Logo Passei Direto
Buscar
O segundo elemento do teatro é o espaço cênico e o último é o encenador, nesse sentido, queremos destacar que, para um espetáculo teatral acontecer, existem várias funções além da do ator. Toda estrutura, como iluminação, sonoplastia, cenário, figurino entre outros, são dependentes de uma organização. Essa estrutura está alinhada com as motivações da linguagem teatral de se expressar, além de colaborar com o entendimento e a conexão da plateia com a apresentação.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I. A linguagem artística do teatro é comunicativa, sua expressão corporal pode dominar a cena sem a necessidade de aparatos para sustentar o personagem.
II. É tão relevante um processo de construção corporal, a fim de desenvolver a presença em cena do artista.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
User badge image
EducaFit

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as asserções: I. A linguagem artística do teatro é comunicativa, sua expressão corporal pode dominar a cena sem a necessidade de aparatos para sustentar o personagem. Essa afirmação é verdadeira, pois a expressão corporal é uma parte fundamental do teatro e pode, de fato, comunicar emoções e intenções sem depender de elementos técnicos. II. É tão relevante um processo de construção corporal, a fim de desenvolver a presença em cena do artista. Essa afirmação também é verdadeira, já que a construção corporal é essencial para que o artista tenha uma presença marcante e impactante no palco. Agora, vamos verificar as opções: a. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO, ambas são verdadeiras) b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO, ambas são verdadeiras e a II justifica a I) c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO, a I é verdadeira) d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. (VERDADEIRO, ambas são verdadeiras e a II justifica a I) e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (FALSO, a II é verdadeira) Portanto, a alternativa correta é: d) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Enquanto o teatro estava se desenvolvendo e criando novas perspectivas na Europa, no Brasil estávamos iniciando a nossa trajetória dramática, ainda com base na educação e religião.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo quanto ao Teatro Brasileiro:
I. O teatro, aqui praticado, nos anos de 1500, foi amador, com finalidades religiosas, desenvolvido pelos missionários da recém fundada Companhia de Jesus, sendo utilizado como meio de conversão da fé indígena à religião católica.
II. O teatro jesuíta até então: “[...] não possuía caráter oficial, não fazia parte dos órgãos do governo, mas, como se vê, mantinha com ele relações de subordinação e respeito.
III. O teatro brasileiro começou a assumir sua própria identidade e deixou de ser utilizado como transmissor de moral.
IV. Os objetivos do fazer teatral se alteram, tornando necessário acompanhar as transformações sociais que estavam acontecendo, sendo assim, dramaturgos passaram a explorar outros temas em suas peças, a fim de formar pessoas com capacidade para a crítica social.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Apenas III e IV estão corretas.

É a figura cômica por excelência. Ele é a mais enlouquecida expressão da comicidade: é tragicamente cômico. Tudo que é alucinante, violento, excêntrico e absurdo.
Tal afirmação diz respeito a(o):
a. Malabarista.
b. Acrobatas.
c. Contorcionista.
d. Trapezistas.
e. Palhaço.

Toda criação tem suas origens nas tradições culturais, porém se desenvolve plenamente em contato com outras. Essa é a razão pela qual o patrimônio, em todas suas formas, deve ser preservado, valorizado e transmitido às gerações futuras como testemunho da experiência e das aspirações humanas, a fim de nutrir a criatividade em toda sua diversidade e estabelecer um verdadeiro diálogo entre as culturas.
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo:
I. No Brasil, existem algumas leis que abrangem o trabalhador circense e seus familiares, entretanto, existem falhas na prática, acabando por ficar somente no discurso.
II. Na Europa, governantes compreenderam a importância cultural do Circo e as dificuldades atuais vividas, dessa forma, emitiram documentos a fim de preservar os direitos dos trabalhadores, para, assim, não impossibilitar a liberdade de expressões artísticas.
III. Em termos legais, existem poucas leis brasileiras que preenchem as necessidades dos artistas circenses. Ao atender tais necessidades, é possível promover a propagação cultural, caso contrário, podemos perder uma arte milenar.
IV. Incentivar a cultura e entendê-la como patrimônio garante a propagação para novas gerações com o Circo, possibilitando o contato com a pluralidade artística a partir de suas performances e com a história fantástica de sua constituição.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina