o mundo a nossa volta.
De acordo com esse contexto, Vygotsky defende que o desenvolvimento cognitivo do ser humano é a:
a. Conversão das relações sociais em funções físicas.
b. Conversão das relações sociais em funções mentais.
c. Conversão das relações individuais em funções físicas.
d. Conversão das funções mentais em relações sociais.
e. Conversão das relações sociais em funções pedagógicas.

Além de distinguir as três zonas do funcionamento mental, que são: O consciente, o subconsciente e o inconsciente, Freud (1976) também formulou uma segunda teoria do aparelho psíquico, cujo introduziu os seguintes conceitos: ID, EGO e SUPEREGO.
De acordo com esse contexto, analise:
I – O id, ego e o superego são os elementos que compõem o “sistema da personalidade”.
II – O id se constitui como o reservatório da energia psíquica em que se localizam as pulsões da vida e a morte, é regido pelo princípio do prazer.
III - O ego administra a relação do indivíduo com o meio, em que os conteúdos mentais conscientes e subconscientes são acessíveis voluntariamente pelo sujeito, tornando possível saber o que está sendo pensado ou sentido a respeito dos conteúdos que estão em sua consciência.
IV - O superego vai funcionar como censura aos conteúdos do id. Ele origina-se com o complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade.
a. Apenas as afirmacoes I e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.
c. Todas as afirmações estão corretas.
d. Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
e. Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.

De acordo com Freire (1996), ensinar exige segurança, competência profissional, generosidade, comprometimento, compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo, liberdade e autoridade, tomada consciente de decisões, saber escutar, reconhecer que a educação é ideológica, disponibilidade para o diálogo. E também querer bem aos educandos.
De acordo com esse contexto e com os estudos realizados nessa disciplina, para Freire:
a. Ensinar é deter o conhecimento.
b. Ensinar não é uma especificidade humana.
c. Ensinar é uma especificidade humana.
d. Ensinar é uma doação e vocação.
e. Ensinar é uma especificidade desumana.

A Pedagogia da autonomia defende que as pessoas só podem mudar por meio de uma educação que tenha, entre outras, fontes a política.
De acordo com o princípio desta pedagogia, ensinar não é transferir conhecimento, mas levar o aluno por meio de várias possibilidades, compreender a sua própria produção ou construção de conhecimentos.
a. Paulo Freire.
b. Vygotsky.
c. Gowin.
d. Rogers.
e. Novak.

Mais conteúdos dessa disciplina