Logo Passei Direto
Buscar
Entre as afirmativas apresentadas a seguir, assinale a única CORRETA. Os estados febris (picos de febre) que ocorrem no indivíduo com malária são atribuídos ao (à)
a. migração dos protozoários para as zonas do cérebro que regulam a temperatura.
b. ruptura simultânea de milhares de hemácias levando à liberação de toxinas.
c. aumento excessivo do pâncreas, que passa a produzir mais insulina.
d. reprodução sexuada do protozoário no baço do indivíduo infectado.
e. invasão do fígado pelo plasmódio.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à pergunta sobre os estados febris na malária, precisamos entender o que causa os picos de febre na infecção por Plasmodium. Analisando as alternativas: a) Migração dos protozoários para as zonas do cérebro que regulam a temperatura - Não é a causa dos picos de febre na malária. b) Ruptura simultânea de milhares de hemácias levando à liberação de toxinas - Esta é a alternativa correta. Os picos de febre na malária são causados pela ruptura das hemácias infectadas, que libera toxinas na corrente sanguínea, resultando em febre. c) Aumento excessivo do pâncreas, que passa a produzir mais insulina - Não está relacionado com a febre na malária. d) Reprodução sexuada do protozoário no baço do indivíduo infectado - A reprodução sexuada ocorre no mosquito, não no ser humano. e) Invasão do fígado pelo plasmódio - Embora a invasão do fígado ocorra, não é a causa dos picos de febre. Portanto, a alternativa correta é: b) ruptura simultânea de milhares de hemácias levando à liberação de toxinas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É importante conhecer o ciclo do Plasmodium para entender melhor alguns aspectos clínicos e epidemiológicos da malária.
Assinale, entre as assertivas a seguir, a que é INCORRETA em relação ao ciclo do Plasmodium.
A fêmea do mosquito Anopheles se infecta ao ingerir sangue de um hospedeiro humano contendo as formas sexuadas do parasita, os gametócitos.
O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase assexuada, endógena (esquizogonia), com multiplicação no hospedeiro humano.
As células do fígado do hospedeiro humano se rompem e trofozoitos são liberados na corrente Sanguínea onde invadem os glóbulos vermelhos e se multiplicam de forma assexuada.
O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase sexuada exógena (esporogonia), com a multiplicação dos parasitos no mosquito.
No inseto, a esporogonia resulta em centenas de formas infectantes, os esporozoítos, que migram para as glândulas salivares do inseto e são as formas infectantes para o homem.
a. A fêmea do mosquito Anopheles se infecta ao ingerir sangue de um hospedeiro humano contendo as formas sexuadas do parasita, os gametócitos.
b. O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase assexuada, endógena (esquizogonia), com multiplicação no hospedeiro humano.
c. As células do fígado do hospedeiro humano se rompem e trofozoitos são liberados na corrente Sanguínea onde invadem os glóbulos vermelhos e se multiplicam de forma assexuada.
d. O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase sexuada exógena (esporogonia), com a multiplicação dos parasitos no mosquito.
e. No inseto, a esporogonia resulta em centenas de formas infectantes, os esporozoítos, que migram para as glândulas salivares do inseto e são as formas infectantes para o homem.

Mais conteúdos dessa disciplina