Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
CONSULPLAN - 2018 - SEDUC-PA - Professor Classe I – Biologia. Índices educacionais são importantes por permitirem o monitoramento do sistema de ensino do país. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. A postura do professor frente a essas avaliações deverá ser de:
Motivação, pois as avaliações de desempenho estão elencadas à nota do IDEB.
Reflexão sobre a dinâmica que ocorre na escola e o estabelecimento de metas a serem desenvolvidas na melhoria da qualidade educacional.
X Diagnosticar os erros mais comuns dos alunos e desenvolver atividades pedagógicas que os recuperem.
Descrédito, pois elas não expressam a realidade escolar.
Nenhuma das repostas anteriores
User badge image
Pedagogiando

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à questão sobre a postura do professor em relação ao IDEB e às avaliações de desempenho, vamos analisar as alternativas: 1. Motivação, pois as avaliações de desempenho estão elencadas à nota do IDEB. - Embora a motivação seja importante, essa opção não aborda a reflexão crítica necessária sobre o processo educacional. 2. Reflexão sobre a dinâmica que ocorre na escola e o estabelecimento de metas a serem desenvolvidas na melhoria da qualidade educacional. - Esta alternativa sugere uma postura proativa e reflexiva, que é essencial para a melhoria contínua da educação. 3. Diagnosticar os erros mais comuns dos alunos e desenvolver atividades pedagógicas que os recuperem. - Essa opção é válida, pois o diagnóstico e a recuperação são fundamentais, mas não abrange a totalidade da postura que um professor deve ter em relação ao IDEB. 4. Descrédito, pois elas não expressam a realidade escolar. - Essa postura é negativa e não contribui para a melhoria da educação. 5. Nenhuma das respostas anteriores. - Esta opção só seria correta se todas as anteriores estivessem erradas. Analisando as opções, a alternativa que melhor reflete uma postura adequada do professor em relação ao IDEB e às avaliações é: Reflexão sobre a dinâmica que ocorre na escola e o estabelecimento de metas a serem desenvolvidas na melhoria da qualidade educacional. Portanto, a resposta correta é a segunda opção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre avalição escolar são feitas as seguintes afirmacoes:
I. A avaliação é uma tarefa complexa que se resume à realização de provas e atribuição de notas.
II. Uma avaliação pode ser realizada antes do processo de ensino, durante ou após este mesmo processo e, normalmente, recebe um nome específico, dependendo da fase em que ela acontece.
III. Avaliar é medir no aluno sua capacidade de repetição do conteúdo transmitido pelo professor.
IV. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e III, apenas.

Segundo Luckesi (2002), “a avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Ela tem a função de possibilitar uma qualificação da aprendizagem, do educando”. Para o autor, em relação aos elementos constitutivos de um processo de avaliação, devem ser consideradas três variáveis significativas.
São elas:
juízo de qualidade, dados relevantes e tomada de decisão.
o que será avaliado, como será avaliado e quando será avaliado.
conteúdo trabalhado, acertos e erros e a trajetória do aluno.
critérios, instrumentos e periodicidade.
escala de valores, desempenho do aluno e desempenho da turma.

Sobre avaliação da aprendizagem, à luz de Antoni Zabala em seu livro “A prática educativa: como ensinar”, é correto afirmar que
a avaliação formativa compreende as seguintes fases: avaliação inicial, planejamento, adequação do plano (avaliação reguladora), avaliação final e avaliação integradora.
a avaliação deve ter por objetivo prioritário mensurar os resultados obtidos pelos alunos com o intuito de classificá-los.
não é possível avaliar conteúdos atitudinais devido à subjetividade do avaliador, sendo impossível estabelecer avaliações exatas.
as atividades para conhecer qual é a compreensão de um conceito podem se basear na repetição de definições, permitindo averiguar se o aluno foi capaz de integrar o conhecimento em suas estruturas interpretativas.
em uma concepção de educação propedêutica e seletiva, e um ensino uniformizador e transmissor, o objeto da avaliação será o processo de aprendizagem de cada estudante, considerando sua diversidade.

“A avaliação escolar tende a ser organizada de forma a identificar o conhecimento nos moldes da compreensão de como este conhecimento acontece. Independentemente de como esta avaliação é organizada, ele terá basicamente três etapas.” (MALHEIROS, Bruno T.Didática Geral . Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 182).
São elas:
qualificação, quantificação e verificação.
verificação, qualificação e apreciação.
testagem, quantificação e atribuição de notas.
apreciação, quantificação e testagem.
medição, qualificação e testagem.

(Funcab – SEE – AC – 2014) Sobre avalição escolar são feitas as seguintes afirmacoes: I. A avaliação é uma tarefa complexa que se resume à realização de provas e atribuição de notas. II. Uma avaliação pode ser realizada antes do processo de ensino, durante ou após este mesmo processo e, normalmente, recebe um nome específico, dependendo da fase em que ela acontece. III. Avaliar é medir no aluno sua capacidade de repetição do conteúdo transmitido pelo professor. IV. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente. Estão corretas
I. A avaliação é uma tarefa complexa que se resume à realização de provas e atribuição de notas.
II. Uma avaliação pode ser realizada antes do processo de ensino, durante ou após este mesmo processo e, normalmente, recebe um nome específico, dependendo da fase em que ela acontece.
III. Avaliar é medir no aluno sua capacidade de repetição do conteúdo transmitido pelo professor.
IV. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente.
X II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e III, apenas.

(Funcab – SEEAC - 2014) Luckesi (2007) define avaliação como um julgamento qualitativo sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse julgamento deve existir para
medir as informações que o aluno foi capaz de reter.
revelar o nível de aprovação/reprovação de uma escola.
X decidir o grau de dificuldade de testes e provas.
auxiliar o professor na tomada de decisão quanto ao seu trabalho.
atribuir notas aos alunos.

SUGEP - UFRPE - 2018 - UFRPE – Pedagogo. O critério estruturante do instrumento de avaliação que discute tanto a sua efetivação quanto se o instrumento utilizado está coerente com o planejamento é denominado de
Utilidade.
Viabilidade.
Articulação.
Clareza.
X Pertinência.

Mais conteúdos dessa disciplina