Logo Passei Direto
Buscar
Na matemática, é muito comum que problemas aparentemente simples e desconexos pelos seus enunciados se tornem pilares para o desenvolvimento de uma nova metodologia ou teoria. O desenvolvimento do cálculo diferencial e infinitesimal se deu pela existência de dois problemas importantes da matemática dos séculos XVI e XVII.
A que se referem esses problemas?
a. Cálculo da taxa de variação média de quantidades e da área de figuras geométricas elípticas.
b. Cálculo do comprimento e da área de figuras geométricas como elipses, hipérboles e círculos.
c. Cálculo da reta tangente a uma curva em um dado ponto e cálculo da área de figuras geométricas desconhecidas.
d. Cálculo das raízes da equação de terceiro grau e cálculo de volumes de sólidos importantes, como cilindro e cone.
e. Cálculo da reta secante a uma curva e obtenção da área de figuras geométricas conhecidas, como losango e trapézio.
User badge image
Desafios para Aprender

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação ao desenvolvimento do cálculo diferencial e infinitesimal: a. Cálculo da taxa de variação média de quantidades e da área de figuras geométricas elípticas. - Parcialmente correto, mas a parte sobre "figuras geométricas elípticas" não é um foco principal do cálculo diferencial. b. Cálculo do comprimento e da área de figuras geométricas como elipses, hipérboles e círculos. - Embora o cálculo de áreas seja relevante, essa alternativa não aborda diretamente os problemas fundamentais do cálculo. c. Cálculo da reta tangente a uma curva em um dado ponto e cálculo da área de figuras geométricas desconhecidas. - Correto, pois o cálculo da reta tangente está diretamente relacionado ao conceito de derivada, e o cálculo de áreas é um aspecto central do cálculo integral. d. Cálculo das raízes da equação de terceiro grau e cálculo de volumes de sólidos importantes, como cilindro e cone. - Não é relevante para o desenvolvimento do cálculo diferencial e infinitesimal. e. Cálculo da reta secante a uma curva e obtenção da área de figuras geométricas conhecidas, como losango e trapézio. - Embora o cálculo da reta secante seja um passo para entender a derivada, a parte sobre "figuras geométricas conhecidas" não é o foco principal. Após essa análise, a alternativa que melhor representa os problemas fundamentais que levaram ao desenvolvimento do cálculo diferencial e infinitesimal é: c) Cálculo da reta tangente a uma curva em um dado ponto e cálculo da área de figuras geométricas desconhecidas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O livro “Ars Magna”, de Girolamo Cardano, constitui uma obra completa contendo métodos de resolução de equações de terceiro e quarto graus. A partir de seus estudos, Cardano, um matemático renascentista, conseguiu solucionar as equações cúbicas e também encontrou uma forma matematicamente viável de resolver equações de quarto grau.
Com base nos seus estudos e aprofundamentos na matemática, Girolamo Cardano deu uma definição de álgebra, que foi:
a. Define-se a álgebra como: parte da matemática elementar que generaliza a aritmética, mantendo sempre três variáveis constantes que representam os números e simplificando e resolvendo, por meio de fórmulas, problemas nos quais as grandezas são representadas por símbolos.
b. Define-se a álgebra como: parte da matemática diferencial que generaliza a geometria, introduzindo variáveis que representam os números e simplificando e resolvendo, por meio de fórmulas, problemas nos quais as grandezas são representadas por números.
c. Define-se a álgebra como: parte da matemática elementar que generaliza a aritmética, introduzindo variáveis que representam os números e simplificando e resolvendo, por meio de fórmulas, problemas nos quais as grandezas são representadas por números.
d. Define-se a álgebra como: parte da matemática elementar que generaliza a aritmética, mantendo sempre duas variáveis constantes que representam os números e simplificando e resolvendo, por meio de fórmulas, problemas nos quais as grandezas são representadas por símbolos.
e. Define-se a álgebra como: parte da matemática elementar que generaliza a aritmética, introduzindo variáveis que representam os números e simplificando e resolvendo, por meio de fórmulas, problemas nos quais as grandezas são representadas por símbolos.

Sobre as forças de contato e as forças de atração, é correto afirmar que: Escolha uma opção: a. Forças de contato resultam de um eventual contato físico entre dois objetos, como por exemplo, uma bola sendo chutada por um pé. Forças de atração tendem a fazer com que os objetos movam-se um na direção do outro, obrigatoriamente sem contato físico, como por exemplo, o magnetismo do ferro. b. Forças de contato resultam do contato físico entre dois corpos, como por exemplo, uma bola de beisebol sendo rebatida pelo taco. Forças de atração tendem a fazer com que os objetos movam-se um na direção do outro, estando os objetos em contato ou não, como por exemplo, o magnetismo do ferro. c. Nenhuma das alternativas anteriores. d. Forças de contato resultam do contato físico entre dois corpos, como por exemplo, o magnetismo do ferro. Forças de atração tendem a fazer com que os objetos movam-se um na direção do outro, estando os objetos em contato ou não, como por exemplo, uma bola de beisebol sendo rebatida pelo taco. e. Forças de contato resultam da tendência de movimento que um objeto possa exercer sobe outro, como por exemplo, uma bola sendo chutada por um pé. Forças de atração são resultado do contato físico entre dois corpos, como por exemplo, a gravidade da Terra.

Mais conteúdos dessa disciplina