Logo Passei Direto
Buscar
Texto da questão Após a reestruturação do ensino o seu objetivo se voltou para a organização da sociedade atual, de modo que a educação ao ser ministrada garanta a todos o acesso ao conteúdo sistematizado e a permanência na instituição de ensino. Um documento que serviu como norte para reorganização deste currículo foi a Base Nacional Comum Curricular.
Assinale abaixo os princípios nos quais a BNCC está amparada:
a. Princípios éticos, políticos e morais.
b. Princípios éticos, políticos e estéticos.
c. Princípios estudantis, religiosos e estéticos.
d. Princípios educacionais, políticos e estéticos.
e. Princípios éticos, comportamentais e estéticos.
User badge image
Desafios para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre os princípios nos quais a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está amparada, vamos analisar as opções: a) Princípios éticos, políticos e morais - Embora a ética e a política sejam relevantes, a moral não é um dos focos principais da BNCC. b) Princípios éticos, políticos e estéticos - Esta opção inclui ética e política, mas não abrange completamente os aspectos educacionais. c) Princípios estudantis, religiosos e estéticos - Esta opção não se alinha com os princípios da BNCC, pois não menciona aspectos éticos ou políticos. d) Princípios educacionais, políticos e estéticos - Esta opção é bastante abrangente e inclui a educação, que é um dos focos principais da BNCC, além de considerar aspectos políticos e estéticos. e) Princípios éticos, comportamentais e estéticos - Embora inclua a ética e o comportamento, não abrange completamente os aspectos educacionais e políticos. Após essa análise, a alternativa que melhor representa os princípios nos quais a BNCC está amparada é: d) Princípios educacionais, políticos e estéticos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Texto da questão Durante os estudos, vimos que o FNDE foi criado, oficialmente, pela lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, com o objetivo de promover a organização do Fundeb, além de viabilizar diversos outros programas.
Com base nos programas desenvolvidos pelo FNDE, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate): Esse programa também está relacionado a recursos, mas dessa vez às creches. O dinheiro deve apoiar os municípios e do Distrito Federal na construção e compra de mobiliário e equipamentos para essas unidades escolares fundamentais para o desenvolvimento infantil.
( ) Salário-Educação: recursos arrecadados por meio da contribuição à Previdência Social que são distribuídos pelo FNDE para que as escolas possam investir em ações como a construção de quadras escolares.
( ) Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): outra ação que distribui recursos sem os quais a escola não funcionaria, o PDDE garante compra de materiais e equipamentos permanentes e reparos na infraestrutura das escolas, como pagar o conserto de uma pane elétrica;
( ) Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): ambos destinados a fazer com que os livros didáticos e literários, respectivamente, cheguem às escolas do Brasil. Sem tais iniciativas, a Educação dos brasileirinhos mais pobres estaria comprometida.
( ) Proinfância: essa iniciativa garante que estados e municípios recebam verbas para custear despesas com transporte em regiões rurais, como trocar pneus furados ou consertar assentos.
a. F-V-V-F-F.
b. V-F-F-V-V.
c. V-V-V-V-F.
d. F-V-F-F-V.
e. V-V-V-V-V.

De acordo com o Ministério da Educação, o plano de carreira deve contemplar desde a formação inicial até a formação continuada do profissional da educação, assim como o processo de escolha de diretores das escolas.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Formação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um curso presencial de 2 anos para os Professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, metodologia propõe estudos e atividades práticas.
( ) Proinfantil é um curso que induz e fomenta a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.
( ) Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos profissionais que atuam em sala de aula da educação infantil, nas creches e pré-escolas das redes públicas e da rede privada, sem fins lucrativos, que não possuem a formação específica para o magistério.
( ) Proinfo Integrado é um programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.
( ) Rede Nacional de Formação Continuada de Professores foi criada em 2004, com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos. O público-alvo prioritário da rede são professores de educação básica dos sistemas públicos de educação.
a. V-F-V-V-V.
b. V-F-F-F-V.
c. V-V-V-V-V.
d. V-F-V-V-F.
e. V-F-F- V-V.

Texto da questão A transição do século XX para o XXI foi caracterizada por diversas mudanças educacionais, pois passaram a defender um ensino pautado em competências e habilidades que seriam necessárias para atender as necessidades do mercado de trabalho. Nesse sentido, volta-se a atenção para os profissionais de educação, a sua formação se deu inicialmente por meio da Lei de Diretrizes e Bases n° 9394/96.
Observe como que a LDB n° 9394/96 considera o profissional da educação e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Trabalhadores em educação portadores de diploma de enfermagem, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas.
( ) Trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.
( ) Profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado.
( ) Profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.
( ) Professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.
a. F-V-V-F-F.
b. V-F-F-V-V.
c. V-V-V-V-V.
d. V-F-F-F-F.
e. F-V-V-V-V.

O Fundef organizou os seus recursos para serem distribuídos automaticamente, partindo da análise do número de alunos matriculados em cada rede de ensino fundamental. No entanto, a responsabilidade pelo financiamento deveria ser compartilhada entre o governo estadual e os governos municipais. Assinale abaixo a opção que corresponde como os recursos estavam organizados: a. 13% do Fundo de Participação dos Municípios – FPM; 2% do Fundo de Participação dos Estados – FPE; 10% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS; 15% do Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às Exportações – IPIexp; 15% do ressarcimento da União pela Desoneração de Exportações (LC nº 87/96); e Complementação municipal. b. 8% do Fundo de Participação dos Municípios – FPM; 15% do Fundo de Participação dos Estados – FPE; 9 % do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS; 1% do Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às Exportações – IPIexp; 20% do ressarcimento da União pela Desoneração de Exportações (LC nº 87/96); e Complementação da União. c. 5% do Fundo de Participação dos Municípios – FPM; 15% do Fundo de Participação dos Estados – FPE; 15% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS; 15% do Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às Exportações – IPIexp; 15% do ressarcimento da União pela Desoneração de Exportações (LC nº 87/96); e Complementação da prefeitura. d. Complementação da União; 15% do Fundo de Participação dos Municípios – FPM; 15% do Fundo de Participação dos Estados – FPE; 15% do Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às Exportações – IPIexp; 15% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS; 15% do ressarcimento da União pela Desoneração de Exportações (LC nº 87/96). e. 15% do Fundo de Participação dos Municípios – FPM; 20% do Fundo de Participação dos Estados – FPE; 1% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS; 15% do Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às Exportações – IPIexp; 15% do ressarcimento da União pela Desoneração de Exportações (LC nº 87/96); e Complementação da União.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), aliado ao Ministério da Educação, desempenham em nossa sociedade, de acordo com Parente (2006, p. 19), “o financiamento da educação, mais do que importante instrumento para a implementação das políticas sociais, constitui-se um determinante do padrão de intervenção do Estado nas políticas educacionais.”
Observe as asserções abaixo voltado para o papel do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE):

I. O FNDE estabelece um papel central no desenvolvimento educacional e na promoção da garantia de um ensino de qualidade, especificamente nas escolas públicas. Assim, o FNDE tem como finalidade “[...] captar recursos financeiros e canalizá-los para o financiamento de projetos de ensino e pesquisa, de acordo com as diretrizes do planejamento nacional da Educação.” (BRASIL, 2018).

PORQUE

II. Os recursos do Fundeb são destinados aos Estados, Distrito Federal e Municípios com o intuito de promover a manutenção e o desenvolvimento da educação básica pública brasileira. Assim, “[...] os Municípios utilizarão os recursos provenientes do Fundeb na educação infantil e no ensino fundamental e os Estados no ensino fundamental e médio.” (BRASIL, 2018).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina