Logo Passei Direto
Buscar
Qual destes plasmódios, agentes etiológicos da malária, é uma espécie restrita à África?
a. Plasmodium vivax
b. Plasmodium falciparum
c. Plasmodium ovale
d. Plasmodium malariae
e. Plasmodium knowlesi
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre qual plasmódio é restrito à África, vamos analisar as opções: a) Plasmodium vivax - Esta espécie é encontrada em várias partes do mundo, incluindo a Ásia e a América Latina, não sendo restrita à África. b) Plasmodium falciparum - Esta é a espécie mais comum e mais virulenta da malária, predominante na África subsaariana, mas não é restrita apenas a ela. c) Plasmodium ovale - Embora seja mais comum na África, também pode ser encontrado em algumas regiões da Ásia, portanto, não é estritamente restrito à África. d) Plasmodium malariae - Esta espécie também é encontrada em várias partes do mundo, incluindo a África, mas não é exclusiva dela. e) Plasmodium knowlesi - Este é um plasmódio que é mais comum na Ásia, especialmente em macacos, e não é encontrado na África. Diante dessa análise, a opção que melhor se encaixa como uma espécie predominante na África, embora não estritamente restrita, é: b) Plasmodium falciparum.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É importante conhecer o ciclo do Plasmodium para entender melhor alguns aspectos clínicos e epidemiológicos da malária.
Assinale, entre as assertivas a seguir, a que é INCORRETA em relação ao ciclo do Plasmodium.
A fêmea do mosquito Anopheles se infecta ao ingerir sangue de um hospedeiro humano contendo as formas sexuadas do parasita, os gametócitos.
O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase assexuada, endógena (esquizogonia), com multiplicação no hospedeiro humano.
As células do fígado do hospedeiro humano se rompem e trofozoitos são liberados na corrente Sanguínea onde invadem os glóbulos vermelhos e se multiplicam de forma assexuada.
O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase sexuada exógena (esporogonia), com a multiplicação dos parasitos no mosquito.
No inseto, a esporogonia resulta em centenas de formas infectantes, os esporozoítos, que migram para as glândulas salivares do inseto e são as formas infectantes para o homem.
a. A fêmea do mosquito Anopheles se infecta ao ingerir sangue de um hospedeiro humano contendo as formas sexuadas do parasita, os gametócitos.
b. O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase assexuada, endógena (esquizogonia), com multiplicação no hospedeiro humano.
c. As células do fígado do hospedeiro humano se rompem e trofozoitos são liberados na corrente Sanguínea onde invadem os glóbulos vermelhos e se multiplicam de forma assexuada.
d. O ciclo de vida do Plasmodium apresenta uma fase sexuada exógena (esporogonia), com a multiplicação dos parasitos no mosquito.
e. No inseto, a esporogonia resulta em centenas de formas infectantes, os esporozoítos, que migram para as glândulas salivares do inseto e são as formas infectantes para o homem.

Mais conteúdos dessa disciplina